Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2016

DEUSES EGÍPCIOS – AMON

DEUSES EGÍPCIOS – AMON
Por Carla Oliveira Santos
Esse deus era considerado pelos antigos egípcios como o Rei de todos os deuses, como aquele que criou tudo que é vivo. Juntamente com sua esposa Mut e seu filho Khonsu, formava uma espécie de trindade divina.
Na religião do Egito Antigo nós vimos a formação de algumas outras trindades divinas. O que era bastante comum, pois os deuses estavam interligados entre si. Eram maridos e esposas e filhos. Formavam uma grande família religiosa que regia o poder das forças da natureza.
Amon era bastante popular, e seu culto foi prestado em várias cidades do antigo Egito. Foi exclusivamente para adorá-lo que o Templo de Karnak foi construído.

Amon podia ser representado de maneiras diferentes: como um homem, como um carneiro ou ainda como um ganso. E esses animais eram relacionados à sua figura, sendo assim, animais sagrados para os egípcios.
Os sacerdotes de seu templo eram figuras de destaque, tanto nas suas vestes, quanto na sua forma de viver. Eles só podiam usar túnicas brancas, enfeitadas apenas por pele de leopardo, em suas cabeças não poderia haver um fio de cabelo e também jamais poderiam usar perucas. A principal cidade a prestar culto a esse deus foi Tebas, um importante centro comercial do Egito.
Com a derrota do monoteísmo de Akhenaton, o culto a Amon, o mais poderoso antes, e mais prejudicado com a ascensão de Aton, voltou a predominar no Egito, sobretudo no reinado de Ramsés II – O Grande. O Egito tinha feito sua escolha...

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amon
Imagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Amun
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Amun-Ra-Min?uselang=pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário