Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - OSIRIS

DEUSES EGÍPCIOS - OSIRIS

Por Carla Oliveira Santos
Esse é um deus egípcio muito conhecido no mundo ocidental e tem uma história bastante trágica e conturbada.
No começo Osíris era associado à vegetação, à natureza, depois, porém, lhe foi dada a atribuição de ser o deus da vida no além.
Na religião egípcia, Osíris, juntamente com seus irmãos Isis, Néftis e Seth, formavam os primeiros deuses, descendentes de Geb e Nut.
Ele se casou com sua irmã Isis e passou a governar o Egito. Era considerado um deus muito importante, pois foi ele quem ensinou aos homens a vida em civilização, incluindo a agricultura e também a domesticação de animais, sem as quais sabemos que não seria possível a raça humana desenvolver-se.
Mas, enquanto a Osíris foi dado ensinar aos homens e, também, governar com justiça e paz a Terra, a seu irmão Seth foi dado apenas o direito de governar o deserto e o que nele havia.
Isso fez crescer a inveja em Seth e acabou por colocar um irmão contra o outro. Seth então criou uma armadilha contra Osíris e o matou.
Osíris teve seu corpo cortado em quarenta pedaços que foram espalhados pelo Egito. Sua esposa Ísis os reuniu e juntou novamente, com exceção do pênis, não encontrado. Usando de magia Ísis o ressuscitou e eles fizeram amor, gerando nesse momento o deus Hórus.
Esse fato inaugurou uma nova fase da vida de Osíris, que passou então a governar o mundo dos mortos. De senhor supremo dos vivos a deus do submundo.
É em seu tribunal que os mortos egípcios são julgados segundo o Livro dos Mortos, tema de outra etapa de textos desta série egípcia do Reino de Clio. 
Continua...
Conheça o Edital de Publicação clicando aqui.
Para conhecer, clique aqui.
Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.
Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.
Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para ir ao nosso site, clique aqui.

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Os%C3%ADris
Imagens:
http://www.worldphotosonline.com/AfricaMiddleEast/Egypt/Hieroglyphs-Reliefs/i-TwwgGtR
http://pt.wikipedia.org/wiki/Os%C3%ADris

Nenhum comentário:

Postar um comentário