Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de março de 2021

CHURCHILL - Parte 28

CHURCHILL – Parte XXVIII [1] [2]
As más notícias se multiplicavam no início da guerra. Em 30/11/1939 a URSS invadiu a Finlândia, mas Churchill foi contrário a uma intervenção que colocasse a Inglaterra em guerra com os russos. Somente em 13/12 veio finalmente uma boa notícia. 
Couraçado de Bolso Alemão Graf Spee
O Couraçado de Bolso Alemão Graf Spee foi cercado por 3 cruzadores britânicos e, avariado, refugiou-se em Montevideu, no Uruguai e “Quatro dias depois, o Graf Spee foi explodido.” por seu próprio capitão. (pg. 87)
O Graf Spee após explosão provocada.
Como já foi dito antes, Churchill pretendia uma ação na Noruega que cortasse o fornecimento de ferro para a Alemanha, também sugeriu uma ação na Suécia e a apreensão dos navios de transporte alemães com o mesmo objetivo.
Também queria lançar minas no Rio Reno, uma das principais vias de transporte de cargas alemãs. Nada disso foi implementado, o que irritava Winston sobremaneira. Em carta a Halifax ele afirmou que “nunca conseguiremos a vitória seguindo o caminho de menor resistência”. Apesar disso, pelo rádio ele irradiava esperança:
Que as grandes cidades de Varsóvia, Praga e Viena varram o desespero, mesmo no meio de sua agonia. Sua libertação é garantida. Chegará o dia em que os sinos voltarão a bater em toda a Europa e em que vitoriosas nações, dominadoras não só de seus inimigos, mas de si próprias, planejarão e construirão em justiça, em tradição e em liberdade uma casa com muitos quartos onde haja espaço para todos. (<<pg. 87-88)
Nessa fase de boas notícias rarefeitas os discursos de Churchill mantinham o espírito do Reino Unido equilibrado e esperançoso fazendo com que até mesmo seus críticos mais antigos passassem a elogiar suas falas. Lorde Halifax, por exemplo, escreveu: “Que extraordinária criatura ele é. Devo dizer que quanto mais sei sobre ele mais gosto dele.
O próprio Winston reconhecia a importância de seus discursos até para ele mesmo: “Pedirem que eu não faça discursos é como pedir a uma centopeia que caminhe sem pôr as patas no chão”. (<pg. 89-90)
Em abril, com sete meses de atraso e somente depois de uma segunda exigência dos chefes do Estado Maior, o governo resolveu agir na Noruega e na Suécia para cortar a rota de suprimento de minérios de Hitler. Winston ficou bastante animado mas Hitler agiu antes deflagrando a Operação Weserübung! Em 09/04/1940 tropas nazistas invadiram a Dinamarca e a Noruega.
Em poucas horas a Dinamarca capitulou e, embora tenha resistido mais, a Noruega seguiu o mesmo caminho logo depois. Tropas inglesas ainda foram desembarcadas no país mas não conseguiram reverter a situação. Esse fracasso, contudo, tornou mais precária a posição de Chamberlain à frente do governo, uma vez que até mesmo alguns de seus aliados passaram a apoiar que Churchill se tornasse o Primeiro-Ministro e logo esse desejo era partilhado pela população.
No início de maio esse movimento ganhou força dentro do Parlamento. No dia 07/05 o clima esquentou na Câmara dos Comuns. Chamberlain foi vaiado e teve de ouvir, de um de seus maiores aliados o seguinte pedido: “O senhor esteve sentado por tempo demais, qualquer que tenha sido o bem que fez. Retire-se, digo-lhe, e permita-nos que não tenhamos mais nada a ver com o senhor. Em nome de Deus, retire-se!” Essa frase era histórica e fora proferida 300 anos antes por Cromwell.
Chamberlain só encontrou defesa vinda da mais improvável fonte. Em 08/05, na continuidade dos debates no Parlamento, quando chegou o momento de falar, Churchill defendeu as ações do governo no caso da Noruega e criticou aqueles que agora atacavam o Primeiro-Ministro: “Ele pensa ter alguns amigos, e eu espero que sim. Tinha muitos quando as coisas corriam bem.
Ele sabia que a situação poderia mudar pois novos planos estavam em preparo e eles já tinham acesso às mensagens secretas dos alemães, pois a equipe de especialistas da Escola Governamental de Códigos e Cifras em Bletchley, chefiados por Alan Turing,[3] tinha quebrado o código das máquinas Enigma.
Escola Governamental de Códigos e Cifras em Bletchley

Máquinas Enigma Nazistas
Mas nem mesmo os dotes oratórios de Winston poderiam servir para tornar o indefensável algo aceito. A pressão sobre Chamberlain aumentava e ele propôs às lideranças dos Partidos Trabalhista e Liberal a formação de um novo governo, sob a liderança de um Conservador, que poderia ser ele ou outro. Pessoalmente ele preferia Halifax, mas este não se julgava capaz de liderar a Câmara. Sobrava Churchill.
Tudo parecia certo neste sentido, mas quando Hitler invadiu a Holanda e a Bélgica no rumo da França, Chamberlain desistiu de desistir do cargo. O Parlamento, porém, já havia desistido dele e a resposta dos Partidos Trabalhista e Liberal foi que não aceitavam participar de nenhum governo presidido por ele.
Era o dia 10/05/1940 e logo Chamberlain se dirigiu ao Palácio de Buckingham onde apresentou sua demissão ao Rei George VI que escreveu em seu diário “Pedi um conselho a Chamberlain, e ele me disse que devia mandar chamar Churchill.” Foi o que o Rei fez, convocando Churchill logo a seguir:
No começo da tarde de 10 de maio, Churchill deslocou-se ao palácio de Buckingham. — Suponho que não saiba por que lhe pedi que viesse aqui — disse o rei com um sorriso. — Sequer imagino, Majestade — respondeu Churchill. O rei deu uma gargalhada e disse a Churchill: — Queria pedir-lhe que formasse o governo. (<<<<<<<pg. 90-96)
CONTINUA




[1]    GILBERT, Martin. Churchill : uma vida, volume 2. tradução de Vernáculo Gabinete de tradução. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

[2]    Em relação às referências das páginas, que fazemos ao final de alguns parágrafos, por uma questão estética e de não ficar sempre repetindo, criamos um código simples com o símbolo “<”. Sua quantidade antes da referência da página indica a quantos parágrafos anteriores elas se relacionam. Exemplo: A referência a seguir se refere ao parágrafo que ela finaliza e mais os dois anteriores  (<<pg.200-202).

[3]    Alan Mathison Turing (Paddington, Londres, 23/06/1912 — Cheshire East, Cheshire, 07/06/1954) foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Foi também pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.[4] É conhecido como o pai da computação. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe do Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bomba eletromecânica, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina Enigma.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing

Nenhum comentário:

Postar um comentário