Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de julho de 2019

TEXTO: MINISSÉRIE ESPECIAL 2


 




TOREGUENE – UMA MULHER GOVERNA A MONGÓLIA13

Se os homens governantes do Império Mongol eram os Khans, uma mulher tinha o título feminino de Khatun, ou Grã Khatum, no caso de nossa heroína.

Toreguene nasceu em 1246, era uma naimanita (nascida no território Naimã) e foi dada em casamento a Cudu, o futuro Dair Usum (Líder) do clã dos merquites.

Quando Gengis Khan conquistou o clã merquita tomou a esposa de Cudu e a deu a seu filho Ogedai. Assim, Toreguene se tornou uma princesa da Mongólia.

Quando Ogedai morreu, em 1241, quem assumiu a regência foi outra mulher, Moqe, que fora uma das esposas de Gengis Khan, herdada pelo falecido Ogedai. No entanto, Toreguene teve apoio de Chagatai, outro filho de Gengis Khan, para assumir o poder regencial.

Uma vez estabelecida no poder, Toreguene afastou a maioria dos auxiliares de seu marido falecido e nomeou seu próprio ministério, por assim dizer, e fez de uma mulher xiita de nome Fátima sua principal auxiliar.

Durante cinco anos Toreguene administrou o Império Mongol com grande sabedoria, conciliando os conflitos entre os clãs e entre os muitos familiares de Gengis Khan.

O reconhecimento interna-cional a seu governo veio pela visita de persona-lidades reais como o sultão da Turquia e de Bagdá, enviados da Rússia e da Geórgia.

Toreguene direcionou os esforços do governo para fazer de seu filho, Güyük, o novo Grão Khan que, enquanto ela governava, evitou voltar à capital e viajou pelos clãs em busca de apoio para a eleição que viria, o Kurultai.

O Kurultai aconteceu em 1246, perto de Karakorum e Güyük foi eleito. Toreguene, então, partiu para seu palácio perto do Rio Emit onde morreu no mesmo ano, talvez por ordem do próprio filho.

Continua

 

 





 


OGEDAI KHAN12

Ogedai nasceu em 1185, era filho de Gengis e se tornou um comandante de tropas semelhante ao pai.

Assumiu o trono mongol em 1229, sucedendo seu irmão Tolui, que fizera papel de regente até a eleição que o ratificou como governante, segundo a vontade de Gengis Khan.

Apesar da ordem de seu pai de construção da capital ter sido dada ainda em 1218, foi Ogedai o responsável pelo verdadeiro impulso da obra.

Também dividia suas tropas em exércitos separados, enviados a lugares diferentes. Fez aliança com o Império Songue para derrotar o Império Jim.

Enviou tropas contra a Rússia e a Ucrânia, saqueou Kiev, chegou até a Polônia onde derrotou o próprio Sacro Império Romano Germânico.

Atravessou o território da Hungria chegando ao Mar Adriático, o que lhe permitiria, em tese, atacar a Itália e a Grécia se não fosse o fato de que ele morreu, provávelmen-te de alcoolismo, em 1241.

E então, mais uma surpresa, quem assumiu o governo foi uma mulher, a esposa de Ogedai, Toreguene, regente até que seu filho mais velho assumisse o trono e este era Güyük Khan.

Continua

 

 






TOLUI KHAN11

Como já escrevemos no texto anterior, Tolui,[1] filho de Gengis Khan, assumiu o governo em uma espécie de período regencial, até que seu irmão Ogedai, o sucessor escolhido por Gengis, fosse referendado como novo Khan em uma eleição.

Tolui era o filho mais novo de Gengis e Borte, a lendária esposa principal do Khan dos Khans. Ele nasceu por volta de 1191, casou-se em 1203 com Sorcaquetani, esposa escolhida por Gengis e gerou 4 filhos com ela, dentre eles alguém de quem falaremos bastante mais adiante: Kublai.

Tolui tomou parte em muitas campanhas do pai, inclusive no massacre de Nixapur. Ele faleceu em 1232 cometendo suicídio após tomar uma bebida envenenada para salvar seu irmão e Khan Oguedai que estava doente e cuja cura dependeria de um membro de sua família ser oferecido em sacrifício.

Tolui se ofereceu em sacrifício e cumpriu a oferta. Vinte anos depois Mangu Khan, que foi visitado pelo Frei Willian, concedeu a Tolui o título póstumo de Khan.

Continua

 



[1] 11https://pt.wikipedia.org/wiki/Tolui_C%C3%A3

MONGÓLIA

DE GENGHIS KHAN A MARCO POLO

Parte X

CONQUISTADOR ATÉ A MORTE[10]

Em 1218 Gengis recebeu um presente inusitado, a cabeça de um de seus generais enviada pelo Império Corásmio, ao Norte da Pérsia, para onde o general tinha sido enviado em missão diplomática.

Nunca os corasmianos haviam cometido erro tão fatal.

Gengis Khan arregimentou um exército estimado em 200 mil soldados e armas de cerco e devastou as cidades da Pérsia uma a uma, matando milhões de pessoas.

Em Nixapur a devastação foi tal que não restou ninguém vivo, nem mesmo os animais e a crueldade mongol se tornou lendária, assustando a Europa por muito tempo.

Depois da Pérsia Gengis Khan enviou seus generais para a Rússia e a Ucrânia, que também tiveram vastas regiões tomadas.

Mas, em 1221 Gengis teve de retornar ao seu reino para punir Hsi Hsia que havia se recusado a enviar soldados para a expedição à Pérsia.

No dia 18 de agosto de 1227, após vencer uma batalha, Gengis morreu de uma doença que lhe causou febre e dores de cabeça por alguns dias.

Cientistas atuais acreditam que ele foi vitimado pela peste bubônica, que grassava entre as tropas na época.

Com a morte do líder, seu filho, Ogedai, se tornou o próximo Khan por escolha de Gengis. Antes, porém, seu outro filho, Tolui, exerceu o governo até a eleição que ratificou Ogedai como novo Khan.

Continua

 



[10]https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan – Acesso: 29/09/20






MONGÓLIA

DE GENGHIS KHAN A MARCO POLO

Parte IX

KARAKORUM

Não se pode imaginar a capital de Gengis Khan como uma cidade cheia de construções de pedra como Roma, ou de madeira, como uma cidade Viking, pelo menos não no início.

Devemos lembrar que os mongóis eram um povo nômade e suas casas eram barracas, como já mencionamos antes.

Gengis determinou a construção, escolheu o local, mas não liderou as obras, por assim dizer. E a maior parte da organização foi feita por seu sucessor.

Uma característica da capital mongol chamou muito nossa atenção, através do relato do missionário franciscano de Flandres (Bélgica atual) William de Rubruquis.9

Ele viajou em missão de catequese dos Tártaros por ordem do Rei Luis IX da França, a quem acompanhara na Sétima Cruzada, e chegou a Karakorum em 1254.

Seu relato, de toda a viagem, foi feito ao rei em uma obra de 40 capítulos, sendo 10 deles dedicados à observação dos mongóis e os restantes a relatar a viagem.

William revela, de forma bem crítica, dado seu olhar cristão, uma liberdade religiosa impressionante entre os mongóis, pois encontrou diversos tipos de credos religiosos coexistindo.

Continua

9 The iournal of frier William de Rubruquis a French man of the order of the minorite friers, vnto the East parts of the worlde. An. Dom. 1253. Disp.:

https://web.archive.org/web/20090211172338/http://etext.library.adelaide.edu.au/h/hakluyt/voyages/rubruquis/chapter2.html – Acesso: 03/03/21  




MONGÓLIA

DE GENGHIS KHAN A MARCO POLO

Parte VIII

A CHINA SOB ATAQUE[1]

Gengis Khan não ficou satisfeito depois que conquistou o Reino Tangute, ao contrário, cada conquista estimulava outra e várias conquistas simultâneas seria melhor ainda.

Por isso ele dividiu suas forças em 3 exércitos e os enviou para destinos diferentes, atacando os campos enquanto os chineses resistiam atrás dos muros de suas cidades.

Em pouco tempo o Norte da China estava conquistado, com exceção de Pequim, onde vivia o Imperador. Aquele era o ano de 1213.

Dois anos depois, em 1215, Gengis lançou ataque contra a capital, obrigando o Imperador a fugir. A cidade foi destruída apesar de suas muralhas, pois Gengis já equipara seu exército com armas de cerco como catapultas construídas pelos próprios chineses que passaram para o lado dele.

E neste período ainda encontrou tempo para planejar e mandar construir uma capital para seu império, a cidade de Karakorum.

Continua

 



[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan – Acesso: 29/09/20




MONGÓLIA

DE GENGHIS KHAN A MARCO POLO

Parte VII

UM FRACASSO VITORIOSO

Genghis Khan agora chefiava todos os guerreiros da Mongólia, mas para transformá-los em um exército coeso e organizado foi preciso reorganizar as coisas, o que ele fez.

No final, isso significou, em uma comunidade essencialmente guerreira, reorganizar a própria sociedade.

O Imperador estabeleceu um sistema administrativo e criou uma hierarquia militar.1 A divisão da sociedade em tribos, chefiadas por Khans, tinha o potencial de minar a autoridade dos oficiais perante os soldados, por conta da ligação destes com os Khans de suas tribos.

Para evitar isso, minando a autoridade dos Khans sobre os homens de suas tribos, Genghis Khan criou no exército uma divisão dos soldados em grupos de 10 homens, sob comando de um deles.

Esses pequenos grupos, em número de dez (100 homens), ficavam sob comando de um oficial.2

Este oficial respondia a um general, que teria sob seu comando dez grupos, totalizando 1000 homens.3

Utilizando o Exército Romano como exemplo, poderíamos dizer que Genghis Khan utilizou decúrias e centúrias para organizar seu exército.

O primeiro alvo desta poderosa força logo foi apontado por Genghis Khan, que vivia sob o lema "Um único sol no céu, um único soberano na terra"4: o Império Tangute, ou Xia Xia, que ocupava o território do atual Noroeste da China.


Os Tangutes tinham conquistado grandes avanços civilizatórios, possuiam escrita, “cidades populosas, escolas públicas, artesãos especializados, metalúrgicos habilidosos, uma universidade para a formação de sábios e burocratas, e um exército que poderia chegar aos 300.000 homens...”5

Mas sua força militar já não era a mesma quando os mongóis chegaram.

Apesar disso, os Tangutes tinham uma defesa contra a qual os mongóis jamais tinham se defrontado: sua capital era uma cidade murada, protegida por uma muralha de 12 metros de altura!

Contra muros, cavalos e flechas, por mais hábeis que sejam cavaleiros e arqueiros, não são eficientes.

E os mongóis ainda não conheciam armas de cerco, de modo que só lhes restou cercar a cidade e sufocá-la pela fome. 6

Os Tangutes ainda tentaram aliança com o Império Jin, ao Sul, mas as rivalidades anteriores entre eles impediu o envio de reforços, de modo que os sitiados optaram pela rendição às tropas do Khan pagando pesado tributo e entregando uma princesa para se tornar a segunda esposa de Genghis.7

Desta forma, Genghis Khan não venceu a batalha mas venceu a guerra.

Continua

 

1  https://pt.wikipedia.org/wiki/Genghis_Khan – Acesso: 29/09/20

2  Ibid – Acesso: 29/09/20

3  Ibid – Acesso: 29/09/20

4  BEZERRA, Juliana. Genghis Khan. Toda Matéria.

Disp.: https://www.todamateria.com.br/genghis-khan/ – Acesso: 29/09/20

5  https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Tangute – Acesso: 29/09/20

6  https://pt.wikipedia.org/wiki/Genghis_Khan – Acesso: 29/09/20

7  Ibid – Acesso: 29/09/20

 

 






MONGÓLIA

DE GENGIS KHAN A MARCO POLO

Parte VI

O KHAN DOS KHANS

O confronto dos exércitos de Genghis e Jamuca é um daqueles momentos definidores dos rumos da História.

Genghis venceu o confronto e Jamuca fugiu ao perceber a derrota. Ele sabia o que faria com Genghis se vencesse e, portanto, não esperava postura diferente de seu adversário na situação oposta.

Nesta fuga Jamuca foi traído por seus soldados que o prenderam entregando a Genghis.

Certamente esperavam uma bela recompensa por entregar-lhe seu maior inimigo. Mas estavam enganados.1

Jamuca não foi morto. Assistiu a seus captores serem presos e decaptados pois Genghis queria mostrar que não aceitava traições, nem mesmo aquelas feitas contra seus inimigos. Depois, só então, Jamuca foi morto.2

Englobando o exército adversário derrotado, Genghis teve seu primeiro teste como liderança superior: dominou os tártaros, que haviam migrado para o Sul da Mongólia vindos do Deserto de Gobi.

Naquele momento, Genghis tornava-se o homem mais poderoso entre todos os Khans da Mongólia, situação que foi reconhecida em 1206 quando “reuniu um grande kurultai - assembleia geral das famílias nobres dessas tribos - que o proclamou chefe supremo, Khan.3

Surgia, assim, Genghis Khan!

Continua.

 

1  VILELA, Túlio. Império Mongol (1) - A história de Genghis Khan, o líder do Império Mongol. UOL

Disp.: https://novaescola.org.br/conteudo/2373/o-que-foi-o-imperio-mongol – Acesso: 29/09/20

2  Ibid – Acesso: 29/09/20

3  BEZERRA, Juliana. Genghis Khan. Toda Matéria.

Disp.: https://www.todamateria.com.br/genghis-khan/ – Acesso: 29/09/20

 

 







MONGÓLIA

DE GENGIS KHAN A MARCO POLO

Parte V

O RETORNO

O exílio de Genghis na China durou 10 longos anos até Borte conseguir resgatar o marido.

Em seu regresso, Genghis passou a pregar a união de toda Mongólia sob uma única liderança, a dele, é claro.

Também se empenhou em formular as leis que seriam comuns a todos.1

Esse conjunto de leis, denominado Iassa, era bastante conservador com objetivo de manter o exército livre das disputas tribais de outrora.

Um dos trechos, bastante elucidativo, diz que "a maior felicidade para um mongol é vencer o inimigo, roubar seus tesouros, matar seus servos, escapar no galope de seus cavalos bem nutridos e servir-se do ventre de suas mulheres e filhas".2

Sua pregação deu um resultado parcial, pois vários clãs se uniram a ele. A maioria, contudo, ficou ao lado de Jamuca, seu atual grande rival.

Com isso, a Mongólia se dividiu em dois grandes exércitos e o confronto final estava próximo!3

Continua.

 

1  https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan – Acesso: 24/09/20

2  KOBAYASHI, Elisa. O que foi o Império Mongol? Nova Escola.

Disp.: https://novaescola.org.br/conteudo/2373/o-que-foi-o-imperio-mongol – Acesso: 24/09/20

3  https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan – Acesso: 24/09/20

 

 



MONGÓLIA

DE GENGIS KHAN A MARCO POLO

Parte IV

O SEQUESTRO

Temudjin e sua família não demoraram muito a refazer parte de suas posses através de seus contatos com outros clãs, mas a vida nômade foi uma imposição por parte da perseguição movida contra eles por Targutai e pelo clã Merquita.1

Neste período ele se tornou líder da família ao assassinar seu irmão. Nesta época assumiu o nome Genghis, que seria Guerreiro Perfeito.

Targutai conseguiu sequestrar Borte, a esposa de Temudjin, quando Chitedu, ex-marido da mãe de Temudjin, de quem o pai do garoto roubara a esposa, cercou-os e a capturou.2

Então, para resgatar a esposa, Temudjin orquestrou a primeira aliança militar, com o clã de Jamuca, amigo de infância, e Toghrul, líder dos Caraítas.3

O resultado foi a destruição do Clã Merquita e o resgate da esposa Borte, que estava grávida de um filho que Temudjin assumiu como sendo dele, mas sobre cuja paternidade sempre pairaram dúvidas.4

Essa vitória militar também proporcionou a ele formar seu próprio clã, com os guerreiros sobreviventes de ambos os lados e mais alguns Jamucas que abandonaram seu clã para seguir Temudjin.5

Mas Jamuca se ressentiu por Temudjin levar seus guerreiros e ordenou que fosse perseguido, obrigando-o a se exilar na China, onde foi humilhado.

Seus comandantes militares sobreviventes dessa perseguição tiveram sorte bem pior pois “foram fervidos em caldeirões e o próprio Jamuka desfilou no campo de batalha com as cabeças de dois inimigos amarradas ao seu cavalo.”. 6

Continua

 

1  https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan – Acesso: 24/09/20

2  Ibid – Acesso: 24/09/20

3  VILELA, Túlio. Império Mongol (1) - A história de Genghis Khan, o líder do Império Mongol. UOL

Disp.: https://novaescola.org.br/conteudo/2373/o-que-foi-o-imperio-mongol – Acesso: 24/09/20

4  https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan – Acesso: 24/09/20

5  Ibid – Acesso: 24/09/20

6  VILELA, Túlio. Império Mongol (1) - A história de Genghis Khan, o líder do Império Mongol. UOL

Disp.: https://novaescola.org.br/conteudo/2373/o-que-foi-o-imperio-mongol – Acesso: 24/09/20

 

 





 


MONGÓLIA

DE GENGIS KHAN A MARCO POLO

Parte III

O CERTO CASAMENTO ERRADO

Temudjin nasceu em 1160 ou 1162, filho de Yesugei, neto de Khabul Khan.

Uma profecia supostamente previa sua vinda, na figura de um lobo que devorava a Terra.

Por conta disso, ao matar um lobo enquanto ainda era muito jovem, ele começou a ganhar fama entre os seus.1

Aos nove anos, com a missão de refazer a paz entre seu clã Bojigin e o Clã dos Merquitas, Temudjin foi escolher sua esposa entre estes.

A inimizade surgiu quando Yesugei roubou a esposa de um membro do clã Merquita. 2

Assim, coube a Temudjin restabelecer as relações com um casamento “normal” desta vez.

Entretanto, ele acabou escolhendo sua esposa em outro Clã, o Onggirat, no qual pernoitou a caminho dos Merquitas. A moça por quem o jovem se apaixonou era Borte.


 

No retorno dessa jornada matrimonial, o pai de Temudjin foi assassinado por envenenamento e como seus filhos ainda fossem apenas garotos, o comando do clã foi assumido por Targutai, que fora soldado de Yesugei.

Para evitar contestações a seu poder, Targutai expulsou a família de Temudjin, condenando-os a viver isolados nas estepes.

Continua

1  https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan – Acesso: 23/09/20

2  https://pt.wikipedia.org/wiki/Iesucai – Acesso: 23/09/20

 

 





MONGÓLIA

DE GENGIS KHAN A MARCO POLO

Parte II

A MONGÓLIA ANTES DE GENGIS KHAN

A Mongólia, desde tempos imemoriais, vem sendo habitada por tribos nômades guerreiras, que combatiam entre si e/ou formavam alianças com interesses geralmente militares.

Acredita-se que os Hunos, que invadiram o Império Romano sob a liderança de Átila, tenham se originado de suas terras.

Em meados de 600 d.C. o território recebeu o afluxo de povos de origem turca, vindos do Norte, que depois se dirigiram a Sudoeste.


Sempre dispersos e em lutas internas, as tribos mongóis conheceram sua primeira unificação no século XII, sob a liderança de Khabul Khan, que unificou as tribos para realizar um ataque ao Império Jim, no Nordeste da China (Imagem acima).

Essa iniciativa fracassou, mas levou ao reconhecimento de Khabul Khan, por parte dos chineses, como Imperador Original Ancestral dos mongóis. 1

A unificação durou pouco, mas neste mesmo século, em 1160 ou 1162, nascia o menino Temudjin, que o mundo viria a conhecer como Gengis Khan.

Continua

1  https://pt.wikipedia.org/wiki/Kabul_Khan – Acesso: 23/09/20

 





MONGÓLIA

DE GENGIS KHAN A MARCO POLO

Parte I

Estamos iniciando uma nova minissérie no Reino de Clio! Inspirados na série Marco Polo da Netflix, fomos ainda mais atraídos pela figura quase mitológica de Genghis Khan, um homem que parece ter sido uma daquelas figuras que surgem de vez em quando para, sozinhos, fazer girar a roda da História. Junto com essa atração, vem a curiosidade por este país e este povo, tão distantes e tão culturalmente diferentes de nós, brasileiros.

Assim sendo, algumas perguntas se impuseram ao longo de nossa pesquisa e a primeira delas procuramos responder neste texto inaugural de nossa minissérie: O que é, onde fica e quem habita a Mongólia? Vamos às respostas e você, caro leitor, é nosso convidado nesta nova jornada!

A Mongólia atual é um país asiático, entre a Rússia e a China, sem litoral, clima árido, com mais de 2.700.000 habitantes (censo de 2010), com uma pequena maioria para as mulheres, com um povo composto predominantemente por mongóis, mas também contendo cazaques, chineses, russos e outras minorias. 1

O país é fracamente povoado, com densidade demográfica de 1,7 hab/km2. O país foi socialista de 1925 até 1990, quando passou a adotar a economia de mercado em um regime parlamentarista com eleições a cada quatro anos. 2

A mudança de regime agravou os problemas econômicos. Em sua maioria urbana (57,26%) mais da metade da população vive da linha da pobreza para baixo e sofre com a subnutrição, que atinge 29% do povo.3

A expectativa de vida é de 66,3 anos, taxa de mortalidade infantil de 42 óbitos por 1000 nascimentos, 72% com acesso a água potável e apenas 50% com acesso a rede sanitária.4

Quem vê esses dados nem imagina que a Mongólia já foi sede do mais vasto império da História, formado por um único homem: Gengis Khan.

Continua

 

1  FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Mongólia. Brasil Escola.

Disp.: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mongolia.htm – Acesso: 23/09/20

2  Ibid

3  Ibid

4  Ibid

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário