Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CONVOCAÇÃO DA CRUZADA



COMEÇA O CONCÍLIO DE CLERMONT
A tragédia humana que foram as Cruzadas começou a se desenvolver no Concílio de Placência, Itália. Realizado entre os dias 01 e 05 de março de 1095, ele foi convocado pelo Papa Urbano II após o conflito entre Roma e o Imperador Henrique IV, do Sacro Império Romano-Germânico. Durante a reunião foi apresentado o pedido de socorro do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno, que lutava contra os turcos.
Descrito por Amin Maalouf como “...quinquagenário de baixa estatura, olhos cintilantes de malícia, de barba bem cuidada, modos elegantes, sempre paramentado de ouro e ricas roupagens azuis...[1], Aleixo I pretendia o envio de mercenários, mas o que Roma lhe enviou superou negativamente suas expectativas.
Diante do pedido de socorro bizantino, o Papa Urbano II vislumbrou a chance de, a partir de uma causa comum, reunir toda a cristandade em torno de seu comando único![2]
O Papa, então, convocou outro concílio, marcado para novembro daquele mesmo ano na cidade de Clermont, atual Clermont-Ferrand, França.
Na ocasião Urbano II prometeu o perdão dos pecados para quem fosse à Terra Santa combater os pagãos.[3] Foi estrondosamente aclamado por ricos e pobres e, a partir dali, ele próprio e o clero passaram a pregar a Guerra “Santa” pela Europa.


[1]     MAALOUF, Amin. As Cruzadas vistas pelos Árabes. 4ª ed. SP: Brasiliense. 1994. pg. 18

[2]     FRANCO Jr., Hilário. As Cruzadas. 6ª edição. SP: Brasiliense. 1989.  pg. 26


[3]     (FRANCO: 1989) pg. 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário