Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MANDELA - 25 ANOS DE LIBERDADE

VIDA LONGA MADIBA!

Há 25 anos, em 11/02/1990, Nelson Rolihlahla Mandela, nascido em Mvezo (18/07/1918), falecido em Johanesburg (05/12/2013), era libertado da Prisão Victor Vester.

Ele fora feito prisioneiro pelo odioso Regime Racista do Apartheid, da minoria branca da África do Sul, em 05/08/1962. Fora condenado à prisão perpétua por lutar pela igualdade de direitos entre negros e brancos, em um julgamento onde mostrou aos acusadores toda a grandeza de sua personalidade e a força de seu caráter:

"Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer".

Apesar de 27 anos de sofrimentos, Mandela saiu da prisão disposto a perdoar seus algozes para poder construir o país que sonhara, sem o predomínio de uma raça sobre outra.

Antes e depois de eleito Presidente, costurou acordos em que concessões foram feitas aos brancos, permitindo que mantivessem enclaves no país onde negros não são aceitos (como Kleinfontein1) e deixou a África do Sul, na prática, com dois hinos, já que é cantado em duas línguas diferentes e mescla o Hino do CNA (Nkosi sikele) e o Africâner (Die Stein).

Apesar disso, sua atuação esfriou o clima de ódio que ameaçava o país de esfacelamento e promoveu uma constituição que eliminou a segregação racial na maior parte do país.

A coroação deste processo foi a aclamação que recebeu do povo, brancos e negros, no estádio Ellis Park, em Johanesburg, na final da Copa do Mundo de Rugby, em 1995, na qual a África do Sul, país sede, sagrou-se campeã.

Deixando o poder após 4 curtos anos de mandato, Mandela deu outro exemplo aos líderes africanos, tão apegados ao poder. Não resolveu todos os problemas do país, mas há uma África do Sul antes e outra depois de Nelson Mandela. Valeu Madiba!

"Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, da sua origem ou da sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar."

Nelson Mandela
1http://oglobo.globo.com/mundo/enclave-do-apartheid-sobrevive-na-africa-do-sul-9345881

Nenhum comentário:

Postar um comentário