Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - HÓRUS

DEUSES EGÍPCIOS - HÓRUS
Por Carla Oliveira Santos
Talvez HÓRUS1 seja a divindade egípcia mais conhecida no mundo ocidental. O deus com cabeça de falcão é a divindade dos Céus, filho Osíris e Isís, e também é considerado o poder do Sol.
Cada um dos seus olhos representavam o Sol e a Lua, que eram figuras que habitavam os céus. Esse deus foi concebido pela sua mãe, após a morte de seu pai, como já foi dito em textos anteriores.
Ele teve que lutar com Seth, que na religião do Egito significava o mal, as trevas, para poder vingar a morte do pai e assumir definitivamente o comando do Egito Antigo. Hórus “... dirigiu-se ao deus Rá para pedir a restituição do trono do pai, ocupado por Seth.2
Depois de muita discussão e combates, Hórus venceu Seth com a ajuda de sua mãe, Ísis. O tribunal dos deuses decidiu então que Hórus reinaria sobre a terra, deixando a Osíris o reino dos mortos.3
Durante essa luta Hórus perdeu o olho esquerdo, que representava a Lua. O seu olho direito se tornou para os egípcios uma espécie de amuleto, conhecido como Olho de Hórus, ou Wedjat, para afastar o olho ruim, garantir proteção, prosperidade e boa sorte.
Acima e abaixo, representações do Olho de Hórus

Ele representava tudo que estava relacionado à luz, ao bem, era o protetor das casas, das famílias e principalmente dos homens, a quem ensinava a serem filhos obedientes e justos.
Foi adorado e venerado em muitas cidades do Egito, pois era um deus muito popular. Era ele quem assegurava o equilíbrio de forças no Egito, quem deveria manter a ordem. Por esses motivos ele é talvez o deus mais conhecido no ocidente, como já foi dito.
Continua...
Para conhecer, clique aqui.

Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.

Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.


1http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%B3rus
2Egito – Deuses, Pirâmides, Faraós. Trad. Tommaso Besozzi – São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. pg.51
3 Ibid. pg.51

Nenhum comentário:

Postar um comentário