Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A CONQUISTA DA GÁLIA V - 54 a.C.

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA V1

Quando o ano 552 chegou e o inverno terminou, César estava preparado para uma invasão de verdade à Britânia. Com cerca de 800 barcos, cinco legiões e 2000 cavaleiros ele atravessou o Canal da Mancha novamente.
Acima Boulogne sur Mer Nord, Pais de Calais. Abaixo Wissant, mesma região. Locais cogitados como porto utilizado por César e seus 800 navios para a invasão da Britânia.
Logo ao desembarcar ele marchou, com quatro legiões, ao encontro dos bretões, mas estes não concediam um combate decisivo, mantendo uma tática de guerrilha, com ataques surpresa seguidos de fuga. Quando uma tempestade danificou vários dos barcos romanos, César retornou à praia para consertá-los e fortificar sua posição.
Ao mesmo tempo os bretões aproveitaram a oportunidade para aumentar ainda mais suas tropas, entregues ao comando de Cassivelauno, da tribo dos Catuvellauni.
Rio Stour, Kent, Inglaterra. Região dos primeiros confrontos entre César e Cassivelauno.
Com os reparos assegurados, César marchou novamente para o interior da ilha. Cassivelauno agora tinha mais cavalaria e carros de combate e seus ataques obrigaram os romanos a uma marcha cerrada, para evitar serem isolados e destruídos. Mas quando ele atacou um pequeno destacamento romano que colhia cereais e, mesmo assim, foi repelido, fugiu, sendo perseguido pela cavalaria romana.
Em seguida as tropas de César atravessaram o Rio Tâmisa e tomaram a própria sede dos Catuvellauni, que Gilliver localiza provavelmente na atual Wheathampstead.
Rio Tãmisa - Vista da Ponte de Londres.

Wheathampstead, Inglaterra - Provável sede da tribo dos Catuvellauni.
Quando perceberam que os romanos não podiam ser batidos em campo aberto e que tinham tomado a própria cidade dos Catuvellauni, os outros povos bretões começaram a se render em massa, o que Cassivelauno acabou por fazer também. César aceitou a rendição de todos eles e recebeu seus reféns e os cereais que lhe trouxeram os vencidos.
Antes da chegada do tempo frio César preparou-se para voltar à Gália novamente. Lá os problemas que o inverno e colheitas fracas trouxeram iriam trazer aborrecimentos sérios ao general.
As forças romanas foram divididas e enviadas a diferentes regiões da Gália, onde sofreram ataques coordenados. As tropas sob comando de Cota, sediadas junto ao povo dos eburões, foram atacadas por estes, comandados por Ambiorix.
Estátua de Ambiorix - Grote Markt, Tongeren - Belgica - Provável localização do acampamento romano.
O líder eburão prometeu salvo conduto aos legionários que abandonassem a fortificação, mas quando eles saíram foram massacrados.  
Rio Meuse, Liege - Belgica - Norte das Ardenas - Região dos Eburões.
Mais a leste, no território dos nérvios, as tropas romanas sob comando de Quintus Cicero foram atacadas pelos nérvios e aduáticos, mas não aceitaram a rendição e nem a retirada, ao contrário, reforçaram as defesas e tentaram contato com César.  
Os nérvios, então, construíram uma muralha e um fosso ao redor do acampamento romano, cercando-o totalmente. Também construíram torres de cerco para tentar a invasão. Mas os romanos resistiram de forma desesperada por duas semanas aos ataques diurnos e noturnos.

Praça van Zeeland - Soignies, região de Hainaut, lar dos Nérvios.
Quando César soube da situação reuniu duas legiões e uma pequena cavalaria e partiu para o local. Em marcha forçada as legiões chegaram a percorrer 30km por dia. Ao chegar, César atacou os nérvios e destruiu seu exército de cerca de 60.000 homens, libertando as tropas de Cícero que, contudo, perderam 90% de seus efetivos.
O ano começou muito bem para César, mas terminou com reveses sérios, apesar de contornados. Quando o inverno terminasse, uma resposta dura deveria ser aplicada.

Continua...

Imagens:
http://www.forumromanum.org/literature/caesar/map14.jpg
 
1Lembramos ao leitor a base para esta nossa série de textos é a obra “A Guerra das Gálias 58-50 a.C. - Roma Constrói seu Império”, de autoria de Kate Gilliver, publicada pela Editora Osprey.
2Todas as datas aqui mencionadas são a.C. (antes de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário