Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

BASTIDORES DA II GUERRA - III

ROOSEVELT x CHURCHIL1
A grande maioria dos livros didáticos de História abordam a II Guerra Mundial, assim como toda a História, de forma tão superficial que poderíamos dizer “passageira”. Explica seus motivos, suas fases, desfecho e consequências. Seria difícil fazer diferente, de modo que não é exatamente uma crítica.
A maior parte dos estudiosos que se debruçaram sobre o tema de forma aprofundada, ficam restritos à vasta documentação pública, civil e militar, e gravitando em torno dos grandes nomes: Hitler, Mussolini, Tojo, Stalin, De Gaulle, Roosevelt e Churchill. Certamente não há como fugir destes, pois seus feitos gigantescos fizeram com que figurassem no panteão da História, para o bem ou para o mal. Mas não raras vezes há um quê maniqueísta.
Daí a importância que dedicamos a esta obra de Lynne Olson, “Churchill e Três Americanos em Londres”. Os gigantes estão lá presentes, um deles no título, pois do contrário não passaria nem pelos editores, mas o foco não é Churchill, e sim os três americanos, e vários outros ao seu redor, que passam quase inominados pelos livros (não por este), mas que foram fundamentais na História.
O mais surpreendente, porém, é que ao focar personagens secundários, Lynne Olson desnuda os gigantes de uma forma tão impressionante que os arrasta ao nível do ser humano comum. Vejamos se o leitor concorda com essa visão...
Quem lê a maioria dos livros sobre o período forma a imagem de que os EUA demoraram a entrar na guerra, mas, enquanto isso, ajudaram a Inglaterra de todas as formas que poderiam, menos nos combates. E que, após Pearl Harbour, os EUA entraram de cabeça, aliaram-se aos ingleses em uma amizade que os levou até a Alemanha. Sim, em resumo de linhas bem gerais, foi isso mesmo. Mas a realidade que Lynne Olson nos revela é bem mais complexa.
ROOSEVELT PEDE APROVAÇÃO PARA DECLARAÇÃO DE GUERRA CONTRA O EIXO
De início, os dois povos só tinham em comum a língua inglesa, mas nenhuma compreensão cultural mútua, pelo contrário, nutriam preconceitos e cultivavam estereótipos arraigados entre si.

...seus líderes políticos e militares, de Churchill e Roosevelt para baixo, tinham pouquíssimo entendimento e conhecimento uns dos outros. Ignorantes a respeito da história e da cultura do futuro parceiro, os dois aliados tendiam a pensar em estereótipos quanto aos seus primos de além-mar, com escassa avaliação de suas respectivas dificuldades políticas e militares. Suspeitas, tensões, preconceitos e rivalidades ameaçaram descarrilar a nova e singular confederação antes mesmo que ela se firmasse. E os problemas foram exacerbados pela atitude condescendente inglesa em relação aos americanos e pelo ressentimento dos EUA com a Inglaterra.(pg. 15)

Diante do colapso que se aproximava, toda a comunicação, gestos e oratória de Churchill em direção aos EUA era um incessante cortejar ao Presidente Roosevelt. Este, em seus discursos, prometia tudo, menos entrar na guerra. Falava em urgência, mas a prática ficava distante disso. Surpreendente, porém, é perceber que os EUA “ajudaram” Hitler na tarefa de sangrar a Inglaterra ainda mais.

Em troca de cinquenta contratorpedeiros americanos bastante velhos, cedidos no verão de 1940, o governo Roosevelt exigiu que lhe fosse concedido o arrendamento por noventa e nove anos de bases militares na Terra Nova, nas Bermudas e em seis possessões inglesas no Caribe. A negociação, como todos sabiam, era bem mais vantajosa para os Estados Unidos do que para a Inglaterra, e o governo britânico ficou profundamente ressentido. Apesar disso, não teve alternativa e aceitou aquilo que considerou termos grosseiramente injustos.
[…]
Os ingleses sentiram-se ainda mais lesados quando os contratorpedeiros da Primeira Guerra Mundial chegaram. Dilapidados e obsoletos, eles não podiam ser empregados sem extensas e custosas reparações.

Quando a lei que proibia a exportação para nações em guerra foi modificada para autorizar a venda à Inglaterra, foi exigido pagamento à vista, em dólares, ficando o transporte por conta do comprador! O ouro inglês praticamente acabou, foi pedido empréstimo à Bélgica e a situação ficou tão crítica que “...o ministro das Finanças sugeriu ao Gabinete que considerasse a requisição de anéis de casamentos e outras joias daquele metal precioso da população inglesa.”
O primeiro encontro de Roosevelt com Churchill ocorreu em 29/07/1918, ao final da Primeira Guerra Mundial, quando Roosevelt tinha 36 anos e Churchill 43. O americano guardou profundas recordações daquele dia. O inglês nenhuma. Roosevelt sentiu-se esnobado e Lynne Olson sugere que guardou ressentimentos por mais de 20 anos!

FDR ainda não tinha engolido o que considerava uma descortesia de Churchill. “Sempre desgostei dele, desde o tempo em que fui à Inglaterra em 1918,” disse o Presidente a Joseph Kennedy, em 1939. “Ele agiu como um pedante no jantar a que compareci, comportando-se como um lord, acima de todos nós.” (pg. 22)

ROOSEVELT ASSINA O LEND-LEASE
CHURCHILL, AO LADO DE GILBERT WINANT, ASSINA O ACORDO LEND-LEASE
Quando o programa Lend-Lease foi anunciado, Churchill percebeu que a Inglaterra seria ainda mais sangrada. E tornou-se realmente constrangedora a situação, considerando a importância que Roosevelt deu inicialmente ao programa, quando nomeou Averell Harriman para fazê-lo funcionar:

Senhor Presidente,” indagou um dos jornalistas, “qual a relação de Mr Harriman com a embaixada de lá? Ele representará diretamente o senhor?” Com um pigarro, Roosevelt replicou: “Não sei e não dou a mínima!” Quando outro repórter perguntou a quem Harriman se reportaria em Washington, o Presidente retrucou: “Não sei e não me interessa isso.” (pg. 55)

No decorrer da guerra, enquanto comandantes americanos e ingleses se digladiavam em teorias e planejamentos, cada um deles querendo para si e aos seus as glórias militares, sempre contidos pela determinação de Eisenhower em fazer as relações aliadas funcionarem, Roosevelt começava a impor cada vez mais seus pontos de vista e interesses, dando demonstrações de que considerava a Inglaterra como parte menos importante da aliança:
 
Quando a Inglaterra se opôs a uma proposta de se conceder acesso às companhias aéreas dos EUA a todas as rotas aéreas do mundo, Roosevelt enviou um telegrama a Winant, em novembro de 1944, a ser repassado a Churchill, dando a entender que os Estados Unidos poderiam interromper o auxílio do Lend-Lease caso os ingleses não aprovassem o plano. A mensagem era, na opinião de John Colville, “chantagem pura.” (pg. 253)

E, quando reunidos em Yalta, Roosevelt e Stalin pareceram formar aliança contra todos os pontos de vista de Churchill, chegando mesmo à descortesia pura e simples com o idoso Primeiro Ministro inglês:

Numa das sessões plenárias, Roosevelt e Stalin começaram a confabular antes da chegada de Churchill. Informado por um auxiliar que o primeiro-ministro aguardava do lado de fora, a resposta de FDR foi abrupta: “Ele que espere.”(pg. 256)
ACIMA: ENCONTRO DE TEERÃ. ABAIXO, ENCONTRO DE YALTA.
A postura de Roosevelt permitiu que Stalin tivesse terreno livre para avançar sobre a Polônia e saísse do conflito como a segunda maior potência militar do planeta. Churchill anteviu todos esses riscos, assim como Averell Harriman, agora embaixador americano em Moscou, e Gilbert Winant, embaixador em Londres. E todos os alertas não foram suficientes para que Roosevelt agisse com mais dureza nas negociações com Stalin:

Roosevelt, dando toda a impressão de que não se preocupava em deixar a União Soviética como potência militar e política dominante no continente europeu, ainda piorou as coisas, na opinião de Churchill, ao dizer a Stalin em Yalta que planejava retirar as tropas americanas da Europa, inclusive da Alemanha, em dois anos. (pg. 256)

WINSTON CHURCHILL. ABAIXO O PRIMEIRO MINISTRO COM A FAMÍLIA REAL.
Churchill, por seu turno, lutava contra os planos de dominação nazista na Europa, mas não queria sequer discutir a perda de partes do Império Britânico, pois segundo ele “não se tornara primeiro-ministro do Rei para presidir à liquidação do Império Britânico.” (pg. 221). Era contra o aumento de autonomia da Índia e resistiu a todas as tentativas de cessão de territórios ou de monopólios comerciais que mantinha com as demais regiões do império, no que era arduamente combatido por Roosevelt:

Temos de deixar patente aos ingleses, desde o início, que não seremos simplesmente o amigão que pode ser usado para tirar o Império Britânico de um aperto. (...) Creio que falo como presidente dos Estados Unidos quando digo que nosso país não ajudará a Inglaterra nessa guerra só para que ela continue capaz de tratar com desprezo povos coloniais.” (pg. 221)

O leitor deve estar atento ao fato de que os EUA queriam, eles mesmos, adentrar estes mercados. Quando políticos e militares americanos falam em liberdade, não é exatamente às pessoas comuns que se referem, mas, prioritariamente, aos negócios.
Por fim, o suposto e bem provável conhecimento de Churchill sobre o caso extra-conjugal de sua nora Pamela com Averell Harriman e depois com Edward Murrow, e de sua filha Sarah com o já casado Gilbert Winant, sem que se apresente um único registro de reprovação, não falam exatamente bem de um rematado conservador inglês, pelo que se depreende do relato de Lynne Olson.

Quando Randolph Churchill voltou à Inglaterra de licença e descobriu o caso, explodiu de raiva. Sua ira não derivava tanto do ciúme, disseram alguns amigos, mas de um sentimento de que havia sido traído por Harriman, com o qual criara até certa amizade quando, a pedido de seu pai, o acompanhara na missão no Cairo. Amargo, Randolph acusou os pais de cumplicidade com o adultério “debaixo do próprio teto deles,” em Chequers, e de só o fazerem por causa da importância de Harriman e dos americanos para a Inglaterra. (pg.181)

AVERELL HARRIMAN - GILBERT WINANT - EDWARD MURROW
PAMELA CHURCHILL - RANDOLPH CHURCHILL - SARAH CHURCHILL
A deliciosa obra de Lynne Olson nos transporta aos bastidores aliados da II Guerra Mundial e o que “vemos e ouvimos” por trás das portas é surpreendente e, por vezes, chocante.
Hitler previra que a aliança entre americanos, ingleses e soviéticos desmoronaria por conta das diferenças intransponíveis entre eles. Constatar que ele quase acertou é assombroso. Perceber os comportamentos indefensáveis de nomes gigantes como Roosevelt e Churchill, Montgomery e Patton, que ressaltam a importância de nomes bem menos conhecidos como Harriman, Murrow e Winant, é algo que não se espera, embora não seja aceitável deixar de conceder humanidade (virtudes e defeitos) a esses homens que escreveram a História.
Bem pensado, contudo, essas imperfeições humanas fazem com que os papéis desempenhados por Roosevelt e Churchill sejam, a despeito de tudo, talvez até maiores. A conclusão é que, se mesmo com todos esses defeitos, realizaram tais feitos extraordinários, bem fizeram por merecer o título de Gigantes da História.

FIM

Imagens:
http://en.wikipedia.org/wiki/W._Averell_Harriman
http://www.concordhistoricalsociety.org/john-gilbert-winant/
http://www.dvdtalk.com/reviews/24807/edward-r-murrow-the-best-of-person-to-person/
http://www.npg.org.uk/collections/search/portrait/mw165546/Sarah-Churchill
http://www.smh.com.au/articles/2007/06/20/1182019179355.html
http://www.npgprints.com/image/43999/bassano-ltd-randolph-frederick-edward-spencer-churchill
http://www.express.co.uk/news/uk/437795/Winston-Churchill-s-specially-trained-resistance-fighters-were-prepared-for-Nazi-invasion
https://fdrlibrary.wordpress.com/tag/winston-churchill/
http://dingeengoete.blogspot.com.br/2012/07/this-day-in-history-jul-26-1945-winston_2785.html

1Este artigo tem como fonte a obra de Lynne Olson, “Churchill e Três Americanos em Londres”, da Globo Livros (SP, 2013), Tradução de Joubert de Oliveira Brízida.

AULAS

HISTÓRIA DO BRASIL
BRASIL COLÔNIA
Iniciamos hoje uma nova etapa no Reino de Clio. Há muito terminadas as aulas de História Geral, chegou o momento de apresentar a História de nosso Brasil.
Esta primeira etapa, como não poderia deixar de ser, vai tratar sobre a expansão europeia, as grandes navegações, etc.

Quando a tomada de Constantinopla pelos turcos prejudicou as rotas de comércio das cobiçadas especiarias, chegava o momento de singrar mares nunca d'antes navegados!


Assista nossa aula "Descobrimento". A aula foi pensada para adolescentes, mas sempre é bom saber quem somos, de onde viemos, para onde vamos ser levados pelo mundo que nos cerca!
Visite nosso site clicando aqui, acesse a aba "História do Brasil", como indicado na imagem acima e, depois, escolha como deseja ver.

Para ver em slides, clique na imagem "DESCOBRIMENTO", indicada pela seta/círculo da imagem acima! Demora um pouco para abrir pois é um arquivo grande em PDF, mas vale à pena aguardar! Boa leitura"! Mas se preferir em vídeo, a aba "Veja em vídeo aqui" vai direcionar você ao nosso canal do Youtube.
Continua...
Para ler as mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

IDADE MÉDIA I - DOS BÁRBAROS AOS CAVALEIROS


FEUDALISMO

Péssima higiene, noções minúsculas de saúde, educação zero, fome, sujeira.

Tudo que Roma fora e representara estava soterrado sob ruínas. Cidades esvaziadas e decadentes... Eis a Idade Média por um tempo.

Nesta aula abordamos o assunto e esperamos que possa ser interessante para você e/ou seus alunos. Assista o vídeo clicando aqui.

Ou, se preferir, veja em slides na aba História Geral do Reino de Clio!



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CONGRESSOS E SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA - 2017


O Reino de Clio pesquisou congressos e seminários de História em 2017 para facilitar a vida do distinto público.
Também a pedidos, este post ficará disponível permanentemente. Vamos tentar atualizar semestralmente a pesquisa por eventos, ainda que alguns dos links indicados o façam periodicamente.
Não perca tempo e informe-se clicando em um dos links abaixo! Boas viagens!
ANPUH
XXIX SNH

EPHIS - UFMG
Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ROMA III - O IMPÉRIO

DE CÉSAR AUGUSTUS À QUEDA DE ROMA

É preciso um Imperador para governar um Império. A queda da República elevou o “Princips”, ou primeiro cidadão, a um posto máximo e isolado no topo da pirâmide do poder na Roma antiga.

Para o bem ou para o mal, a cidade eterna agora estava sob a direção da vontade de um homem só.

Nesta semana damos sequência à História de Roma. Assista o vídeo abaixo em tela cheia ou, se preferir, veja em slides na aba História Geral clicando aqui.

Venha e traga seus alunos para a Roma dos Césares!



sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

MUSEU DA REPÚBLICA – RIO DE JANEIRO

PALÁCIO DO CATETE
Chegar ao Palácio do Catete pela estação do metrô é muito interessante, pois não o vemos se aproximando, subimos as escadas emergindo do subsolo e, no topo, nos deparamos com sua presença imponente.
Mais da metade dos Presidentes que nosso país já teve, governou a partir daqueles belíssimos salões, mas apenas uma presença se impõe soberana a todos eles: Getúlio Vargas!
Se, por um lado, não podemos ignorar sua condição de ditador que exerceu uma forte repressão contra seus opositores, por outro não há como negar que foi o fundador do Brasil moderno, pai de quase todas as conquistas dos pobres e trabalhadores brasileiros.
Há poucas obras e empresas grandiosas neste país que não tenham a mão de Getúlio Vargas, de modo que, andar por aqueles salões e entrar no quarto onde as forças do atraso o levaram ao gesto extremo, foi muito impactante.
Considerando que aquelas mesmas forças sempre acabam retornando, ainda que sob outras roupagens, o Palácio do Catete está sempre ali, firme e forte, para lembrar aos vendilhões que a força do povo é maior.
O Reino de Clio convida você, seus amigos e seus alunos a conhecer o Museu da República – Palácio do Catete, fazendo a visita virtual clicando aqui. E, quando puder, visite pessoalmente. Você jamais vai esquecer!
Continua...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

MONUMENTO AOS PRACINHAS – RIO DE JANEIRO

O DESCANSO ETERNO DOS HERÓIS
Da estada no Rio de Janeiro o momento que nos trouxe maior emoção foi a visita ao Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, em especial o mausoléu.
O mausoléu é um cemitério onde repousam os restos mortais dos brasileiros que morreram na Itália, durante as operações da F.E.B. contra as forças alemãs.
Aqueles homens, ali sepultados, presentes no campo de batalha de forma voluntária ou não, depositaram no altar da liberdade o sacrifício máximo que um ser humano pode ofertar.
Independente de ideologias, ou mesmo de consciência, aqueles homens lutaram por uma causa justa. Enfrentaram e venceram o mal encarnado, rechaçaram as trevas e possibilitaram que o mundo em que vivemos não fosse pior do que é.
Constrange-nos, profundamente, ver nos dias atuais a televisão incensando figuras de tão pequena estatura à categoria de heróis, quando a quase totalidade dos nossos verdadeiros heróis repousa ali, sob as bandeiras da nação e dos estados.
O Reino de Clio rende aos verdadeiros heróis da Pátria, sua singela homenagem e convida você, seus amigos e seus alunos a prestar a mesma homenagem fazendo a visita virtual clicando aqui. E, quando puder, visite pessoalmente. Você jamais vai esquecer!
Continua...