Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de maio de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - SEKHMET

DEUSES EGÍPCIOS - SEKHMET

Por Carla Oliveira Santos



Essa era uma deusa que foi muito confundida com nossa Bastet. Ambas eram felinas mas, ao contrário da primeira, essa deusa tinha a cabeça de leoa, e também a ferocidade de uma.

Nós vimos que Bastet ficou conhecida por atributos bons, protegia mulheres em gestação. Na contra mão, Sekhmet era tida como a deusa da vingança, aquela que atraia doenças e tudo de ruim para os egípcios.

Sua representação mais comum, como já foi dito, era a de uma mulher com a cabeça de leão. Segundo relatos antigos, ela era usada pelo deus Rá para punir os homens, era responsável por flagelá-los. Por causa de sua grande força e coragem tinha como missão proteger o deus Rá e o Faraó.

Segundo uma lenda muito conhecida, Rá pede a Sekhmet que puna a humanidade por causa de seus pecados. Ela atende ao pedido com muita ferocidade e quase destrói toda a raça humana.

Para detê-la, Rá a embebeda com vinho, por sua cor parecer com sangue, que era o alimento mais apreciado por ela, e dessa forma a subjuga, tornando-a mais mansa.

Ao mesmo tempo que trás consigo as doenças que podem destruir a humanidade é também a única capaz de curar tais males, sendo dessa forma conhecida como patrona dos médicos.

Continua...

Para conhecer, clique aqui.

Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.

Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.


Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sekhmet
Imagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Sekhmet

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário