Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de julho de 2015

OS GRANDES FARAÓS - RAMSÉS II



A BATALHA DE KADESH

Contada pelo Faraó como uma grande vitória, a célebre batalha foi, no máximo, um empate e, por pouco, não encerrava logo no início o governo mais grandioso da História do Egito.


No quinto ano de reinado, Ramsés II reuniu mais de 20 mil soldados e marchou para a atual Síria com objetivo de expulsar os Hititas, o império rival do Egito na região.

As forças do Faraó eram compostas de 4 divisões: Amon, Ré, Ptah e Set, nomes de deuses egípcios, que tinham como alvo a cidade de Kadesh, uma fortaleza na qual Ramsés II esperava fixar uma base e poder lançar ataques.

Colina onde ficava a cidade-fortaleza de Kadesh

As divisões egípcias foram divididas. Três delas (Amon, Ré e Ptah) marchavam com Ramsés II diretamente para Kadesh, chegando pelo Sul, enquanto a divisão Set foi enviada pelo litoral, de onde deveria chegar pelo Leste, cercando a cidade.

Nas imediações de seu alvo, os batedores egípcios capturaram dois beduínos que, provavelmente pagos pelos hititas, mentiram para seus captores, informando que Kadesh estava desguarnecida e que as forças hititas estavam bem mais ao Norte.

Afoito, Ramsés II levantou acampamento e correu para a cidade. Nem mesmo a divisão Amon, que estava com ele, conseguiu acompanhá-lo e o resultado é que as forças egípcias estavam muito separadas umas das outras e sem comunicação entre si.

Isso não teria sido um grande problema se os Hititas não estivessem muito próximos, escondidos. Logo, o Rei Hitita Muwatalli II destacou seus carros de combate para atacar a divisão Ré pelo flanco direito destroçando-a.

O desenvolvimento da Batalha de Kadesh: as divisões do Faraó separadas, o ataque lateral Hitita, o cerco à Ramsés II e à divisão Amon e o equilíbrio com a chegada da divisão Ptah.


Sem oposição, os hititas fizeram a volta e atacaram a divisão Amon pela retaguarda e, logo, Ramsés II se viu na iminência de ficar cercado e ser capturado. A maior parte de seus oficiais superiores fugiu, deixando-o em situação precária.

Talvez por uma desesperada falta de opção e uma coragem suicida, Ramsés II reuniu o restante da divisão Amon e entrou na batalha. Neste momento, se Muwatalli II tivesse enviado o restante de suas forças, teria vencido a luta, mas, inexplicavelmente não o fez.


Quando a divisão Set chegou e entrou em combate a sorte da batalha começou a mudar. Muwatalli II enviou mais carruagens de combate, mas estas foram atacadas pela divisão Ptah, que também chegava ao campo da matança.

Ao final do dia, com imensas perdas de ambos os lados foram os hititas os primeiros a se retirar e pedir a abertura de negociações. Dada a situação desesperada inicial, não é de estranhar que Ramsés II tenha cantado vitória.

Quem mais perdeu, porém, foram seus oficiais fujões. Foram capturados e mortos pelo próprio Faraó.



As hostilidades com os hititas ainda prosseguiram por alguns anos e terminaram com um tratado de paz que promoveu o casamento de Ramsés II com a filha do novo Rei Hitita Hatusilli III (tio de Muwatalli II a quem depôs) e estabeleceu fronteiras e ajuda mútua contra os Assírios.

O Tratado de Paz Egípcio-Hitita


Após esta batalha Ramsés II ainda reinou por cerca de 60 anos e a assinatura do tratado, que trouxe o fim da guerra contra os hititas, permitiu ao Faraó dedicar-se à sua imensa obra construtiva. 

O Egito teve muitos Faraós importantes, mas nenhum deles faz mais juz ao título de Ramsés II: O Grande!



Continua...


Imagens:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/7d/Colossus_of_Ramesses_II_restored.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Temple_of_Derr_relief_of_Ramesses_II.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Ramesseum_siege_of_Dapur.jpg
http://ramessesthesecond.weebly.com/battle-of-kadesh.html
http://euler.slu.edu/~bart/Paintings-2.html
http://studentreader.com/kadesh-treaty/
http://john844.org/images/battle-kadesh-1274-bc-egyptians-vs-hittites?size=_original

Nenhum comentário:

Postar um comentário