Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - BASTET

DEUSES EGÍPCIOS - BASTET

Por Carla Oliveira Santos


A deusa gato do Egito. É como ela é conhecida por nós no ocidente. Não se sabe muito a seu respeito. Era conhecida como a deusa da fertilidade, também.

Bastet desempenhava o papel de protetora das mulheres e dos gatos. Os eclipses solares eram atribuídos a ela, conhecidos como manifestações de sua grandeza e poder.

Sua representação mais conhecida era a de uma mulher com cabeça de gata. Devido a essa representação, o gato era um animal sagrado do Egito, e tê-lo era um sinal de status, assim como era um tributo a essa deusa.

Era bastante comum também encontrar nos lares egípcios objetos em forma de gato, pois significava respeito e era sinal de adoração.

O seu principal centro de culto era a cidade de Bubastis. Era uma divindade muito cultuada desde o Império Antigo. Estava relacionada com a lua, e tida como protetora das mulheres grávidas, protegendo seus partos de espíritos ruins que poderiam trazer doenças.

Sabe-se que as festas em sua homenagem eram alegres e concorridas, atraindo pessoas de todas as idades para brincadeiras harmoniosas, muita cantoria e dança. 

Continua...

Para conhecer, clique aqui.

Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.

Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.


Referência Bibliográfica:
http://www.fascinioegito.sh06.com/gata.htm
Imagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Statues_of_Bastet

Nenhum comentário:

Postar um comentário