Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

CHURCHILL - Parte 36

CHURCHILL – Parte XXXVI [1] [2]
Apesar da recomendação médica de repouso absoluto, Churchill viajou para Ottawa, no Canadá, onde discursou no Parlamento relembrando a previsão furada do francês Weygand de que logo a Grã-Bretanha estaria com o pescoço torcido como de uma galinha. Winston falou, para delírio dos presentes: “E que galinha!” Quando as gargalhadas cessaram, acrescentou: “E que pescoço!
Só após retornar do Canadá ele tirou alguns dias de folga na Flórida. No retorno seu avião, pouco antes de pousar em Plymouth, foi confundido com um avião alemão e seis caças ordenados a decolar para abatê-lo. Felizmente o erro foi corrigido a tempo e ele pousou em segurança. (<<<<<<pg. 149-151)
Tropas Japonesas em Cingapura
No final de janeiro, com os japoneses avançando sobre Cingapura, Churchill pediu um voto de confiança no Parlamento, vencendo por 464 x 1. Mas as más notícias de 1942 estavam começando.
Os alemães mudaram seus códigos da máquina enigma que só foram decifrados no final do ano, ao mesmo tempo, os nazistas conseguiram decifrar os códigos britânicos para os comboios de carga do Atlântico Norte.
Em meados de fevereiro as forças que combatiam em Cingapura foram autorizadas à rendição: “Entre aqueles que foram feitos prisioneiros dos japoneses, havia 16 mil britânicos, 14 mil australianos e 32 mil indianos.
Em transmissão radiofônica Churchill conclamou a seguirem firmas na travessia da tempestade, no entanto os soldados em luta na Ásia não pareciam imbuídos do mesmo espírito, conforme relatou um dos comandantes britânicos na região: “nem os ingleses, nem os australianos nem os indianos demonstram verdadeira dureza de espírito e corpo”.
E, falando em corpo, o de Churchill parecia fraquejar com o peso que carregava sobre os ombros, a sucessão de más notícias e as críticas que já surgiam internamente, até mesmo da parte do Rei. Clementine temia por ele e a filha Mary escreveu que “Papai está muito deprimido. Não está muito bem fisicamente e está desgastado pela contínua pressão dos acontecimentos.” Enquanto isso os japoneses avançavam na Birmânia e em Java.
Tropas Japonesas na Birmânia

Tropas Japonesas em Java
No teatro de operações europeu Stálin pedia uma invasão aliada em 1942 para aliviar a pressão sobre a URSS, mas os EUA só estariam prontos para uma operação de tal envergadura em 1944. O que podiam fazer até lá seria prosseguir bombardeando as cidades alemãs.
Cidade alemã de Colônia devastada
Em 30/05/1942 a cidade de Colônia foi atacada por 1000 aviões bombardeiros sendo reduzida a ruínas fumegantes. Ao mesmo tempo o código secreto de comunicações do Japão foi decifrado e a frota a caminho de Midway foi interceptada com a destruição de quatro porta-aviões japoneses. (<<<<<<pg. 151-155)
Batalha de Midway
Em meados de Junho Churchill viajou novamente aos EUA para se encontrar com Roosevelt, desta vez na casa deste às margens do Rio Hudson. O próprio Roosevelt dirigia uma carro adaptado e deixou Winston meio assustado “confesso que em várias ocasiões, quando o carro se desequilibrou e resvalou nas bermas cheias de mato dos precipícios à beira do Hudson, desejei que os aparelhos mecânicos e os freios não tivessem nenhum defeito.
Neste encontro ambos concordaram em uma parceria nas investigações sobre a construção de uma bomba atômica. Também juntos receberam a notícia da queda de Tobruk, o que deixava Rommel na possibilidade de invadir o Egito. Roosevelt se comprometeu em enviar “trezentos tanques e cem canhões autopropulsionados”.
De volta a Inglaterra Churchill enfrentou uma moção de censura no Parlamento. No dia do início dos debates Rommel invadiu El Alamein, o que não foi nada bom para Winston assim acusado por um deputado trabalhista: “O primeiro-ministro vence debate após debate e perde batalhas atrás de batalhas. O país começa a dizer que ele luta nos debates como numa guerra e luta na guerra como nos debates.” Mas a moção de censura “foi derrotada por 475 votos contra 25.
Contudo, como que para lembrar que as más notícias sempre predominavam, um comboio de armas e suprimentos a caminho da URSS foi atacado e “Dos seus 34 navios mercantes, 23 foram afundados e apenas 11 chegaram à Rússia. De quase seiscentos tanques que o comboio transportava para a Rússia, quinhentos foram perdidos.
Em Agosto/1942 Churchill voou para o Cairo, onde constatou o desânimo reinante entre as forças britânicas. Então ele decidiu substituir o comandante do 8º Exército General Auchinleck pelo General Gott, cujo posto de Comandante em Chefe do Oriente Médio seria assumido pelo General Alexander.
Mas Gott foi morto quando seu avião foi derrubado pelos alemães e o escolhido para o posto foi o General Montgomery, que era considerado uma pessoa desagradável e sobre isso Winston escreveu a Clementine: “Se ele é desagradável com aqueles que trabalham com ele, é também desagradável com o inimigo”.
Do Cairo Churchill voou para Teerã e de lá para Moscou de onde foi levado a uma dacha (tipo de casa de campo) na qual esperavam por ele um banho quente e bebidas “muito além de nossas capacidades de consumo”.
Pouco depois ele foi levado ao Kremlin onde se encontrou com Stalin.
CONTINUA




[1]    GILBERT, Martin. Churchill : uma vida, volume 2. tradução de Vernáculo Gabinete de tradução. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

[2]    Em relação às referências das páginas, que fazemos ao final de alguns parágrafos, por uma questão estética e de não ficar sempre repetindo, criamos um código simples com o símbolo “<”. Sua quantidade antes da referência da página indica a quantos parágrafos anteriores elas se relacionam. Exemplo: A referência a seguir se refere ao parágrafo que ela finaliza e mais os dois anteriores  (<<pg.200-202).

Nenhum comentário:

Postar um comentário