Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA - FINAL

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA - FINAL1

Nos anos 51 a 502 César dedicou-se a consolidar a conquista definitiva das Gálias e dividiu as legiões, enviando-as aos diversos pontos do território para punir os revoltosos e proteger o único povo que ficou a seu lado, os remos.

Ainda no inverno foram atacados os bitúriges e os carnutos. Ma primavera foi a vez dos belovacos, eburões, tréviros e, de novo, os carnutos.
  
Bourges, antiga Avaricum, sede dos Bituriges.
Chartres, antiga Autrico,sede dos Carnutos.
Beauvais, França - Antiga Cesaromagno, sede dos  Belovacos.

Rio Meuse, Liege, Bélgica - região dos Eburões.

Trier, Alemanha - região dos Treviros.

Apenas os sénones, sob liderança de Drappés, e os cadurcos, so liderança de Luctério, ofereceram resistência ao tomar a praça forte de Uxelodunum.

Logo a cidade foi cercada pelas legiões e as fortificações de cerco começaram a ser construídas. Ao tentar uma saída para buscar suprimentos, Drappés foi capturado.

César posicionou suas fortificações de modo que os acessos às duas únicas fontes de água dos rebelados foram cortados. Qualquer um que se aproximasse poderia ser atingido pelos romanos. Ao mesmo tempo foram escavados túneis em direção à fonte, para secá-la.

Os ataques contra essas defesas foram rechaçados. Quando a fonte secou os gauleses pensaram que era um sinal dos deuses e renderam-se. César poupou suas vidas mas mandou cortar-lhes as mãos para servir de exemplo.

Sens, Rio Yonne - Antiga Agedincum, sede dos Senones.

Cahors, França. Ponte Valentre sobre o Rio Lot. Antiga sede dos Cadurcos.
A Gália estava conquistada e quase totalmente pacificada. Essa paz passou a ser mantida pelas legiões que foram estabelecidas em todas as regiões.

Quem assistiu a série Roma, da HBO, verificou a representação da rendição de Vercingetórix e sua execução durante o triunfo de César, após a guerra civil.

É curioso verificar, porém, que os personagens principais da série, Titus Pullo e Lucius Voreno, de fato existiram. Ambos eram centuriões (na série apenas Voreno era) e disputavam atos de bravura, conforme o próprio César registrou em sua obra, Comentarii De Bello Galico: 
 
Havia nesta legião dois mui esforçados centuriões, que já se aproximavam das primeiras graduações, de nomes, T. Pullo e L. Voreno. Andavam estes em perpétuas disputas de qual seria o preferido, e contendiam todos os anos com inimizades sobre os primeiros lugares. Destes, no maior ardor do combate junto às trincheíras, diz Pullo: Por que é que hesitas, Voreno? Ou que ocasião esperas para mostrar o teu valor? Este dia será juiz de nossas competências. E ao dizer isto, salta fora das trincheiras, e arremete contra aquela parte em que os inimigos pareciam mais cerrados. Nem tão pouco Voreno se deixa ficar dentro, mas segue-o pelo receio de parecer menor na geral opinião. Restando medíocre espaço, lança Pullo o pilo contra os inimigos, e atravessa um da multidão que corria ao seu encontro; enquanto alguns protegem com os escudos o ferido que expirava, todos arremessam dardos contra ele, e tiram-lhe a possibilidade de voltar. É o escudo traspassado a Pullo, e fica-lhe o dardo preso no cinto. Este caso desvia-lhe a bainha, demora-lhe a mão direita no arrancar da espada, e o deixa embaraçado no meio dos inimigos que o cercam. Acode-lhe o inimigo Voreno, indo em seu socorro neste aperto. Logo toda a multidão se volta contra este abandonando Pullo. Atacando de improviso, combate Voreno de perto à espada, e morto um, consegue repelir por um pouco os mais; mas, enquanto aperta com mais ardor, cai, faltando-lhe o pé, num lugar inferior. A este cercado pelo seu turno socorre igualmente Pullo, e ambos com sumo louvor recolhem-se sãos e salvos para as trincheiras, deixando a muitos mortos no campo. De tal sorte provou a fortuna a um e outro, quer na competência, quer no combate, que, sendo um inimigo do outro, levou socorro e salvação a seu inimigo, sem que se pudesse decidir qual o mais valoroso.

A conquista da Gália por César foi a demonstração de como a política em Roma era capaz de influenciar as vidas dos povos de grande parte do mundo antigo. 
 
Se a guerra de César na Gália proporcionou a execução e o registro de feitos militares fabulosos, e a posterior romanização da região, o que significou um incremento civilizatório, também extinguiu a liberdade e a auto-determinação, embora os romanos fossem bem liberais quanto aos costumes culturais dos povos conquistados.

Milhares de gauleses, homens, mulheres, crianças e velhos foram mortos ou escravizados, outros tantos mutilados e um incontável número de mulheres violadas. Cidades e vilas inteiras foram destruídas, assim como colheitas e rebanhos.

Nos anos seguintes a dor da guerra seria levada ao coração de Roma, quando seus principais líderes entrariam em disputa mortal pelo poder total. 
 
Em uma análise bem ampla, a guerra na Gália financiou parte significativa da morte da República de Roma e o nascimento do Império.

FIM.

Imagens:

http://www.lashorasperdidas.com/index.php/2010/03/06/hoy-es-un-gran-dia/
http://www.dualshockers.com/2013/12/02/caesar-travels-conquers-gaul-in-new-total-war-rome-ii-dlc-campaign-pack/
http://www.flickriver.com/photos/lyon_photography/4953192699/
http://linnetmoss.com/tag/hbos-rome/
http://dvdbash.wordpress.com/2012/03/07/rome-hbo-complete-dvd-series/rome-hbo-dvd-polly-walker-kerry-condon-kevin-mckidd-ray-stevenson-james-purefoy-52/
http://dvdbash.wordpress.com/2012/03/07/rome-hbo-complete-dvd-series/rome-hbo-dvd-polly-walker-kerry-condon-kevin-mckidd-ray-stevenson-james-purefoy-48/

1Lembramos ao leitor a base para esta nossa série de textos é a obra “A Guerra das Gálias 58-50 a.C. - Roma Constrói seu Império”, de autoria de Kate Gilliver, publicada pela Editora Osprey.
2Todas as datas aqui mencionadas são a.C. (antes de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário