Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de março de 2017

LIVRO DOS MORTOS - FINAL


AS CONFISSÕES NEGATIVAS E OS DEZ MANDAMENTOS
As 42 confissões negativas do Livro dos Mortos, apesar das variações, talvez fruto das traduções, constituem o código de conduta, os princípios éticos e morais sob os quais se sustentava a sociedade egípcia.
É uma impressionante coleção de comportamentos corretos que a pessoa deveria observar em vida, considerando futura cobrança pelos deuses após a morte.
O fato de que o Livro dos Mortos ensina como passar pelos desafios, oferecendo fórmulas e indicando amuletos, revelando que os egípcios não eram exatamente fiéis em vida, isso não exclui a conclusão de que aquele povo tinha princípios éticos e morais que considerava relevantes para atingir o Paraíso.
É justamente neste ponto que o Livro dos Mortos se encontra com os Dez Mandamentos de tal forma que alguns estudiosos chegam a sugerir que Moisés teria se inspirado nele para compor seu código de conduta. Retiram de Deus a autoria, o que consideramos um erro e aqui está escrevendo um autor cristão que não vai se separar de sua convicção.
Nós, enquanto cristão, consideramos que, como as Leis de Deus são perfeitas, e portanto imutáveis, qualquer código de boas práticas encontrará respaldo nestas Leis e terá muitas semelhanças com outros códigos semelhantes, guardando apenas pequenas diferenças de núcleo cultural e temporal.
Dito isto, vejamos as semelhanças entre os dois códigos. Listaremos as Confissões Negativas do Papiro de Ani a partir da tradução de nosso controverso Wallis Budge[1], auxiliados pelo blog Guarda-Livro[2] quando necessário.
Primeiro vamos separar os Mandamentos que possuem equivalentes egípcios e, depois, veremos o que sobra, se haveria, de fato, muita diferença. Acima, sem numeração e em negrito, vai o Mandamento e, abaixo, numeradas, as confissões, na ordem do Papiro de Ani:
Não usar o nome de Deus em vão;
27 Eu não blasfemei.
37 Eu não amaldiçoei Deus.
Não roubar;
Não cobiçar o que é do outro.
02 Eu não cometi roubo com violência.
03 Eu não roubei.
05 Eu não roubei grãos.
06 Eu não furtei oferendas.
07 Eu não roubei a propriedade de deus.
16 Eu não roubei terra cultivada.
39 Eu não tenho roubado o pão dos deuses.
40 Não desviei bolos khenfu dos espíritos dos mortos.
41 Eu não arranquei o pão de crianças nem tratei com desprezo o deus da minha cidade.
42 Eu não matei o gado que pertence ao deus.
Não matarás;
04 Eu não matei homens e mulheres.
14 Eu não ataquei qualquer homem.
28 Eu não sou violento.
Não levantar falso testemunho;
08 Eu não proferi mentiras.
15 Eu não sou homem falso.
18 Eu não caluniei.
20 Eu não desmoralizei verbalmente a mulher de homem algum.
Não cometer adultério;
Não desejar a mulher do próximo.
11 Eu não cometi adultério, não deitei com homens.

Nossa comparação pode ser contestada por uma observação mais rigorosa, no entanto, estamos buscando apenas a essência, o conceito que aproxima as duas filosofias.
Assim, para nós, a blasfêmia e a maldição proferidas contra a divindade podem ser encaixadas como transgressão ao “Não usar o nome de Deus em vão”, assim como a violência pode estar junto ao “Não Matarás”, considerando que o assassínio dificilmente prescindirá de alguma forma de violência.
Da mesma forma, embora a mulher do próximo não seja necessariamente sua esposa, não haverá adultério se não houver, antes, o desejar da esposa alheia.
Quanto ao “Não Roubarás”, todas as confissões negam algum tipo de subtração de propriedade de outrem, sejam eles deuses, espíritos ou homens e não há, a nosso ver, a possibilidade de que alguém vá roubar algo que, de alguma forma não tenha cobiçado antes.
Na mesma linha, mentir, ser falso, caluniar e desmoralizar, certamente se encaixam na categoria de falso testemunho.
Vemos, portanto, que sete (70%) dos Dez Mandamentos possuem alguma relação com as Confissões Negativas do Papiro de Ani. São nada menos que 20 confissões (quase 50%) relacionadas de alguma forma a um equivalente hebreu.
Indo além, considerando que a semelhança é irrefutável, também fica claro que o código de conduta egípcio é bem mais detalhado e específico, embora a simplicidade Divina dos Dez Mandamentos tenha o dom de torná-los muito mais abrangentes.
Os Mandamentos restantes (Amar a Deus sobre todas as coisas / Santificar o dia de descanso / Honrar pai e mãe) também não ficam descartados quando sabemos do cuidado egípcio com a religiosidade e com seus antepassados. É provável que isso fosse tão óbvio que nem precisaria ser incluído nas confissões.
Vejamos, agora, as confissões restantes:
01 Eu não cometi pecado.
09 Eu não joguei comida fora
10 Eu não proferi maldições
12 Eu não fiz ninguém lamentar
13 Eu não comi o coração.
17 Eu não fui um intrometido.
19 Eu não senti raiva sem justa causa.
22 Eu não me profanei
23 Eu não aterrorizei ninguém
24 Eu não transgredi a lei
25 Eu não fui irado
26 Não fechei os ouvidos às palavras verdadeiras.
29 Eu não fui um agitador de conflitos.
30 Eu não agi com pressa imprópria.
31 Eu não pressionei em debates.
32 Eu não falei demais
33 Não prejudiquei ninguém, não fiz nenhum mal
34 Não fiz feitiços nem blasfêmias contra o Faraó
35 Eu não interrompi o fluxo de água
36 Eu nunca elevei minha voz.
38 Eu não agi com arrogância.

Vemos que as confissões restantes apenas aprofundam e especificam mais as anteriores, como se fossem, a nosso ver, gradações mais leves, mas que podem levar aos degraus maiores, que relacionamos aos Dez Mandamentos.
Também vemos que demonstram o comportamento egípcio em comunidade, nos permitindo perceber que aquela sociedade considerava incorreta a alteração de comportamento, a perda do equilíbrio interior e abominavam o desperdício.
Por fim, o status quo também ficava garantido pois, atentar contra o Faraó, ainda que apenas em palavras, era um pecado!





[1]     O PAPIRO DE ANI - O LIVRO EGÍPCIO DOS MORTOS - Traduzido por E.A. Wallis Budge. Disp.:http://www.historia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/fontes20historicas/livro_egipcio_dos_mortos.pdf

[2] http://guarda-livro.blogspot.com.br/2014/06/42-confissoes-negativas-para-maat.html


Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.


Se perder alguma parte desta série, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário