Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

MUSEU DA REPÚBLICA – RIO DE JANEIRO

PALÁCIO DO CATETE
Chegar ao Palácio do Catete pela estação do metrô é muito interessante, pois não o vemos se aproximando, subimos as escadas emergindo do subsolo e, no topo, nos deparamos com sua presença imponente.
Mais da metade dos Presidentes que nosso país já teve, governou a partir daqueles belíssimos salões, mas apenas uma presença se impõe soberana a todos eles: Getúlio Vargas!
Se, por um lado, não podemos ignorar sua condição de ditador que exerceu uma forte repressão contra seus opositores, por outro não há como negar que foi o fundador do Brasil moderno, pai de quase todas as conquistas dos pobres e trabalhadores brasileiros.
Há poucas obras e empresas grandiosas neste país que não tenham a mão de Getúlio Vargas, de modo que, andar por aqueles salões e entrar no quarto onde as forças do atraso o levaram ao gesto extremo, foi muito impactante.
Considerando que aquelas mesmas forças sempre acabam retornando, ainda que sob outras roupagens, o Palácio do Catete está sempre ali, firme e forte, para lembrar aos vendilhões que a força do povo é maior.
O Reino de Clio convida você, seus amigos e seus alunos a conhecer o Museu da República – Palácio do Catete, fazendo a visita virtual clicando aqui. E, quando puder, visite pessoalmente. Você jamais vai esquecer!
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário