Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

EXODO x HISTÓRIA - III

http://www.bible.ca/archeology/bible-archeology-exodus-route-goshen-red-sea.htm
O ÊXODO E A HISTÓRIA – Parte III

Seguindo em nossa demanda por desmistificar o Êxodo e defender sua ocorrência, também é preciso rever a quantidade de israelitas que viveriam no Egito à época de Ramsés II.

Relembrando que os descendentes de Jacó, rebatizado Israel, se estabeleceram no Egito menos de 400 anos antes do reinado de Ramsés II, a Bíblia estabelece um número dos que se mudaram: “Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas;” (Êxodo 1:5)

A quantidade dos que partiram, porém, é surreal: “...partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.” (Êxodo 12:37).

Bem, se atribuirmos famílias a esses homens, e se as considerarmos compostas por uma esposa e três filhos (número bem tímido), teremos cerca de três milhões de pessoas abandonando o Egito.

Não temos conhecimento de nenhum país da África, do Oriente Médio, do Mediterrâneo ou da Europa, que possuísse ao menos a metade desse número de habitantes à época. O número é obviamente super dimenssionado. O Egito ficaria vazio.

Por outro lado, comandando seiscentos mil homens adultos, com um mínimo de capacidade militar, Moisés não precisaria pedir ao Faraó para partir. Poderia tomar o Egito para si, ou qualquer outro país da região que quisesse.4

Isso porque o país de Ramsés II, que era talvez a maior potência militar da época, e que reunira sua força total para a Batalha de Kadesh, contava com efetivos que não chegavam a 50 mil soldados.

Assim, por mais que se reproduzissem, e considerando as altas taxas de mortalidade e baixa expectativa de vida da época, setenta pessoas não se transformariam em três milhões em menos de 400 anos. O mais provável é que tenham sido bem menos de 100 mil pessoas que partiram do Egito sob a liderança de Moisés.

Continua...

Perdeu as primeiras partes do texto? Clique aqui.  
Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para voltar ao site, clique aqui.

4   BRIGHT, J., História de Israel, Nova Coleção Bíblica, n°7, 2 edição, Paulinas, São Paulo 1981, pág.170-174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário