Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de maio de 2015

GRANDES FARAÓS - AMENHOTEP III

AMENÓFIS III – DEPOIS DELE, A REVOLUÇÃO
Amenófis III, ou Amenhotep III, governou de 1389 a.C. a 1351 a.C. ou de 1391 a.C. a 1353 a.C. Foram 38 anos de um governo marcado por paz, prosperidade e grandes obras.
Amenófis III era filho do Faraó Tutmés IV, mas não da Rainha, sua mãe era Mutemuia, esposa secundária. Ele casou-se com Tiye, moça que não tinha origem nobre, mas que exerceu grande influência em seu reinado.
"Primeira Dama" do Egito - Tiye - Esposa Principal de Amenófis III
Amenófis III e sua esposa Tiye - Museu do Cairo

Com exceção de uma revolta na Núbia, sem maiores consequências, o reinado de Amenófis III foi um tempo de paz no qual a diplomacia tomou o lugar das armas na condução dos interesses do estado.
O Faraó casou-se com várias princesas dos reinos potencialmente adversários, fazendo-as esposas secundárias e, assim, estabelecendo alianças que garantiam a paz e o comércio.
Amenófis III ao lado do deus-crocodilo Sobek

Amenófis III também foi grande construtor, embora poucas de suas obras tenham sobrevivido. Merecem especial destaque o que restou de um templo funerário em Tebas, o Colosso de Memnon, e algumas estruturas do Templo de Luxor.

Colosso de Menon
O Faraó causou choque de interesses entre os sacerdotes de Amon e Aton, pois considerava que os representantes de Amon haviam acumulado muito poder, rivalizando consigo.
Ao morrer Amenófis III deixou o trono para seu filho, Amenófis IV, que iria causar uma revolução sem precedentes na História do Egito.

Continua...


Imagens:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3615107-EI238,00.html
http://www.infopedia.pt/$amenofis-iii
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amen%C3%B3fis_III#mediaviewer/File:P1020665.JPG
http://tr.wikipedia.org/wiki/III._Amenhotep#mediaviewer/File:Colossal_Amenhotep_III_British_Museum.jpg
http://tr.wikipedia.org/wiki/Dosya:Amenhotep_III_and_Sobek1.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Amenhotep_III#mediaviewer/File:Queen_Tiye_-_cropped_-_probably_with_her_husband_Amenhotep_III_-_34_louvre_-_egyptarchive.JPG
http://en.wikipedia.org/wiki/Colossi_of_Memnon#mediaviewer/File:Egypt.ColossiMemnon.03.jpg
http://www.tnnegypt.com/wp-content/uploads/2014/05/statue-715x500.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário