Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2016

FESTA DE SÃO PEDRO

FESTAS JUNINAS
Todos os anos, no dia 29 de junho, é celebrada a festa de São Pedro. O que a maioria dos cristãos ignora é que a festa também é de São Paulo!
Assim sendo, essa inclusão de mais um santo na festa não é motivo exatamente de alegria, pois a data marca o martírio de ambos, ocorrido em Roma, por ordem do Imperador Nero que, por sinal, adorava uma fogueira, aparentemente!
Pedro foi o primeiro apóstolo de Jesus e ganhou este nome do próprio Mestre, pois se chamava Simão. Nascera provavelmente em Betsaida e era pescador em Cafarnaum.
Após a morte de Jesus, Pedro passou seu tempo pregando entre as cidades de Jerusalém, Antióquia e Roma, onde foi morto entre 64 e 67 d.C.
Paulo, antes chamado Saulo, era original de Tarso e fez carreira como perseguidor dos cristãos até que uma visão o fez mudar de lado. Suas pregações auxiliaram imensamente na difusão do cristianismo nas cidades mediterrâneas até ser decaptado entre 64-67 d.C. por ordem de Nero, segundo a tradição cristã.
A Festa de São Pedro e São Paulo atualmente integra as Festas Juninas, celebração derivada da cristianização da festa pagã do Midsommar (ou Mid Summer - Meio do verão).
O Midsommar é comemorado durante o solstício de verão, o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. 
Na ocasião, e por quase toda Europa, e também nas Américas, os povos celebram acendendo fogueiras.
Com o advento do cristianismo a festa passou a ser associada à pessoa de João Batista, com data fixada em 24/06, embora no caso dos pagãos o dia possa variar entre 19 e 25 de junho, como no caso dos países nórdicos e dos praticantes da Wicca.
Os romanos também celebravam nesta época, no caso deles, porém, a festa era dedicada ao deus do trovão noturno, Sumanus.
São Pedro no trono, à direita São Paulo e à esquerda São João Batista
O Reino de Clio considera que é sempre bom saber exatamente sobre o que estamos celebrando. E agora vamos à fogueira, ao forró e às comidas típicas! Viva Junho!
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_de_S%C3%A3o_Pedro_e_S%C3%A3o_Paulo
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_de_Tarso
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sumano

Imagens:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina#/media/File:The_Feast_of_Saint_John.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Caravaggio-Crucifixion_of_Peter.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_de_Tarso#/media/File:Decapitaci%C3%B3n_de_San_Pablo_-_Simonet_-_1887.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário