Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2016

INDEPENDÊNCIA DOS EUA

QUATRO DE JULHO
 
INDEPENDÊNCIA DOS EUA
No ano de 1776, no dia 04, ocorria a assinatura da Declaração da Independência e nascia os Estados Unidos da América.
A situação que levou ao rompimento das colônias com a Inglaterra ocorreu após o término das guerras contra os franceses, apoiados por índios americanos e canadenses.
A coroa inglesa precisava de dinheiro para cobrir os custos da guerra e como esta beneficiara as colônias, foi delas que a conta foi cobrada através de leis que o Parlamento Inglês aprovou.
Em 1764 foi criado o imposto sobre o açúcar, em 1765 uma taxação sobre atos oficiais, jogos de baralho, almanaques, livros, etc.
No ano seguinte, 1766, foi aprovada a supremacia do Parlamento Inglês sobre a legislação das colônias além de mais impostos sobre a importação de chumbo, vidro, tinturas, chá e papel.
Os protestos gerados nas 13 colônias foi imenso e todas essas leis foram revogadas em 1770, exceto os impostos sobre o chá.
Mas a gravidade dos conflitos ocorridos entre 1770-1775, como o incêndio do navio Gaspee e o descarte no mar da carga de chá pelo grupo Boston Tea Party (1773), fez com que o rompimento se tornasse irreversível.
A reação inglesa jogou mais gasolina na fogueira pois revogou a autonomia de Massachusetts, concedeu autonomia a Quebec (atual Canadá), fechou o Porto de Boston e deportou os culpados pelos conflitos, obrigando suas famílias a abrigar tropas inglesas. Não poderia resultar em outra coisa que não mais conflitos...
Uma série de manifestos sobre os direitos dos súditos foi publicada e a união das 13 colônias em um movimento unificado nasceu e foi crescendo entre 1774-1775.
No ano seguinte, 1776, foi formado um comitê de cinco membros a quem coube formular uma declaração de independência. Reunidos na Filadélfia os membros elaboraram e Thomas Jefferson redigiu o documento que, assinado em 04/07/1776, marcou o nascimento dos EUA.
A liberdade total, porém, só veio mesmo em 1781, quando as tropas inglesas sob comando de Lord Cornwallis, cercadas por terra pelas tropas americanas e francesas de George Washington e por mar pela Marinha da França, aceitou a rendição em Yorktown.
Dois anos depois, em 1783, o tratado de paz entre a Inglaterra e a nova nação americana foi assinado.
Fonte e Imagens:

http://reino-de-clio.com.br/Hist-Geral.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário