Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de outubro de 2020

CHURCHILL - Parte 24

CHURCHILL – Parte XXIV [1] [2]
Churchill era membro do Conselho Antinazista, que contava com membros do Partido Trabalhista e do movimento sindical, além de outras personalidades. Ele iniciou um movimento para defender a democracia que “pretendia juntar numa única base política todas as organizações que favorecessem a segurança coletiva e o rearmamento.
O governo seguia em seu ritmo moroso, mas fontes descontentes (algumas dentro do próprio governo), com essa morosidade continuavam a se dirigir a Winston com informações sobre as deficiências nas Forças Armadas. (<pg. 34-35)
Em 12/11/1936 Churchill discursou no Parlamento propondo “uma emenda apontando que as defesas britânicas, em especial aéreas, já não eram adequadas à paz, à segurança e à liberdade do povo britânico.
Ele criticou a inação do governo entre 1933-35 justificada por não terem ocorrido eleições gerais e que, portanto, não haveria um mandato dado pelo povo neste sentido.
Para ele a defesa nacional era um dever permanente do governo, a razão própria de sua existência e que não era por falta de apoio no Parlamento pois “O primeiro-ministro comanda enormes maiorias em ambas as Câmaras, prontas a votar a favor de quaisquer medidas de defesa.
E essa crítica abrangeu também o próprio Parlamento: “Estou chocado com o fracasso da Câmara dos Comuns em reagir efetivamente a esses perigos. […] A menos que a Câmara resolva procurar a verdade por si, cometerá um ato de abdicação do dever sem paralelo em sua longa história.
A resposta de Baldwin foi no sentido de que preocupara-se, no momento, com as repercussões eleitorais de propor o rearmamento em meio a uma onda pacifista:
Recordarão que havia o mais forte sentimento pacifista em todo o país desde a Guerra. […] Minha posição como líder de um grande partido não era propriamente confortável. […] Não consigo imaginar nada que teria tornado a perda das eleições, no meu ponto de vista, mais certa.”(<<<<<pg. 36-37)
Na sequência descobrimos o que pode ser um segundo erro no texto de Martin Gilbert. Seria um erro de sequência. Vínhamos abordando os eventos acontecidos no ano de 1936, passando pela remilitarização da Renânia, ocorrida em Março e o discurso de Churchill em 12 de Novembro[3] quando Gilbert retrocede quase um ano para descrever os eventos em torno da morte do Rei George V e a coroação de seu filho, o Rei Eduardo VIII.
Não há qualquer razão para esse lapso temporal, mas como estamos seguindo a sequência do autor, manteremos os eventos na ordem em que são apresentados. Saiba o leitor, contudo, que a morte do Rei George V ocorreu quase dois meses antes da remilitarização da Renânia por Hitler.
O Rei George V faleceu em 20/01/1936 e seu filho mais velho assumiu o trono com o nome de Edward VIII.[4] Seria mais um reinado comum se o rei não estivesse apaixonado por uma americana desquitada de nome Wallis,[5] vinda de dois casamentos fracassados anteriores e provavelmente estéril (por conta de um suposto aborto mal feito de um filho do Conde Galeazzo Ciano, futuro genro de Mussolini).
Seria um absurdo ver tais fatos como impeditivos para o amor ou um casamento nos dias atuais, contudo na Inglaterra dos anos 30 do Século XX isso era escandaloso e, considerando o risco de o país ficar sem um herdeiro direto pela esterilidade da esposa pretendida, tornou-se uma questão de Estado.
Churchill era amigo de Edward VIII há 25 anos e foi procurá-lo na intenção de demovê-lo da ideia de se casar. Winston não apoiava o casamento, mas sim que se desse mais tempo para o Rei pensar, acreditando que este acabaria desistindo de sua amada para manter a coroa já que essas eram as únicas opções que Stanley Baldwin lhe oferecera. Assim, Churchill escreveu a Baldwin relatando seu encontro com o Rei ocorrido no início de Dezembro/1936:
Eu disse ao rei que, se ele apelasse a você por mais tempo para se recobrar e para considerar, agora que as coisas tinham atingido o caos e que graves questões constitucionais e pessoais haviam feito com que você, no desempenho de seus deveres, fosse obrigado a confrontá-lo, eu tinha certeza de que você não deixaria de ter amabilidade e consideração. Seria cruel e errado tentar conseguir dele uma decisão no atual estado de coisas. (<pg. 36-39)
Winston achava que a pressão sobre o Rei seria reduzida, mas Neville Chamberlain pressionou por uma solução antes do Natal, considerando que a crise estava afetando as vendas! Contudo as críticas mais violentas, tanto dos políticos, como da imprensa, recairam sobre Churchill, como se ele quisesse convencer a todos a aceitar o casamento. Quando Edward VIII abdicou em 11/12/1936, porém, as coisas voltaram ao normal e Churchill escreveu, alguns dias depois, que não se arrependia da própria atuação no caso:
Não creio que minha posição política tenha sido muito afetada pelo caminho que tomei, mas, mesmo que tenha sido, não desejaria ter atuado de outro modo. Como você sabe, sempre preferi aceitar o que me diz o coração a fazer cálculos sobre os sentimentos públicos. (<pg. 39-40)
Edward VIII - Wallis Simpson - George VI
Em lugar de Edward VIII, assumiu o trono seu irmão, George VI.[6]  Para quem não sabe, George VI é o pai da Rainha Elizabeth II e nele foi baseado o personagem do filme O Discurso do Rei de 2010, interpretado pelo ator Colin Firth, premiado com o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação do rei gago, embora o ator não tenha qualquer semelhança física com o homem real.
CONTINUA

[1]    GILBERT, Martin. Churchill : uma vida, volume 2. tradução de Vernáculo Gabinete de tradução. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

[2]    Em relação às referências das páginas, que fazemos ao final de alguns parágrafos, por uma questão estética e de não ficar sempre repetindo, criamos um código simples com o símbolo “<”. Sua quantidade antes da referência da página indica a quantos parágrafos anteriores elas se relacionam. Exemplo: A referência a seguir se refere ao parágrafo que ela finaliza e mais os dois anteriores  (<<pg.200-202).

[3]    https://api.parliament.uk/historic-hansard/commons/1936/nov/12/debate-on-the-address#S5CV0317P0_19361112_HOC_331

[4]    Edward Albert Christian George Andrew Patrick David, (White Lodge, 23/06/1894 – Neuilly-sur-Seine, 28/05/1972) foi rei do Reino Unido e dos Domínios da Commonwealth e imperador da Índia, entre 20/01 e 11/12/1936, com o título de Eduardo VIII. Ele mostrava-se impaciente com os protocolos da corte e sua aparente indiferença para com as convenções constitucionais estabelecidas preocupava os políticos. Com poucos meses de reinado, ele causou uma crise constitucional ao propor casamento à socialite americana Wallis Simpson, divorciada do primeiro marido e em vias de se divorciar do segundo. Os primeiros-ministros do Reino Unido e dos domínios eram contrários ao casamento, argumentando que o povo nunca aceitaria uma mulher divorciada com dois ex-maridos vivos como rainha. Além disso, tal casamento entraria em conflito com o status de Eduardo como Governador Supremo da Igreja de Inglaterra, que proibia o casamento de pessoas divorciadas enquanto seus ex-cônjuges ainda estivessem vivos. Eduardo sabia que o governo liderado pelo primeiro-ministro britânico Stanley Baldwin renunciaria se os planos de casamento fossem em frente, o que poderia arrastar o rei a uma eleição geral e arruinar seu status de monarca constitucional politicamente neutro. Optando por não encerrar seu relacionamento com Wallis Simpson, Eduardo acabou por abdicar, sendo sucedido por seu irmão mais novo, Alberto, que escolheu o nome de reinado de Jorge VI. Ocupando o trono por apenas 326 dias, Eduardo foi um dos monarcas com o reinado mais curto em toda a história britânica e da Commonwealth. Ele nunca foi coroado.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_VIII_do_Reino_Unido

[5]    Bessie Wallis Warfield (Blue Ridge Summit, 19/06/1896 – Paris, 24/04/1986) foi uma socialite norte-americana. Eduardo VIII do Reino Unido, seu terceiro marido, abdicou do trono e se tornou Duque de Windsor para poder se casar com ela.  Antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial, o duque e a duquesa foram suspeitos por vários governos e pelo público de serem simpatizantes nazistas. Durante as décadas de 1950 e 1960, Wallis e Eduardo viajaram pela Europa e Estados Unidos vivendo uma vida de prazer como celebridades. Wallis passou a viver em reclusão após a morte do duque em 1972, raramente sendo vista em público. Sua vida pessoal tem sido uma fonte de muitas especulações, e Wallis permanece até hoje como uma figura controversa na história britânica.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Wallis,_Duquesa_de_Windsor

[6]    Albert Frederick Arthur George; Norfolk, 14/12/1895 — 06/02/1952) foi rei do Reino Unido e dos Domínios da Commonwealth com o título de George VI. Foi o último imperador da Índia e primeiro chefe da Comunidade Britânica. Como segundo filho de George V não era esperado que herdasse o trono, o que fez com que passasse parte de sua vida sob a sombra da popularidade de seu irmão mais velho, Eduardo. Serviu à marinha e à força aérea durante a Primeira Guerra Mundial, retomando seus compromissos públicos usuais após o término do conflito. Casou-se com Lady Elizabeth Bowes-Lyon em 1923 e teve duas filhas: Elizabeth e Margareth. Durante o reinado de George VI, acelerou-se o processo de desmembramento do Império Britânico e sua transição para a Comunidade de Nações. No dia de sua ascensão, o Oireachtas, parlamento do Estado Livre Irlandês, retirou a menção direta ao monarca de sua Constituição, declarando formalmente a república e deixando a Comunidade de Nações em 1949. Em 1939, o Império e a Comunidade de Nações, com exceção do Estado Livre Irlandês, declararam guerra à Alemanha Nazista. Nos dois anos seguintes, declarou-se guerra também à Itália e ao Japão. Embora o Reino Unido e seus aliados tenham saído vitoriosos do conflito, os Estados Unidos e a União Soviética elevaram-se como proeminentes potências mundiais, enquanto o Império Britânico declinava. Em junho de 1948, pouco menos de um ano após a independência da Índia e do Paquistão, Jorge abandonou o título de Imperador da Índia, mas manteve o status de rei de ambos os países (a Índia se tornaria uma república em 1950, como país-membro da Comunidade de Nações). Nessa época, o rei adotou o novo título de Chefe da Comunidade Britânica. Atormentado por problemas de saúde nos últimos anos de seu reinado, Jorge VI morreu em 1952, sendo sucedido por sua filha mais velha, Elizabeth II.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_VI_do_Reino_Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário