Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA VI - 53 a.C.

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA VI1

No ano 532 o plano de César era punir os revoltosos do ano anterior, assim como seus aliados, e submetê-los todos ao domínio de Roma. Ele recrutou duas legiões novas e pediu mais uma a Pompeu, atingindo um total de dez legiões, o que perfazia um número entre 40 e 50 mil legionários.
Tal contingente permitiu ao general atacar pontos distintos, por vezes simultaneamente. O primeiro alvo foram os nérvios com objetivo de tomar ou destruir seus pertences e apreender gado e pessoas.
Ruínas em Bavay, antiga Bavaco, capital dos Nérvios.
O segundo alvo foram os senones, atacados de surpresa antes de poderem refuriar-se em sua fortaleza, atual cidade de Sens – França. Sem outra alternativa diante da situação, eles renderam-se.
Sens - Rio Yonne - Antiga Capital dos Senones.

Sens - Rue de la Republic. O leitor pensa que só no Brasil tem feira da sulanca?
O próximo objetivo, as tribos dos menápios, já se revelara difícil antes, pois o delta do Rio Reno era região pantanosa e conhecida dos menápios, que para ela se retiravam sempre que em perigo. César mobilizou, então, nada menos que sete legiões e conseguiu chegar ao alvo, pois os legionários construíram passagens sobre as terras úmidas dos pântanos.
Gante, Bélgica - Região das tribos dos Menápios.
Os menápios foram derrotados, seus bens foram destruídos, seu gado aprisionado, assim como muitas pessoas, o que obrigou-os à rendição. Os gauleses iam descobrindo, às custas de muito sangue, que não havia lugar onde se esconder dos romanos e sua engenharia.
Os treviros foram derrotados por Labieno que os enganou com uma estratégica simulação de fuga, aparentando ser um alvo fácil. Quando os treviros atacaram, antes da chegada dos reforços germânicos que esperavam, estavam em terreno muito desfavorável sendo logo rechaçados, perseguidos pela cavalaria e obrigados à rendição.
Trier, Alemanha - Antiga Treveroro, capital dos Treviros.

Trier, Alemanha - Termas Imperiais de Constantino.
Após tantas vitórias César atravessou novamente o Rio Reno para punir os germanos que enviavam ajuda aos gauleses e para desencorajar futuras invasões. Outra ponte foi construída e as legiões passaram.
Contudo, problemas com a logística do abastecimento abreviaram a permanência dos romanos que, desta forma, preferiram evitar um confronto com os povos suevos.
Urmitz, Alemanha - Provável região da segunda ponte de César sobre o Rio Reno.

Na sequência César dividiu seis legiões em dois grupos de três e as enviou para a área da floresta das Ardenas, onde elas tinham a missão de semear destruição e fazer prisioneiros. Por conta dessa ação as tribos daquela região renderam-se, inclusive os rebeldes eburões.
Floresta das Ardenas.
Com a aproximação de mais um inverno, chegava ao fim mais um ano militar de campanhas vitoriosas para César, mas... nada como uma primavera depois de um inverno...

Continua...

Imagens:

http://www.dualshockers.com/2013/12/02/caesar-travels-conquers-gaul-in-new-total-war-rome-ii-dlc-campaign-pack/
http://www.panoramio.com/photo/10453617
http://www.emersonkent.com/map_archive/gallic_revolt_53_52_bc.htm
http://www.panoramio.com/photo/52300292
http://www.urmitz.de/unser-urmitz/sehen-und-erleben/rheinbruecke/?id=10785

1Lembramos ao leitor a base para esta nossa série de textos é a obra “A Guerra das Gálias 58-50 a.C. - Roma Constrói seu Império”, de autoria de Kate Gilliver, publicada pela Editora Osprey.
2Todas as datas aqui mencionadas são a.C. (antes de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário