Total de visualizações de página

sábado, 20 de junho de 2015

OS GRANDES FARAÓS - SETI I

SETI I – O PAI DO FENÔMENO
Seti I governou o Egito (de 1290 a 1279 a.C. provavelmente) como o segundo Faraó da XIX dinastia, iniciada com seu pai, Ramsés I, que não tinha descendência real mas vinha de uma família de grandes chefes militares e foi nomeado Faraó por Horemheb, que morreu sem deixar herdeiros.
O próprio Seti I casou-se com a filha de um oficial menor, de nome Toya, e fez dela sua esposa principal, com quem teve o primogênito Chenar, que morreu jovem, e Ramsés II, que viria a sucedê-lo, e mais duas meninas, Tia-Sitre e Hanutmiré.
Fazendo juz aos seus descendentes militares, Seti I reconquistou os territórios perdidos no Crescente Fértil, chegou a retomar Kadesh, perdida novamente pouco tempo depois e empreendeu campanhas na Líbia e na Núbia.
As obras do governo de Seti I incluem o início da ampliação do Templo de Amon, em Karnak, e o Templo dedicado a Osiris, em Abidos. Uma das paredes deste templo destaca o Faraó apresentando a seu filho, Ramsés II, a lista de todos os Faraós, que omite Akhenaton e Ay.
Seu túmulo, construído no Vale dos Reis, é considerado o mais bem decorado de todos os Faraós até então encontrados, mas sua múmia não estava nele.
Os restos mortais de Seti I, considerada a múmia mais bem preservada de todas, estava escondida em Deir-el-Bahari junto com a múmia de Ramsés II. Não encontramos nenhuma informação que dê a entender que Seti I tenha sido assassinado como na novela. Mas novela, assim como um filme, não é História. Incorreções em benefício do drama são permitidas.




O reinado de Seti I não foi esplendoroso como outros que vieram antes dele, mas trouxe de volta a estabilidade política de uma dinastia, reconquistou parte significativa do antigo poder do Egito e, principalmente, abriu caminho para o reinado do maior Faraó dentre todos os que reinaram: Ramsés II – O Grande!
Continua...



Imagens:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Pharaoh_Seti_I_-_His_mummy_-_by_Emil_Brugsch_%281842-1930%29.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abydos_sethi.jpg
http://galleryhip.com/seti-i-mummy.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Mortuary_Temple_of_Seti_I#mediaviewer/File:Seti_I_Temple_at_Qurna.jpg
http://kiva.lib.utk.edu/egypt/items/show/748
http://wysinger.homestead.com/seti1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:GD-EG-Abydos001.JPG
http://www.ancientegyptfoundation.org/calverley.shtml
http://fessell810.blogspot.com.br/2012/11/dark-secrets.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário