Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ÊXODO x HISTÓRIA - 6

http://d4nations.com/webpubl/300-aog---the-miracle-of-crossing-the-red-sea-took-place-on-the-seventh-day-of-the-celebration-of-the-feast-of-unleavened-bread.html
O ÊXODO E A HISTÓRIA – Parte VI

Após a morte dos primogênitos, finalmente o Faraó concordou em libertar seus servos. Uma vez livres, e autorizados a sair do Egito, para onde foram?

A Bíblia descreve que a marcha era guiada por sinais: “E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.”(Êxodo 13:21)

Essas colunas de fumaça e fogo seriam, na verdade, sinais utilizados pelos exércitos da época para manter coesas e direcionadas as marchas de seus soldados, técnica copiada por Moisés.11.

Acima e abaixo, representações da coluna de fumaça e fogo, do documentário Batalhas a.C. - Moisés Fugindo da Morte - History

https://www.youtube.com/watch?v=SqkX3Y4YzLU
Estes sinais vinham de um recipiente contendo uma pequena fogueira, carregada por um mensageiro atrás de quem as pessoas seguiam. Conforme se depreende do relato bíblico, estes sinais foram usados para despistar os perseguidores egípcios pois antes da travessia do mar, o sinal mudou: “E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.” (Êxodo 14:19).

Note-se que, primeiro a Bíblia informa que o Senhor ia à frente. Depois é o Anjo que ia. Ou um ou outro não é mesmo? E o detalhe curioso é que, conforme a tradição bíblica, anjos são mensageiros, de modo que pode ter ocorrido um erro de tradução que faz pensar em algo sobrenatural, quando, na verdade, o homem que carregava o vaso com brasas seria apenas isso mesmo, um homem.

E, então, chegou o momento mais emblemático de toda a epopéia: a travessia do Mar Vermelho. Teria sido como nos filmes?

Conforme a Bíblia, “...Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite (grifo nosso); e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.(Êxodo 14:21) 12

Os filmes já ficam, assim, descartados, pois a abertura do mar demorou a noite toda, não foi repentina como mostrado no cinema. Mas é uma ausência o item mais gritante do versículo acima: a Biblia não fala em Mar Vermelho!

O que estamos vendo é o relato de uma região relativamente rasa, perto do litoral e sob a influência das marés. Isso exclui uma travessia nas partes mais largas dos golfos de Suez e Ácaba.

A possibilidade mais comumente aceita é que a travessia ocorreu no área do Mar de Juncos, uma região pantanosa, no Delta do Nilo, que à época também era chamada de Mar Vermelho.
http://www.biblearchaeology.org/post/2008/08/New-Evidence-from-Egypt-on-the-Location-of-the-Exodus-Sea-Crossing-Part-I.aspx
Quando a maré baixou, os israelitas tiveram tempo de atravessar, naquela mesma noite, pois os egípcios estavam enganados pelos sinais de fogo. Quando, ao amanhecer, perceberam o erro e entraram no pântano em perseguição, ficaram presos na lama com seus carros. Estavam na armadilha pois naquela manhã, as águas retornaram:

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar.

Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. (Êxodo 14:27,28)

Essas constatações tornam muito mais verossímeis os relatos bíblicos, afastam as fantasias e os efeitos especiais do cinema, deixando os acontecimentos como eles realmente foram e como devem ser vistos.

Assim sendo, a nosso ver, tanto as pragas quanto a travessia de fato ocorreram, mas dentro da lógica e sem ferir as Leis de Deus que regem a Natureza. Como Moisés era um conhecedor da região pela qual fugira e onde fora pastor de rebanhos, não é de se estranhar que tenha seguido pelos melhores e mais rápidos caminhos.


Continua...
Perdeu as primeiras partes do texto? Clique aqui. 
Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para voltar ao site, clique aqui.


11 Segundo o Dr. Richard A. Gabriel, do Royal Military College of Canadá no documentário “Batalhas a.C. Moisés Fugindo da Morte”, do History Channel, que faz uma análise do Êxodo sob o ponto de vista militar.
12 Bíblia versão Almeida, Corrigida e Revisada Fiel. Em todas as versões de Língua Portuguesa que pesquisamos não é usado o termo “escravidão”, com exceção da Nova Versão Internacional. Todas as versões tradicionais pesquisadas, inclusive a versão do Rei James, usam a palavra “servidão” ou “servir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário