Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de junho de 2016

MUMTAZ MAHAL - TAJ MAHAL


MORTE DE MUMTAZ MAHAL
No ano de 1631, no dia 17, morria a princesa Arjumand Bano Begum, persa-muçulmana, casada com o Imperador Mogol Shah Jahan.
Ela nasceu em 1593 e se casou em 1612, quando recebeu o nome Mumtaz Mahal, que ficou famoso e significa "A Jóia do Palácio".
É provável que tenham existido outras mulheres mais amadas na História, e lembramos aqui de Nefertari, para quem Ramsés II construiu um templo, mas poucas, ou talvez nenhuma, tenha ganho do marido um mausoléu tão belo e impressionante.
Após sua morte (de parto) e pelos próximos vinte anos, o esposo Shah Jahan construiu, para honrá-la, um dos mais belos monumentos de todos os tempos.
Referimo-nos ao Taj Mahal, situado em Agra na Índia, imenso mausoléu de mármore branco "incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes".
Mumtaz Mahal não fora a primeira esposa de Shah Jahan, na verdade ela foi o segundo casamento do Imperador, mas logo se tornou sua principal esposa, a mais amada, amiga, confidente e conselheira.
Consta que Mumtaz Mahal acompanhava Shah Jahan a todos os compromissos, inclusive as campanhas militares.
Consta ainda que ela inspirava o Imperador a olhar pelos mais necessitados e a ser generoso.
Em outras palavras, ela parece ter feito o que muitas mulheres são capazes de fazer com alta maestria: despertar o cavalheirismo e inspirar a suavização dos homens, por mais brutos que sejam.
O casamento de conto de fadas entre Mumtaz Mahal e Shah Jahan terminou em 17/06/1631, no 14º parto da princesa, realizado em Burhanpur, durante uma das campanhas militares do marido.
Consta ainda que o Imperador demorou meses a se recuperar, e que sua barba e cabelos ficaram totalmente brancos por conta da tristeza da perda de sua amada.
Perdeu o texto anterior desta seção? Clique AQUI.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mumtaz_Mahal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Shah_Jahan
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal

Imagens:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Taj_Mahal,_Agra,_India_edit2.jpg

http://www.cbgt.com/news--events/category/india

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Taj_From_Agra_Fort.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Taj_Mahal-11.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário