O CÓDIGO DRÁCULA – IV
Conhecemos, no texto anterior, quem foi o verdadeiro Drácula, o transilvano Vlad Draculea, cuja figura histórica Bram Stoker se apossou passando a moldá-la, transformando-a em um ser sobrenatural maléfico.
Muitos teóricos concordam, e nós também, que essa
transformação criou um personagem metafórico, cercado por outros
de semelhante importância na representação do tempo vivido pelo
autor. As supostas metáforas são variadas, diferentes, assim como a que estamos tentando demonstrar.
Entretanto, para essa
demonstração, precisamos analisar a obra em busca das pistas necessárias à nossa demanda.
O livro “Drácula”
é um romance da chamada Literatura Gótica6,
apresentado em forma de fictícias correspondências e transcrições
dos diários dos personagens.
Destes, os que
nos interessam mais detidamente, e em ordem de importância, são:
CONDE DRÁCULA –
Vampiro da Transilvânia que compra terras em Londres.
QUINCEY P. MORRIS –
Milionário Texano, pretendente de Lucy.
MINA MURRAY HARKER –
Noiva/esposa de Jonathan, vítima de Dracula.
LUCY WESTENRA –
Vítima do vampiro em Londres, amiga de Mina.
ABRAHAM VAN HELSING –
Medico chamado para ajudar Lucy.
JONATHAN HARKER –
Advogado, noivo/esposo de Mina, vai à Romênia vender terras à
Dracula e torna-se seu prisioneiro.
ARTHUR HOLMWOOD –
Milionário, escolhido noivo por Lucy.
JOHN SEWARD –
Psiquiatra de Carfax, pretendente de Lucy.
RENFIELD – Primeiro
advogado a visitar Dracula na Romênia, ele enlouquece à espera de
seu mestre em Londres.
No enredo, bem resumidamente, o Conde
Drácula compra terras em Londres, começa a atacar pessoas e dá o
próprio sangue para Mina, a quem deseja como companheira,
iniciando um processo de transformação desta em vampira.
Para combatê-lo e
auxiliar o casal Mina/Jonathan Harker, unem-se os amigos John
Seward, Quincey Morris e Arthur Holmwood, auxiliados pelo Dr.
Abraham Van Helsing.
A leitura da obra vai
suscitar algumas perguntas cruciais para nossas investigações:
Por que Vlad Tepes foi
a figura escolhida para encarnar o Vampiro, considerando que Stoker
jamais esteve na Romênia?
Por que um cientista
como Van Helsing valoriza tanto o poder religioso?
Por que somente as
mulheres são transformadas em vampiras?
O que faz um típico
cowboy americano neste romance gótico da Era Vitoriana?
Continua...
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4O
Tratado Preliminar de Santo Estêvão (3 de março de 1878) foi o
acordo que o Império Russo impôs ao Império Otomano após vencer
os turcos na guerra russo-turca de 1877-1878. Foi assinado em Santo
Estêvão (grego: Agios Stephanos, atualmente Yeşilköy), vilarejo
ao oeste de Istambul, na Turquia, pelo conde Nicolau Pavlovitch
Ignatiev e Alexandre Nelidov por parte do Império Russo e pelo
ministro de assuntos exteriores Safvet Paxá e o embaixador na
Alemanha Sadullah Bey por parte do Império Otomano.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Santo_Est%C3%AAv%C3%A3o
5O
Tratado de Berlim, concluído em 13 de julho de 1878, foi acordado
entre as principais potências da Europa e o Império Otomano, e
determinou o estabelecimento de um verdadeiro regime de controle
permanente sobre a administração interna do império, de maneira a
garantir o que os europeus invocavam como um mínimo aceitável de
direitos, em particular a "liberdade religiosa" para os
cidadãos submetidos à lei turca[1] .
Assinado no final do
Congresso de Berlim, modificou o Tratado de Santo Estêvão, ao qual
se opunham o Reino Unido e o Império Austro-Húngaro, e que
instituía a "Bulgária Maior".
Tratado de Berlim
reconheceu a independência dos reinos da Roménia, em 1881, da
Sérvia, em 1882, de Montenegro, em 1910 e a autonomia da Bulgária,
embora esta última permanecesse sob tutela formal do Império
Otomano e fosse dividida em três partes: o Principado da Bulgária,
a província autónoma da Rumélia Oriental e a Macedónia,
devolvida aos otomanos, impedindo os planos russos para uma Bulgária
Maior russófila[2] . A província otomana da Bósnia e Herzegovina,
bem como o antigo Sanjak de Novi Pazar, foram colocados sob ocupação
austro-húngara, embora formalmente continuassem a integrar o
Império Otomano.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Berlim_%281878%29
6A
literatura gótica inicia-se no século XVIII, na Inglaterra, com a
obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole. Costuma-se
destacar, como algumas das principais características desse tipo de
literatura, os cenários medievais (castelos, igrejas, florestas,
ruínas), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros,
vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do
passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições).
Outras leituras
possíveis da literatura gótica envolvem destacar nos romances o
uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a devassidão
sexual, a deformação do corpo), do imaginário sobrenatural
(fantasmas, demônios, espectros, monstros), das reflexões sobre o
Poder (colonialismo, o papel da mulher, sexualidade), da discussão
política (monarquismo, republicanismo, as Revoluções, a
industrialização), dos aspectos religiosos (catolicismo,
protestantismo, a Inquisição, as Cruzadas), das concepções
estéticas (neoclassicismo, romantismo, o Sublime) e filosóficas (a
Natureza, Platão, Aristóteles, Rousseau), além de outras
possíveis chaves interpretativas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_g%C3%B3tica
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