Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de outubro de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – KOM OMBO

O TEMPLO DE DOIS DEUSES1

A exemplo do Templo de Hórus/Edfu, Kom Ombo também foi construído durante a dinastia dos Ptolomeus (pós Alexandre o Grande e perto da era do domínio romano), e sua construção passou por vários reinados.

Iniciada entre 180 e 145 a.C., no reinado de Ptolomeu VI, as obras se arrastaram até o reinado de Ptolomeu XIII, que se encerrou em 47 a.C., um intervalo de quase 100 anos do início à conclusão.


A diferença marcante que distingue Kom Ombo é que este templo foi dedicado a dois deuses: o deus criador e da fertilidade, o crocodilo Sobek, e Hórus, o deus falcão. Cada um deles compõe uma tríade, pois são acompanhados por suas esposas e filhos.

Sobek traz consigo a esposa Háthor e o filho Khonsu. Hórus, por sua vez, comparece na companhia de “Tesentnefert (a deusa irmã) e seu filho Panebtawy (senhor das duas terras)2


Ptolomeu VI, ladeado pelos deuses


Tendo sido usado como igreja pelos coptas e como quartel, ao longo do tempo Kom Ombo sofreu com retiradas de materiais, terremotos, com as cheias do Nilo e com a erosão, mas foi parcialmente restaurado por Jacques de Morgan em 1893.

O Templo de Kom Ombo enterrado na areia, antes da recuperação de 1893
O templo conta com altas e belas colunas. Suas salas são decoradas com cenas das atividades religiosas do rei, os símbolos do alto e baixo Egito, a lótus e o papiro, imagens astronômicas, lugas sagrados, deuses e rituais do Egito.

Em seus arredores foram feitas escavações que revelaram múmias de vários crocodilos. Nos dias atuais elas se encontram no Museu do Crocodilo, nas imediações do templo.

Múmias no Museu do Crocodilo de Kom Ombo
Na entrada principal a construção apresenta um texto no qual o Imperador Diocleciano rende homenagens a Sobek, Hathor e Khonsu e há ali, também, um nilômetro com a mesma função do aparelho igual de que é dotado o Templo de Hórus/Edfu.


Nilômetro de Kom Ombo
Os templos de Edfu e Kom Ombo mostram que, se a era ptolomaica trouxe a influência macedônica para a cultura egípcia, não deixou de ser influenciada por ela em larga medida, considerando que os deuses egípcios seguiram tendo papel relevante.

Supreendente também é a homenagem do Imperador Diocleciano. Sabe-se que os romanos eram bem liberais quanto aos aspectos culturais de suas províncias, inclusive os cultos, mas dai a prestação de homenagens vai uma distância considerável que poucas vezes vimos coberta.

Continua...
Você já leu o Manifesto pela Tolerância do Reino de Clio? Para conhecer, clique aqui.


1 http://www.egitoantigo.net/templo-de-kom-ombo.html
2 http://www.girafamania.com.br/africano/materia_egitokomombo.html


Imagens:
http://es.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Kom_Ombo
https://www.flickr.com/photos/gatastroficos/8039458915/
http://www.absolutegipto.com/templo-de-kom-ombo/
http://es.dreamstime.com/fotos-de-archivo-jerogl%C3%ADficos-antiguos-en-la-pared-del-templo-de-kom-ombo-image34657493
http://www.allegypthotelsguide.com/luxor_package_valley_of_the_kings17.html
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kom_ombo_ptolomeo.JPG
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Zangaki._0784._Kom_Ombo,_Temple_de_Sebek_et_Horus.jpg
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kom-Ombo_Temple.JPG
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:2nd_nilometer_in_Kom_Ombo_Temple
http://sandi-thepurpleturtle.blogspot.com.br/2014/03/a-trip-down-nileedfu-kom-ombo.html
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Hypostyle_halls_in_Kom_Ombo_Temple
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Night_in_Kom_Ombo_Temple

Nenhum comentário:

Postar um comentário