Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - NUT

DEUSES EGÍPCIOS - NUT

Por Carla Oliveira Santos

A respeito dessa deusa podemos dizer que foi a verdadeira deusa mãe. E falamos isso porque ela foi a mãe dos quatros grandes deuses: Isís, Néftis, Osíris e Seth. Era a divindade que representava o céu em sua totalidade.
Segundo relatos, Nut teve seus quatros filhos de uma única gestação. Ela era também irmã-esposa de seu marido Geb e eles eram filhos dos deuses Shu e Tefnut.
Assim como o esposo não existem muitas coisas produzidas a seu respeito. É limitado o conhecimento que chegou até nós. Porém, sabemos que muitos a invocavam para proteção, a exemplo do faraó Tutancâmon, a figura egípcia mais conhecida no mundo contemporâneo. Esse faraó invocou Nut em morte, como provavelmente a invocava em vida.
Frequentemente era representada como uma vaca, embora a iconografia a representasse também como uma mulher de rara beleza, adornada com estrelas, com um disco solar sobre a cabeça.
Novamente aqui vemos o grande astro ligado diretamente aos deuses, talvez porque, para os egípcios, o Sol era a maior e mais evidente manifestação divina.
Continua...


Conheça o Edital de Publicação clicando aqui.

Para conhecer, clique aqui.


Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.
Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.
Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para ir ao nosso site, clique aqui.


Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nut
Imagens:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nut_%28goddess%29
http://www.landofpyramids.org/nut.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário