Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – DENDERA

TEMPLO DE HATHOR

Ocupando uma área de aproximadamente 40.000m2, o complexo de Dendera abriga o Templo dedicado à deusa Hathor, a deusa da alegria, da música, do amor e da maternidade.

A construção mais recente, que data do período ptolomaico, erguida por volta de 125 a 60 a.C., ocupou um local que já abrigara templos muito mais antigos, havendo registros de edificações da época de Quéops e Pepi I.

O Templo atual foi construído por Ptolomeu VIII e Cleópatra II (não confundir com a última Cleópatra – a VII) mas recebeu vários acréscimos posteriores, sendo concluído por Tibério César, o Imperador Romano.
O portal feito na muralha apresenta cenas do Imperador Domiciano fazendo oferendas aos deuses Hathor, Hórus, Maet, Hor-wer, e Ihy.1
Esfinge sem cabeça e relevos no portal de entrada.
O complexo é cercado por uma muralha de barro que mede 290 x 280m. O templo em si possui 86 x 43m. 
Após a entrada, à direita existem ruínas de um Mamisi, casa do nascimento do deus Hórus, e de uma igreja Copta.

No centro-alto, o Mamisi. No centro-meio, a Igreja Copta.
Na sequência a sala hipóstila, com uma colunata. São 18 colunas, divididas em 6 filas. A parede externa desta sala “está decorada de diversas cenas que ilustram o imperador Tibério perante divindades diferentes, Claudio fazendo oferendas a Hathor e Ihy – o seu filho – e outra vez Tibério adiante de Hathor.2 e as paredes internas trazem decoração semelhante.

À direita a cripta e, à esquerda, a Sala Hipóstila.
Após a sala das colunas outra sala menor apresenta 6 colunas e 3 capelas laterais, nomeadas segundo a crença dos estudiosos a respeito de suas utilidades. Em seguida o primeiro vestíbulo, ou Sala das Oferendas, e o segundo vestíbulo, Sala das Divindades, com paredes decoradas com cenas que retratam o rei fazendo oferendas.

O próximo recinto é o santuário, um quarto escuro que possuia um sacrário, hoje perdido, onde se encontrava a estátua de Hathor, e no qual apenas o sacerdote poderia entrar. No telhado foi construída uma capela, hoje chamada “Capela da União com o Disco Solar"3.

É uma sala pequena situada no lado sudeste do telhado que tem 12 colunas com capitéis hatóricos e sem teto. Se acredita que com o primeiro dia do ano novo, os sacerdotes levavam as estáuas de Hathor, o seu esposo Hórus e o seu filho Ihy a está sala no telhado para receber os primeiros raios do sol e assim se realiza o processo da união com o sol.4

O Templo de Hathor em Dendera possuia um Zodíaco que foi retirado e levado à Paris em 1821, estando hoje no Museu do Louvre. No local, um século depois , foi instalada uma cópia.

Acima o Zodíaco de Dendera original, exposto no Louvre. Abaixo a cópia, exposta em Dendera.
O mesmo templo abriga ainda um lago sagrado e um imenso painel em relevo que representa Cleópatra VII (a famosa), ao lado de seu filho Cesárion (cujo pai era Júlio César), fazendo oferendas. 
A posição de Cleópatra na cena, à esquerda, demonstra sua posição de poder supremo no Egito.

Continua...
Conheça o Edital de Publicação clicando aqui.


Para conhecer, clique aqui.


Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para ir ao nosso site, clique aqui.



Imagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Egyptian_antiquities_in_the_Louvre_-_Room_12_bis?uselang=pt-br
http://commons.wikimedia.org/wiki/Denderah

1http://leopoldina-emummundodistante.blogspot.com.br/2009/04/o-templo-de-dendera.html
2Ibid
3Ibid
4Ibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário