Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A ROMA DO GLADIADOR - II


A ROMA DO GLADIADOR
FICÇÃO E HISTÓRIA - II

Gladiador nasce como uma leitura da sociedade e da moral atual, feita pelos olhos de um império extinto, mas não porque seus autores quisessem ser filosóficos, mas para evitar o fracasso dos últimos filmes sobre Roma que foram feitos décadas atrás.

Para isso, roteiristas e diretor desprezam a História ou a moldam segundo os interesses comerciais, que significam fazer Roma ao gosto atual. Um realismo fictício, mas que é capaz de convencer e agradar.

É o próprio diretor que nos diz que a pesquisa é básica, que, uma vez identificadas as datas, épocas e personagens, o resto é dedução, no que é apoiado pelo roteirista William Nicholson, quando diz que a pesquisa fornece coisas que não se pode inventar, mas que um roteiro não é a própria História, mas uma história criada, que terá a preferência sobre a primeira.


Assim nós vamos ver que Marcus Aurélius e Cômodus são retratados de forma um pouco mais correta que os demais, pois a História oferece mais elementos sobre eles, ao contrário da filha de Marcus Aurelius, Lucila, sobre quem quase nada se sabe, apenas que participou de um golpe contra Comodus.

O personagem principal, Maximus, nunca existiu, embora o Making Off do filme afirme que a inspiração para sua criação vem de um general que teria desaparecido logo após a morte de Marcus Aurélius, porque faria parte de uma lista negra do novo imperador. E é só isso que se sabe sobre ele. Portanto, não houve um general que virou escravo, um escravo que virou gladiador e que desafiou um imperador matando-o na arena.

Vale acrescentar ainda, antes de adentrarmos o universo do filme em si, que este é sobre um homem e seu maior desejo: voltar para sua casa, para sua esposa, seu filho, sua família, pois é preciso, também, atrair o público feminino que não está muito interessado em lutas e sangue, mas que se comove com o pai de família que, tendo a glória a seu alcance, prefere voltar para os braços da esposa amada.

Vemos aqui a presença incontestável de um dos valores máximos da sociedade americana, sempre presente em filmes e discursos políticos, ao menos da boca para fora: um homem deve "proteger sua família". Ou vingá-la, quando isso não é mais possível. Sob este dogma, até mesmo as guerras americanas se sustentam.

Vamos, portanto, investigar como alguns aspectos da Roma antiga são apresentados pelo filme e compará-los com a História.
Vamos, portanto, investigar como alguns aspectos da Roma antiga são apresentados pelo filme e compará-los com a História.

Continua...

Perdeu a primeira parte do texto? Clique aqui.
Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para voltar ao site, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário