Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - ANÚBIS

DEUSES EGÍPCIOS - ANÚBIS

Por Carla Oliveira Santos


Esse deus foi muito importante no processo de mumificação, e durante um longo tempo foi apresentado como o deus dos mortos, sendo posteriormente substituído por Osíris.

Esse processo ocorreu durante o médio Egito, ou Império Médio. Sua representação mais comum era a de um homem com cabeça de chacal.

Durante os rituais fúnebres Anúbis foi uma figura central, tido como protetor dos mortos e de seus locais de descanso.

É importante não esquecer que dentro de toda a complexidade religiosa do Egito Antigo, Anúbis, assim como todos os deuses, desempenhou diversos papéis, de acordo com os diversos contextos e com a linha de tempo.

Ao longo dessa nossa rápida jornada à mitologia religiosa do Egito, foi possível perceber que nenhum deus ou deusa teve um papel imutável e estável, mas todos foram passando por diversas mudanças e evoluções, e todos contribuíram em igual importância para inspirar e até mesmo criar novos mitos e novos deuses em outras partes do mundo.

É possível afirmar isso, devido a algumas semelhanças que esses deuses possuem quando comparados a outros deuses, a exemplo dos deuses greco-romanos. Alguns estudiosos conseguem encontrar semelhanças até com a religiões atuais a exemplo do cristianismo.

Agora, voltando a Anúbis, sabemos que seu papel no além túmulo era de muita importância. Afinal, ele era o guia, responsável por fazer com que todos chegassem ao local do julgamento, onde o coração seria pesado.

Durante o episódio em que Seth mata Osíris, este tem seu corpo embalsamado por Anúbis e torna-se, dessa forma, a primeira múmia de que se tem registro.
Continua...
Para conhecer, clique aqui.

Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.

Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.


Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%BAbis
Imagens:
http://arqueologiaegipcia.com.br/2012/08/15/anubis-o-senhor-das-necropoles/
http://www.youtube.com/watch?v=YAD65-Qyteo
http://ricardomonteiro.org/anbis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário