Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – PHILAE

O TEMPLO DE ISIS NA ILHA DO NILO

Apesar de ser mais um templo da era dos Ptolomeus, a construção do Templo de Isis foi iniciada no reinado de Nectanebo I e hoje possui este nome por ter sido erguido na Ilha de Philae, próximo às catataratas do Nilo, hoje sendo parte do lago de Assuan.

O curioso é que, apesar do nome ligar-se à Ilha de Philae, o templo não está mais lá. Com a construção da segunda barragem de Assuan, entre 1958-1970, as cheias do Nilo faziam com que Philae passasse boa parte do ano inundada. Por isso o templo foi desmontado e transferido para a Ilha de Agilika.


A Ilha de Philae alagada, com o Templo de Isis antes da Transferência.
O complexo de Pilhae que foi transferido para Agilika possui, além do Templo de Isis, templos de Hathor, Harendotes, Asklepius, Arsnuphis, e, ainda, um quiosque do Imperador Trajano, Nilômetro e o Hall de Nectanebo I. O Templo de Augustus, o portão de Diocleciano e as ruínas de duas igrejas foram deixados para trás.

O Quiosque de Trajano
Os portais do templo são gigantes. O primeiro pilone possui quase 46 metros de comprimento por 18 de altura e mostra Ptolomeu fazendo oferendas a Isis, Hathor e Hórus. 
Ao atravessá-lo chega-se a um pátio que contém uma Capela do Nascimento e por uma colunata, através das quais se pode chegar a várias salas.

Esta parte apresenta decorações da época de transição entre os ptolomeus e o domínio romano. Na sequência, a parte principal do templo apresenta pilones menores, entrada e sala hipóstila.

Esta sala foi transformada em igreja cristã e, no período de seu predomínio, os relevos com as imagens dos deuses foram depredados em mais um terrível crime perpetrado pela incompreensão religiosa.

O vandalismo cristão em Philae. Os relevos danificados.


Continua...




Imagens:
http://www.historia.templodeapolo.net/cidades_ver.asp?Cod_cidade=73&value=Philae&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Eg%C3%ADpcia
http://www.sofiaoriginals.com/dici55templosptolemaicos3.htm
http://www.khanelkhalili.com.br/mapasEgito6.htm
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Coptic_crosses_in_Philae_Temple_of_Isis
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Reliefs_in_Philae_Temple_of_Isis?uselang=pt-br
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Courtyard_of_Isis_Temple_in_Philae
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Historical_images_of_the_Temple_of_Isis_in_Philae

Nenhum comentário:

Postar um comentário