Total de visualizações de página

domingo, 17 de maio de 2020

CHURCHILL - Parte 18


CHURCHILL – Parte XVIII [1] [2]
Na sequência de missões espinhosas que caracterizaram sua carreira, Baldwin designou Churchill para mediar questões existentes entre o Estado Livre da Irlanda e o Ulster, notadamente os traçados da fronteira e o pagamento de uma dívida de quase 160 milhões de libras da Irlanda ao Ulster. Ele conseguiu evitar qualquer alteração fronteiriça e parcelar a dívida em 60 anos. Fez coisa semelhante com relação à dívida externa da Itália para com a Inglaterra, parcelando até 1988! (pg. 514-515)
Para o orçamento do ano seguinte, Churchill propôs aumentar as receitas criando impostos sobre os combustíveis, carros de luxo, artigos de luxo, caminhões pesados e as apostas. Neste período a questão dos mineiros voltou à tona com os empresários insistindo em redução de salários ou demissões.
Um aumento da carga de trabalho não foi aceita e logo todos os mineiros foram despedidos e as minas fechadas o que levou, em solidariedade, à chamada Greve Geral de 1926 [3] no país e a supressão da edição do jornal Daily Mail pelos impressores.
Essa censura à imprensa foi o pretexto para que o governo interrompesse as negociações e solicitasse os planos para criação de um jornal oficial, tarefa dada a Winston. O jornal foi denominado British Gazette [4] e foi distribuído com ajuda de voluntários.  




[1]    GILBERT, Martin. Churchill : uma vida, volume 1. tradução de Vernáculo Gabinete de tradução. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

[2]    Em relação às referências das páginas, que fazemos ao final de alguns parágrafos, por uma questão estética e de não ficar sempre repetindo, criamos um código simples com o símbolo “<”. Sua quantidade antes da referência da página indica a quantos parágrafos anteriores elas se relacionam. Exemplo: A referência a seguir se refere ao parágrafo que ela finaliza e mais os dois anteriores  (<<pg.200-202).

[3]   A Greve Geral de 1926 no Reino Unido ocorreu entre os dias 3 a 12 de Maio, desencadeada pela secretaria-geral da Trades Union Congress, após negociações infrutíferas com o governo durante as discussões sobre os salários dos mineiros das minas de carvão.
     https://pt.wikipedia.org/wiki/Greve_geral_de_1926_no_Reino_Unido

[4]   O British Gazette (Gazeta Britânica) foi um jornal britânico de vida escassa, publicado pelo governo durante a greve geral de 1926. Um dos primeiros grupos de trabalhadores convocado pelo Congresso dos Sindicatos, quando a greve geral começou, em 3 de maio, foram os impressores e, conseqüentemente, os jornais apareceram apenas em breves fragmentos e de maneira truncada. O Governo decidiu substituí-los por uma publicação oficial que foi impressa no The Morning Post, uma publicação da direita tradicionalista que mais tarde foi fundida com o El Telégrafo Diario. Winston Churchill, então chanceler do Exchequer e ex-jornalista, tomou a iniciativa e orientou a linha editorial da British Gazette com o papel produzido em grande parte pela Organização para a Manutenção de Suprimentos. A Gazeta apareceu na manhã de 5 de maio. Com uma linha altamente patriótica e condenatória dos grevistas, tornando-se um meio eficaz de propaganda para o governo. O TUC produziu seu próprio jornal, o British Worker (com o subtítulo de Strike Official News Edition) para tentar contê-lo. A British Gazette vendeu com facilidade mais do que seu rival, com uma circulação que aumentou de 200.000 cópias para mais de 2.000.000. A Gazeta fez oito edições antes do desmoronamento da greve; a última edição tinha a manchete "General Strike Out".
https://es.wikipedia.org/wiki/British_Gazette
As forças armadas passaram a proteger desde as cargas de papel no Rio Tâmisa até o edifício onde funcionava a gráfica.
Churchill garantia que as edições dessem destaque aos aspectos da vida que seguiam normais e não mencionassem os setores e atividades prejudicadas pela greve. Um legítimo conservador, por assim dizer. E o jornal dos trabalhadores, o British Worker, nem de longe tinha tanto alcance.
Mas nas negociações ele tentou realmente conciliar os interesses de ambos os lados, porém as propostas de Winston não obtiveram apoio do governo conservador e ele abandonou as negociações (<<<<<pg. 517-521).
Com isso, a greve não terminou bem para os mineiros. A “Justiça” declarou a greve ilegal e impôs pesadas multas ao Congresso dos Sindicatos. E ainda:
Muitos trabalhadores que participaram da greve foram demitidos e colocados em uma lista negra por vários anos, e quem retomou nos últimos dias teve que aceitar salários mais baixos regulamentados por comissões oficiais. Em 1927, o governo promulgou a Trade Disputes and Trade Union Act, que proíbe apoio a greves, o financiamento ilegal dos partidos políticos incluídos com inscrições obrigatórias nas contribuições dos sindicatos e filiação de funcionários em sindicatos filiados à TUC e a multiplicação de piquetes. [5]




[5]   https://pt.wikipedia.org/wiki/Greve_geral_de_1926_no_Reino_Unido
Ao sair de férias, Churchill deu os últimos retoques no “terceiro volume de The World Crisis.” com “vívidas descrições das batalhas na Frente Ocidental.”  A obra foi descrita por Keynes como “um manifesto contra a guerra mais eficaz do que o trabalho de um pacifista”. (pg. 523)
Ao apresentar seu orçamento para 1927 ele se contentou em criar taxas apenas sobre “pneus de automóvel importados e vinhos e do aumento de impostos antigos sobre fósforos e tabaco.” Ele ainda planejava abolir tarifas locais, como forma de reduzir as despesas das empresas, para combater o desemprego, e criar taxas para compensar as cidades e os projetos do governo focando nos lucros e não nas propriedades, também tentava reduzir os gastos com a Marinha, no que sofria oposição de Neville Chamberlain. Apesar disso ele conseguiu aprovar 75% de suas propostas.
Neste período Churchill já era o político mais influente do país e até membros da realeza vinham assistir seus discursos, embora sua atuação tenha deixado de ser tão incisiva quanto no período liberal. (pg. 524-526) Neste momento era descrito, na comparação entre os dois períodos, assim:
Ninguém tinha menos capacidade para ‘aturar idiotas’, mas agora ele é amigável e acessível a todos, quer na Câmara quer nos lobbies, tornando-se muito popular no Parlamento — algo que nunca tinha sido antes da guerra e um grande acréscimo ao seu já formidável poder parlamentar. (<<pg. 524)
Em 1929 ocorreram eleições e o discurso de Churchill foi no sentido de evitar o retorno do Partido Trabalhista ao poder pois eles trariam “de volta os bolcheviques russos, que imediatamente cuidarão de planejar outra greve geral nas minas, nas fábricas e nas Forças Armadas”.

Poucas semanas depois foi lançado o quarto volume de sua série sobre a Grande Guerra, “The World Crisis : The Aftermath, fazendo um apelo eloquente a uma resolução das desigualdades e dos ressentimentos do pós-guerra.”
Como aquele período de campanha eleitoral coincidiu com a época de apresentar novo orçamento,  Winston lançou seu pacote de bondades na forma da extinção do imposto sobre o chá, em vigor desde o reinado de Elizabeth I. Mas isso não surtiu o efeito pretendido, Churchill foi eleito, mas os Conservadores perderam a chefia do governo. (<<pg. 531-533)
O resultado daquele pleito foi que os Trabalhistas subiram de 136 para 287 cadeiras e os Liberais de 19 para 59 cadeiras. Enquanto isso os Conservadores caíram de 260 para 152 vagas. [6]
CONTINUA




[6]   https://en.wikipedia.org/wiki/1929_United_Kingdom_general_election#Seats_summary

Nenhum comentário:

Postar um comentário