Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O MAYFLOWER CHEGA A PLYMOUTH

A SAGA DOS PEREGRINOS EUROPEUS NA AMÉRICA
Em 21/12/1620 os peregrinos do navio Mayflower desembarcavam na Baia de Plymouth, atual estado de Massachussetts, onde estabeleceram uma colônia.
Eles vinham de uma verdadeira epopéia que começara em Southhampton, Inglaterra, de onde partiram em 05/08/1620.
O grupo, inicialmente composto de 122 pessoas, a maioria delas puritanas que buscavam escapar das perseguições da Igreja Anglicana, partiu em dois navios, o Mayflower e o Speedwell.
Réplica do Mayflower em Plymouth
Mas esta última embarcação apresentou problemas de tal ordem que precisou retornar duas vezes à Inglaterra para reparos, sendo definitivamente descartada.
Nesta situação, 20 pessoas desistiram da viagem de modo que os 102 passageiros restantes, mais a tripulação de aproximadamente 30 marinheiros tiveram de se espremer no Mayflower para cruzar o Oceâno Atlântico.
O Mayflower, comandado pelo Capitão Christopher Jones, partiu definitivamente em 03/09/1620 e a chegada ao Cabo Cod ocorreu em 11/11/1620.
Seu destino, pré-estabelecido pela Coroa Britânica, seria o Rio Hudson, na atual Virgínia, mas o mau tempo impediu o prosseguimento da viagem de modo que eles decidiram desembarcar na região do Capo Cod mesmo.
Antes disso, considerando que estavam fora da região cedida pela Inglaterra, os viajantes criaram um pacto social, conhecido como Pacto do Mayflower, no qual estabeleciam regras de convivência e um governo.
O primeiro ano, porém, foi muito difícil, considerando que a chegada ocorreu no inverno e não houve tempo hábil para estabelecer uma plantação. Muitos colonos morreram de fome e doenças relacionadas à desnutrição.
Alguns estadunidenses muito famosos foram ou são descendentes dos peregrinos que desembarcaram do Mayflower, dentre eles alguns Presidentes como John Quincy Adams, Ulysses S. Grant (Confederados), Franklin D. Roosevelt e os Bush, entre outros.
Representação do primeiro assentamento
Também alguns artistas como Marilyn Monroe, Orson Welles, Clint Eastwood, Alec Baldwin, Humphrey Bogart, Christopher Lloyd, Richard Gere, Christopher Reeve, Ashley Judd, Sally Field, etc.
Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Fontes e Imagens:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mayflower
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_do_Mayflower
http://mayflowerhistory.com/famous-descendants
https://en.wikipedia.org/wiki/Plymouth,_Massachusetts#Colonial_era
https://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_colonial_dos_Estados_Unidos#Os_peregrinos




Nenhum comentário:

Postar um comentário