Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA II - 57 a.C.

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA II1

Quando o ano 572 chegou, César já estava decidido a conquistar a Gália inteira, ampliou seu exército em mais duas legiões e promoveu acordos com as tribos visando dividi-las e enfraquecer possíveis alianças contrárias. Era a tática de dividir para conquistar. Assim, Roma manteve a aliança com os éduos e trouxe os remos (norte) para seu lado, enquanto as tribos belgas ficaram contra, em união com os germanos.
Ciente desse fato, César logo avançou contra os belgas para evitar que se unissem aos germanos. Os belgas tentaram sem sucesso tomar a cidade de Bibrax e, então dirigiram-se ao acampamento romano às margens do Rio Aisne, devastando tudo pelo caminho.

Rio Aisne - arredores da antiga Bibrax.

Campo de Batalha - arredores de Berry au Bac - antiga Bibrax.


Mauchamp - local do Acampamento de César - arredores de Berry au Bac.

Com a iminente falta de abastecimento porém, e cientes das fortificações que César armara, os belgas dispersaram suas forças, evitando um confronto direto. Com isso César atacou a vila dos suessiões e começou a preparar as fortificações de cerco. Surpreendentemente, ao ver esses preparativos, os guerreiros renderam-se, seguidos pelos belóvacos e ambianos!
Os nérvios, porém, resistiram. Aliaram-se aos atrébates e aos viromandui e emboscaram os romanos nas margens do Rio Sambre, onde estes estavam montando acampamento e abrindo trincheiras sem a devida proteção. Os bárbaros contavam com cerca de 60.000 homens e, das tropas romanas, duas legiões de reserva ainda nem haviam chegado ao local.
Rio Sambre (ou Sabis) em Hautmont.
Mas a experiência e disciplina dos romanos fez mostrar seu valor. Logo as legiões abandonaram o trabalho e formaram-se em linha. O setor esquerdo obrigou os atrébates e os viromandui a recuar e fugir. Mas a perseguição dos romanos, apesar de tomar o acampamento inimigo, desguarneceu o próprio flanco e os nérvios tomaram o acampamento!
Com as tropas cercadas o próprio César entrou na batalha ordenando a formação de um quadrado para lutar em todas as direções. A luta foi feroz, mas quando a 10ª Legião voltou do acampamento inimigo e as duas legiões de reserva finalmente chegaram, a vitória foi de Roma.
A espetacular virada fez com que os Nérvios se rendessem e até mesmo os germanos pedissem a paz. Na sequência César enviou tropas para pacificar o litoral Atlântico e, com o restante, atacou a tribo dos aduatucos, aliados dos nérvios. 53.000 deles foram escravizados e vendidos. César estava muito rico.
O ano de 57 terminou com boas e más notícias para César, um revés militar sofrido pela 12ª legião, que foi rechaçada dos Alpes onde fora abrir uma estrada no passo Grande São Bernardo, e a inédita proposição, do Senado, de 20 dias de louvores públicos ao General pela pacificação da Gália.
Passo Grande São Bernardo - Alpes.


Região do Passo Grande São Bernardo - Alpes Italianos.
Fronteira da Itália - Inverno nos Alpes.
Quando o inverno chegou, César dirigiu-se ao Norte da Itália e deixou suas tropas no Norte da Gália, onde as tribos conquistadas tinham a obrigação de mantê-las alimentadas e guarnecidas.

Continua...

Imagens:

http://www.forumromanum.org/literature/caesar/map6.jpg
http://www.forumromanum.org/literature/caesar/map7.jpg
http://www.forumromanum.org/literature/caesar/map8.jpg
http://www.forumromanum.org/literature/caesar/map9.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Hautmont_barrage.JPG

1Lembramos ao leitor a base para esta nossa série de textos é a obra “A Guerra das Gálias 58-50 a.C. - Roma Constrói seu Império”, de autoria de Kate Gilliver, publicada pela Editora Osprey.
2Todas as datas aqui mencionadas são a.C. (antes de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário