Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - NÉFTIS

Néftis na companhia de Anúbis e o Faraó Tutankamon (*)
DEUSES EGÍPCIOS - NÉFTIS

Por Carla Oliveira

NÉFTIS1 (à esquerda na imagem acima) e seus irmãos Osíris, Seth e Ísis eram filhos dos deuses Geb e Nut. Para muitos era bastante difícil identificar Néftis da sua irmã Ísis, pois elas eram conhecidas como deusas mãe, e desempenhavam os mesmos papéis, a de protetora do lar e da família.

Como já havíamos mencionado antes, esses deuses eram irmãos e esposos e filhos, e essa relação parental era bastante confusa, pois nem mesmos os egípcios conseguiam definir com exatidão quem era marido ou esposa de quem. Versões da história apresentavam Néftis ora como esposa de Seth, ora de Osíris.
Néftis - à esquerda, com asas
Fica claro que, na história dos deuses, alguns adultérios foram bastante frequentes, como no caso de Néftis e Osíris que deu origem ao deus Anúbis. Se bem que, se pensarmos que ambos podiam realmente ser cônjuges, não haveria assim, nenhum adultério.

Mas, a versão mais conhecida e difundida aponta Osíris como o real marido de Ísis, não de Néftis. Para alguns estudiosos foi esse adultério que motivou Seth a matar o irmão e não a inveja.

Porém, o que importa é que, na mitologia egípcia, nem tudo era o que parecia. As diversas fontes permitem diversas leituras e cada um tira dela conclusões diferentes. É por isso que cada deus que ousamos estudar apresentou ao longo do tempo várias funções.

Néftis foi uma das senhoras dos céus, acolhedora das almas daqueles que partiam para vida além túmulo. E essa é sua imagem mais forte e definida.
Néftis no sarcófago de Ramsés III
Continua...
(*) Nosso leitor Rafael Ramesses, da Bahia, nos alerta que esta deusa é "...Amentet pelos hieroglifos que aparecem em frente a sua figura que citam o nome desta Deusa." Como confiamos na fonte, fica a controvérsia a ser esclarecida por alguém disposto a contribuir.
Para conhecer, clique aqui.

Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.

Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.



1Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A9ftis
Imagens:
http://www.history.com/topics/ancient-history/ancient-egypt/pictures/egyptian-relief-sculpture-and-paintings/wall-painting-of-tutankhamun-accompanied-by-anubis-and-nephthys-2
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Nephthys

Nenhum comentário:

Postar um comentário