Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

REVISTA REINO DE CLIO - EDITAL

REVISTA REINO DE CLIO - ISSN: 2358-5218

Edição nº 9 – 2019

Edital de Publicação

OBJETIVO:

Visitar, pesquisar e fotografar Museus, Igrejas antigas, monumentos e outros sítios de valor histórico e/ou arqueológico, para publicação certificada (não remunerada) na Edição de nº 09 da Revista Reino de Clio.


PRAZO PARA RECEBIMENTO DOS TRABALHOS PARA AVALIAÇÃO:

01/02/2019 a 15/03/2019

PRAZO PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

16/03/2019 a 31/03/2019

PUBLICAÇÃO PREVISTA:

15/04/2019


METODOLOGIA:

  • Pesquisa de internet sobre o local a ser fotografado para coleta de informações básicas;
  • Composição de texto de no máximo 1 lauda com essas informações;
  • Visita ao local para realizar o registro fotográfico do local;
  • Para o registro de monumentos o trabalho deve conter fotos do entorno do local, bem como de todos os ângulos possíveis com a câmera ou celular na horizontal, além de focalização aproximada dos detalhes como, por exemplo, placas informativas, esculturas, etc;
  • Para o registro de sítios históricos e/ou arqueológicos o trabalho deve conter fotos do entorno do local, bem como de todos os ângulos possíveis com a câmera ou celular na horizontal, além de focalização aproximada dos detalhes como, por exemplo, objetos, inscrições, desenhos,  pinturas, placas, esculturas, etc;
  • Para o registro de museus o trabalho deve conter fotos do entorno do local, fotos externas da edificação, da recepção, placas informativas, etc. Para as exposições do museu alvo do trabalho, deve-se primeiro fotografar vistas gerais do ambiente da exposição (da sala ou salão), seguindo, então, ao trabalho de fotografar os itens de cada exposição ou sala. Para ver um exemplo de museu fotografado com esse formato, clique AQUI;
  • Para o registro de igrejas ou similares (a preferência é por ambientes com pouca ou nenhuma modernização), seguir o roteiro conforme as imagens abaixo. É de suma importância ter sempre o máximo cuidado e respeito pelos locais religiosos que se vai fotografar e isso inclui tirar chapéu, bonés ou tocas de qualquer espécie, usar roupas recatadas, estar sempre em silêncio, não usar flash e não atrapalhar ritos em andamento.
    Fotos externas de todos os ângulos possíveis (com o celular/câmera sempre na posição horizontal), conforme as setas fora do retângulo vermelho. Só usar o celular na vertical se não houver outra forma de capturar a imagem na horizontal.
    Ao adentrar a igreja, fotografar o ambiente a partir da porta (ou depois das primeiras colunas se elas forem atrapalhar a tomada da imagem), bem como as laterais do ponto de vista oposto, conforme as primeiras setas sobre a cor azul dentro do retângulo vermelho.
    Fotografar o altar também como visto do meio da igreja, para uma imagem de média aproximação em relação à imagem capturada da entrada;
    Algumas igrejas possuem nichos ou capelas laterais, com oratórios e/ou imagens. Esses locais podem ser fotografados com o celular/câmera na vertical, assim como as imagens de santos. Certifique-se de que o enquadramento é o mais aproximado possível sem cortar a imagem. Os demais detalhes devem, sempre que possível, ser fotografados na horizontal.
    A nave da igreja (cadeiras e porta de entrada) devem ser fotografadas com o fotógrafo posicionado no altar, de costas para este.
    O registro dos altares deve seguir o mesmo roteiro como se fosse uma igreja em si, ou seja, fotos na horizontal, com distância que permita visão ampla, das laterais a partir de ponto de vista oposto (diagonal) e dos detalhes. Para registrar mais aproximadamente o altar principal e as imagens, pode-se usar o aparelho na horizontal e o zoom.
    Após o término da operação, checar as fotos para ver se não há nenhuma delas de má qualidade ou tremidas.
    Algumas igrejas possuem corredores laterais, túmulos e sacristias. Sempre que possível deve-se fotografar tais ambientes com os mesmos métodos especificados acima.
    Para ver um exemplo de igreja fotografada com esse formato, clique AQUI.
    As fotos devem ser enviadas para o e-mail abaixo:
    revistareinodeclio@gmail.com
    Além das fotos e do texto, as seguintes informações devem estar presentes no e-mail:
    Nome do autor, RG, CPF, cidade, local fotografado, data da coleta das imagens e a seguinte declaração:
    Declaro para os devidos fins que cedo ao Sr. Marcello Eduardo Kierkigard Lima Campos, sem qualquer tipo de remuneração, presente ou futura, o direito irrestrito de publicação das fotos do local acima citado, que seguem anexas.
    O participante pode fotografar mais de um local, mas para cada local fotografado deve ser enviado um e-mail separado.
    Cada local fotografado que seja aprovado para publicação receberá um certificado equivalente a 10hs de atividade.
    Dúvidas? Escreva para o e-mail acima citado.




     
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário