Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de outubro de 2014

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA VII - 52 a.C.

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA VII1

O ano 522 começou com a ameaça de uma grande revolta gaulesa no ar. A percepção de que a Gália estava se tornando província romana, de que uma união de todos poderia expulsar a força invasora e a ameaça de tomada das terras sagradas onde viviam os carnutos e onde os Druidas se reuniam, foram os ingredientes que uniram a maioria das tribos contra o inimigo comum: Roma!
Acima e abaixo: Chartres, França - Antiga Autrico dos carnutos.


Quando a revolta estourou as primeiras vítimas foram os legionários estacionados na cidade de Cenabum, atual Orleãs. Durante o massacre dos romanos um jovem guerreiro destacou-se e assumiu o comando de uma aliança entre as tribos: Vercingétorix!
Orleans, França - Antiga cidade de Cenabum.
Ciente dos acontecimentos César marchou, ainda antes do fim do inverno, para Agedinco, terra dos senones, onde planejava impedir o ataque dos arvernos à capital dos boios, aliados de Roma, Gorgobina. No caminho ele tomou e saqueou as cidades de Velaunoduno, Cenabum e Novioduno com o objetivo de marcar uma presença aterrorizante e desencorajadora e de abastecer as tropas para a longa campanha.
Sens - Antiga Agedinco.

Rio Allier em Cuffy - região onde ficava a antiga Gorgobina.
Vercingétorix então passou a atacar as linhas de suprimento romanas, sem oferecer qualquer combate aberto com as legiões. Ao mesmo tempo ele fez as populações serem transferidas para as cidades mais fortificadas e adotou uma prática de terra arrasada, para privar os romanos de alimentos e abrigo.
Dordive, França - região da antiga Velaunodunum.

Jublain, França - antiga Noviodunum.
A contragosto, Vercingetórix concordou em defender a cidade de Avaricum, atual Bourges, lar dos bitúriges, pois estes clamaram para que sua cidade não fosse destruída como as demais. Com isso, foi proporcionado um combate mais aberto, o que era desejo de César.
Bourges, França - antiga Avaricum.
Apesar da região de difícil acesso, César construiu uma plataforma de cerco com mais de 20m de altura e as tentativas de Vercingetórix para deter o romanos foram em vão, levando-o a abandonar a cidade. A artilharia romana conseguiu abrir uma brecha nas defesas e as legiões entraram na cidade saqueando e massacrando dezenas de milhares de pessoas.
Vercingetórix fora derrotado em Avaricum, mas ganhou a adesão de muitos éduos, antes aliados dos romanos, mas agora sublevados. Apesar de vários éduos permanecerem fiéis a César, suas linhas de abastecimento estavam em situação crítica.
Então o general romano enviou quatro legiões e a cavalaria contra os parísios e os sênones e foi, ele próprio, pelo rio Allier, contra a cidade de Gergóvia, forçando Vercingetórix a enfrentá-lo, pois esta era uma cidade do povo dele, os arvernos.
Rio Allier, Pont du Chateu. Imediações de Clermont-Ferrand, França - Antiga Gergovia.
César dominou uma colina em frente à cidade, na qual estava a principal fonte de água, depois construiu uma fortificação e uma vala para unir os dois acampamentos romanos. Em seguida enviou os legionários para tomar outra colina ainda mais próxima da cidade, mas seus legionários foram rechaçados com quase 800 baixas.
César decidiu abandonar o cerco, de modo que a reputação de Vercingetórix cresceu muito entre os gauleses e mais e mais tribos aderiram à revolta. Os ataques às marchas e linhas de abastecimento prosseguiram e aumentaram
Mas César conseguiu apoio entre alguns povos germanos que passaram a proteger o avanço das legiões, rechaçando os ataques de cavalaria.
O próximo destino de César e de Vercingetórix foi uma cidade cuja disputa colocou para sempre seu nome na História das Batalhas: Alésia!

Continua...

Imagens:

http://www.forumromanum.org/literature/caesar/map15.jpg
http://www.forumromanum.org/literature/caesar/maps.html
http://www.amiscathedrale.com/
http://www.dualshockers.com/2013/12/02/caesar-travels-conquers-gaul-in-new-total-war-rome-ii-dlc-campaign-pack/ 
 
1Lembramos ao leitor a base para esta nossa série de textos é a obra “A Guerra das Gálias 58-50 a.C. - Roma Constrói seu Império”, de autoria de Kate Gilliver, publicada pela Editora Osprey.
2Todas as datas aqui mencionadas são a.C. (antes de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário