Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de março de 2017

JOÃO PAULO II - DE PEÃO A PAPA

JOÃO PAULO II
DE PEÃO A PAPA
Em um dia 02/04 como este, em 2005, terminava a vida e o pontificado de João Paulo II, o 264º Papa, segundo a cronologia da Igreja Católica Apostólica Romana.
João Paulo II nasceu Karol Józef Wojtyła em Wadowice, Polônia, a 18/05/1920, filho do suboficial do Exército Polonês, Karol Wojtyła e Emilia Kaczorowska.
O futuro Papa teve uma irmã, Olga – falecida antes de Karol nascer, e um irmão, Edmund, que era médico e faleceu antes de Karol completar 20 anos. Em 1929 Emília também faleceu, deixando Karol orfão.
Em 1938 Karol pai e Karol filho se mudaram para a cidade de Cracóvia, onde o jovem foi matriculado na Universidade Jaguelônica dedicando-se a estudar Filologia e Línguas, foi voluntário na Biblioteca, atuou no teatro e foi obrigado a se alistar na Legião Acadêmica, onde teria se recusado a atirar.
Em 1939, com a invasão alemã, a Universidade Jaguelônica foi fechada e todos os alunos obrigados a trabalhar. A opção seria a deportação para a Alemanha. Karol desempenhou as funções de mensageiro, mineiro e na Indústria Química Solvay.
Em 1941, após a morte de seu pai, Karol ficou sozinho no mundo, já que toda sua família havia falecido. Isso levou o rapaz a procurar o Arcebispo Adam Stefan Sapieha que o colocou no seminário clandestino.
Em 01/11/1946 Karol foi ordenado sacerdote, não sem antes ter sido atropelado e socorrido pelo Exército Alemão e escapado do Domingo Negro, quando tropas nazistas prenderam milhares de poloneses para evitar um levante igual ao de Varsóvia.
Karol, então, foi para Roma estudar Teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino onde chegou a fazer Doutorado com a tese A Doutrina da Fé segundo São João da Cruz.
Em 1948 retornou à Polônia, para assumir a Paróquia de Niegowić. Ali ele, inspirado no gesto do santo francês Jean Marie Baptiste Vianney, ajoelhou-se e beijou o chão pela primeira vez.
Em 1949 foi transferido para Cracóvia e passou a lecionar Ética na  Universidade Jaguelônica e, depois, na Universidade Católica de Lublin. Em 1954 fez o segundo doutorado, em Filosofia, mas só colou grau em 1957 por conta da interferência dos soviéticos.
Publicou diversos textos religiosos sob seu próprio nome e textos não religiosos sob os pseudônimos de Andrzej Jawień e Stanisław Andrzej Gruda.
Em 04/07/1958 foi elevado a Bispo Auxiliar de Cracóvia pelo Papa Pio XII. Em 1962 participou ativamente do Concílio Vaticano II. Em 13/01/1964 foi elevado a Arcebispo da Cracóvia pelo Papa Paulo VI.
Seguindo sua carreira religiosa, em 26/06/1967, pelas mãos do mesmo Papa Paulo VI, Karol foi nomeado para o Colégio de Cardeais.
Em 06/08/1978 o Papa Paulo VI morreu e o Conclave posterior elegeu o italiano Albino Luciani, que adotou o nome de João Paulo I, mas que faleceu apenas 33 dias depois, obrigando a convocação de um novo Conclave.
Paulo VI e João Paulo I.
Nesta nova eleição papal, concorriam dois Preferiti, ou preferidos. Um deles era o conservador Cardeal Giuseppe Siri, de Gênova, e o liberal Cardeal Giovanni Benelli.
Giuseppe Siri e Giovanni Benelli.
Como ambos sofriam feroz oposição, abriu-se espaço para uma terceira via, que foi Karol Józef Wojtyła, eleito com 99 dos 111 votos do Conclave, dados na  oitava votação do segundo dia.
Adotando o nome de João Paulo II, Karol foi o Papa mais jovem desde 1846 e o primeiro não italiano em 455 anos. 
Começava ali um pontificado que percorreu mais de cem países, combateu o comunismo e tornou a figura do Papa, antes pouco conhecida fora dos muros do Vaticano, uma celebridade mundial, ao mesmo tempo conservadora e aberta aos novos tempos da comunicação mais direta com o rebanho através da televisão.


Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.

Fontes e Imagens:
http://w2.vatican.va/content/vatican/pt/holy-father/giovanni-paolo-ii.html
http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt.html
http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/trajetoria-de-joao-paulo-ii/
http://ilsismografo.blogspot.com.br/2015_01_03_archive.html
http://www.snpcultura.org/nelson_mandela_joao_paulo_ii_bento_xvi.html
http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/as-visitas-de-joao-paulo-ii-ao-brasil-10201517
http://o-diariodedeus.blogspot.com.br/2017/02/joao-paulo-ii-virtudes-de-um-papa-santo.html
http://tatanews.blog.br/veja-a-trajetoria-de-dona-marisa/
http://minutoprofetico.blogspot.com.br/2008/04/histrico-dos-encontros-de-papas-e.html
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/papa-clama-por-liberdade-em-cuba-8h2knyofn4hzufc3lhfiqdvm6
http://santosesantasdedeus.blogspot.com.br/2012/10/a-vida-de-karol-wojtyla-beato-joao.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_II
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Siri
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Benelli
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_I
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_VI
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Maria_Batista_Vianney
http://www.post-gazette.com/news/world/2014/04/24/Pope-leaves-legacy-as-sex-educator/stories/201404240193
https://www.scross.co.za/2014/04/two-saintly-popes/

https://cvcomment.org/2014/04/27/john-paul-ii-a-giant-among-popes/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário