Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de abril de 2017

O DIA DO TRABALHO

HISTÓRIA DO DIA DO TRABALHO
O 1º de Maio é o dia do trabalho e/ou do trabalhador em vários países do mundo e também no nosso amado Brasil. Mas, tanto aqui como em muitos países, a conquista desse dia foi cercada de muitas lutas.
A escolha da data tem ligação com a greve realizada em Chicago no ano de 1886 quando milhares de trabalhadores protestaram pela redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
O protesto de 01/05 terminou pacificamente, mas três dias depois, em 04/05, a Revolta de Haymarket resultou na morte de 08 policiais após a explosão de uma bomba. Quando a polícia abriu fogo, 11 manifestantes morreram e dezenas ficaram feridos.


Os 08 líderes do movimento foram presos, processados e, mesmo sem provas de participação no lançamento da bomba, foram condenados, quatro deles à morte. Um deles cometeu suicídio e os demais acabaram absolvidos pelo governador do estado de Illinois. 
Acima o julgamento dos líderes do movimento de Chicago e abaixo as execuções.



A data do primeiro protesto, 01/05, foi adotada pela Internacional Socialista de Paris em 20/06/1889 como dia de mobilização dos trabalhadores pela jornada de 08 horas diárias. Dois anos depois, na mesma Paris, os manifestantes foram duramente reprimidos pela polícia, resultando em 10 mortes.
Mas aquele terrível sacrifício não foi em vão, pois em 23/04/1919, o Senado da França aprovou a adoção da jornada de 08 horas e transformou o dia 01/05 em feriado.
Quando a URSS fez da data um feriado nacional, vários outros países adotaram a mesma medida. Nos EUA a data não foi reconhecida, mas a jornada de 16 horas foi reduzida para 08 horas em 1890.
No Brasil a data vem sendo lembrada desde 1890, mas só ganhou força mesmo após a chegada dos imigrantes que traziam as ideias de organização dos trabalhadores de seus países.
Em 1917 uma grande greve geral paralisou a cidade de São Paulo e o movimento cresceu até que, em 1925, o Presidente Arthur Bernardes instituiu o Dia do Trabalho também no Brasil.
Desse dia em diante, o 1º de Maio passou a ser um dia de protestos da classe trabalhadora até que Getúlio Vargas passou a fazer uso da data para anunciar medidas governamentais de benefício ao trabalhador e a organizar celebrações, desfiles e festas nas quais o governo era exaltado.
Em 01/05/1940 Getúlio anunciou a criação do salário mínimo e, no ano seguinte, a criação da Justiça do Trabalho. Em 1943 foi instituída a CLT (massacrada agora pelo governo de MT e seus compadres). Os aumentos do salário mínimo também passaram a ser anunciados nesta data.
Com a supressão de direitos e o arrocho salarial promovidos pela Ditadura Militar, aos poucos a data foi sendo retomada como dia de protestos e manifestações da classe trabalhadora.
Nossa gratidão a todos aqueles que deram suas vidas por um tratamento mais humano por parte dos patrões aos trabalhadores.
Monumento aos mártires de Chicago. Chegará o dia em que nosso silêncio será mais poderoso do que as vozes que você está estrangulando hoje.
E que os homens e mulheres de hoje, que ganham seu sustento na lida diária da indústria, do comércio, dos serviços e do meio rural, possam se espelhar em seus colegas do passado e lutar para manter e ampliar seus direitos.
Trabalhadores do Mundo! Uni-vos!
Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.

Conheça e curta nossa página no Facebook clicando aqui.


Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Fontes e Imagens:
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/04/historia-do-dia-do-trabalho-1
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-05/conheca-historia-do-dia-do-trabalho-celabrado-em-varios-paises-hoje
http://pt.euronews.com/2016/05/01/significado-e-historia-do-1-de-maio-dia-do-trabalhador
http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=%201&moe=212&id=10581
http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/04/dia-do-trabalho-conheca-como-surgiu-o-feriado-do-dia-1o-de-maio
https://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/o-dia-do-trabalhador-e-comemorado-no-mundo-inteiro,d018aaccde6da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Haymarket
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador
https://www.thenation.com/article/may-4-1886-riot-erupts-haymarket-square-chicago/
http://www.banya08.com/2016_05_01_archive.html
https://chicagology.com/notorious-chicago/haymarket/
https://blogs.loc.gov/inside_adams/2016/05/the-haymarket-handbills-paper-as-dynamite/
http://www.famous-trials.com/Haymarket

http://odia-a-historia.blogspot.com.br/2016/05/estado-novo-brasileiro.html
http://boletimoperario.blogspot.com.br/2013/09/greve-geral-1917-sao-paulo-sp.html


https://www.thoughtco.com/labor-history-of-the-19th-century-1773911

Nenhum comentário:

Postar um comentário