Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2016

IMPERATRIZ LEOPOLDINA - Parte II



IMPERATRIZ LEOPOLDINA1 – MATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – Parte II

Leopoldina era “...loura, de pele muito branca, e tinha os olhos azuis, de uma beleza que jamais perderia.” (pg.19) e foi uma criança inquieta, herdeira de características conflitantes e complementares, herdadas de seus pais.

O Imperador Francisco II tinha o distanciamento e o pragmatismo que lhe proporcionavam tomar decisões difíceis como em um jogo de xadrez, perdendo em um momento, para garantir o mais importante e talvez vir a ganhar depois.

A Imperatriz Maria Teresa era muito bem humorada e possessiva a ponto de sufocar o marido com suas constantes atenções.

Desta, Leopoldina herdou a alegria, embora também fosse “...reservada e não raras vezes melancólica.”. Era brincalhona e pouco concentrada, mas também enérgica e determinada, “voluntariosa e volúvel, [...] indolente e teimosa.” (pg. 21)

Leopoldina, segundo nos parece, demonstrou o pragmatismo herdado do pai em muitos momentos ao deixar de lado as frustrações amorosas com o marido e trabalhar com ele em benefício do Brasil, mas, diferente de sua mãe, falhou no cerco ao esposo, muito menos honrado que o pai, Imperador da Áustria.

Este proporcionou às filhas uma educação que, surpreendentemente, deveria levar em consideração o caráter e a tendência de cada uma, sem descuidar, contudo, do princípio básico essencial, a obediência irrestrita aos pais.
Segundo Laurentino Gomes, em sua obra 18224, "Na corte de Viena, as princesas eram preparadas de forma metódica para servir ao Estado, o que significava engravidar e parir a prole mais numerosa e saudável possível..."

A Arquiduquesa foi instruída a aprender as principais línguas dos povos componentes do Império, a saber, o alemão, francês (línguas que falava muito bem mas escrevia com erros) e o italiano. Posteriormente Leopoldina se dedicou também a aprender inglês e, lógico, português, que viria a estudar por conta de seu casamento.

Auto coroação de Napoleão e Josefina
Os estudos de Leopoldina foram iniciados no ano em que Napoleão se auto coroou Imperador da França. Com a constituição da Terceira Coalizão, que uniu os exércitos da Rússia, Inglaterra e do Império Austríaco contra a França, nova guerra teve início e as aulas foram interrompidas quando a família imperial foi obrigada a fugir de Viena.

Continua...

1Marsilio Cassotti. A biografia íntima de Leopoldina: a imperatriz que conseguiu a independência do Brasil. São Paulo: Planeta, 2015

Se perder alguma parte desta série, clique aqui e no texto correspondente.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário