Total de visualizações de página

sábado, 8 de maio de 2021

MONGÓLIA: DE GENGHIS KHAN A MARCO POLO - Parte IX

 




MONGÓLIA

DE GENGHIS KHAN A MARCO POLO

Parte IX

KARAKORUM

Não se pode imaginar a capital de Gengis Khan como uma cidade cheia de construções de pedra como Roma, ou de madeira, como uma cidade Viking, pelo menos não no início.

Devemos lembrar que os mongóis eram um povo nômade e suas casas eram barracas, como já mencionamos antes.

Gengis determinou a construção, escolheu o local, mas não liderou as obras, por assim dizer. E a maior parte da organização foi feita por seu sucessor.

Uma característica da capital mongol chamou muito nossa atenção, através do relato do missionário franciscano de Flandres (Bélgica atual) William de Rubruquis.9

Ele viajou em missão de catequese dos Tártaros por ordem do Rei Luis IX da França, a quem acompanhara na Sétima Cruzada, e chegou a Karakorum em 1254.

Seu relato, de toda a viagem, foi feito ao rei em uma obra de 40 capítulos, sendo 10 deles dedicados à observação dos mongóis e os restantes a relatar a viagem.

William revela, de forma bem crítica, dado seu olhar cristão, uma liberdade religiosa impressionante entre os mongóis, pois encontrou diversos tipos de credos religiosos coexistindo.

Continua

9The iournal of frier William de Rubruquis a French man of the order of the minorite friers, vnto the East parts of the worlde. An. Dom. 1253. Disp.:

https://web.archive.org/web/20090211172338/http://etext.library.adelaide.edu.au/h/hakluyt/voyages/rubruquis/chapter2.html – Acesso: 03/03/21 

Nenhum comentário:

Postar um comentário