Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O BRASIL VISTO DE PORTUGAL


O BRASIL VISTO DE PORTUGAL
Impressões sobre a palestra do Prof. Dr. Sérgio Claudino da Universidade de Lisboa na UFS - Universidade Federal de Sergipe
Participei, como ouvinte, da Conferência de abertura do II Encontro de Pós-Graduação em História e II Seminário de Pesquisa Internacional e Multidisciplinar com o título História e Geografia: Diálogos Possíveis no Ensino e Pesquisa – Portugal e América Latina, realizada na Universidade Federal de Sergipe no dia 22/11/2016.
A conferência de abertura, com o título “O Brasil visto de Portugal. A construção de um discurso escolar e social durante dois séculos.”, ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Claudino da Universidade de Lisboa me impressionou tanto que decidi escrever este texto e compartilhar com os raros leitores do Reino de Clio.
Já peço desculpas por eventuais imprecisões e explico que não tomei notas no dia, de modo que escrevo bem resumidamente e de memória.
Segundo depreendi das palavras do Dr. Claudino, nenhum país é tão lembrado ou homenageado em Portugal quanto o Brasil.
Ele destaca que Lisboa possui uma Avenida do Brasil, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Brasília, e uma imagem do Cristo Redentor, de construção posterior a nossa.
A Primeira travessia aérea do Atlântico Sul,1 feita pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral em 1922, que partiu de Portugal e chegou ao Rio de Janeiro, é um feito celebrado com monumentos por todo o pais. 

O Dr. Claudino acredita que essa profusão de homenagens só tem tal dimensão porque o vôo foi feito entre os dois países.
Percebi, através das palavras do palestrante, que após a independência, especialmente depois da assinatura do Tratado do Rio de Janeiro (1825) a política entre os dois países foi guiada por uma visão conciliadora.
Em seus dois primeiros artigos, “O rei de Portugal D. João VI reconhece o Brasil como um império independente, chefiado por filho Pedro e seus descendentes. No entanto, D. João VI guarda para si a prerrogativa de ser tratado como Imperador.” e “D. Pedro I concorda que seu pai utilize o título de Imperador até à morte.2
Minha opinião é que a coroa e a alta sociedade portuguesa tinham esperança de que os dois países voltassem a se unir, levando em conta que D. Pedro I era Imperador do Brasil (assim como seu pai pelo tratado) e também herdeiro do trono português.
Contudo, mesmo a não realização desse suposto sonho, não impediu o aumento do interesse de Portugal pelo Brasil.
Depois da independência, e por mais de 100 anos, até 1975, o Brasil foi estudado e exaltado em praticamente todos os livros didáticos e manuais de estudo, de qualquer categoria profissional, em Portugal.
E esse interesse materializou-se na grande emigração de portugueses rumo ao Brasil, muito mais do que em direção às colônias portuguesas. Neste aspecto, embora não citada pelo Dr. Claudino, creio ser conveniente mencionar que a Profª. Drª. Carminda Nogueira de Castro Ferreira 3 informa que “...a imigração portuguesa aumentou entre os anos de 1850 a 1888. Só em 1888, entraram no Brasil 23 mil portugueses.4
Para ela, “O interesse do português pelo Brasil estava voltado predominantemente para o domínio do comércio juntamente com a visão do Brasil como país da aventura, país da sensualidade, terra de leite e de mel...”. Em outras palavras, o Brasil seguia sendo um lugar para onde os portugueses poderiam ir para enriquecer. Viria dessa época a má imagem dos portugueses que se cultivou em nosso país por muito tempo.
Quando o Império Português se desfez em 1975,5 o Brasil deixou de ser tão estudado nas escolas de Portugal, embora não completamente. Entendi das palavras do Dr. Claudino que o Brasil servia como uma forma de legitimação da ação colonial portuguesa. Uma vez que não havia mais colônias, o Brasil tinha sua importância reduzida. Mas não apagada.
Quando, nos anos 90, por conta das crises econômicas e pela aplicação da política neoliberal, muitos brasileiros deixaram o país para tentar a vida em outros lugares, tendo Portugal como um dos principais destinos.
Tal afluxo acabou gerando uma crise de rejeição ao imigrante brasileiro que gerou o movimento conhecido como Mães de Bragança, onde algumas senhoras portuguesas enciumadas de seus maridos levaram à perseguição a brasileiras imigrantes.6 O auge da crise dos imigrantes oriundos do Brasil porém, foi o assalto a um banco de Lisboa, praticado por dois brasileiros em agosto de 2008.7
O Dr. Claudino não mencionou, mas considero importante lembrar que, pelo lado brasileiro, a maior repercussão foi a crise dos dentistas, cujo grande afluxo ao país ibérico gerou contestações da principal entidade de profissionais locais ainda em princípios dos anos 90.8
Contudo, segundo o Dr, Claudino, mesmo nestes momentos de maior desgaste na relação, os brasileiros não foram execrados na mídia portuguesa, apenas não eram citados, como se fosse adotada uma prática inconsciente de que, se não poderiam falar bem, mal não falariam dos brasileiros.
Creio podermos considerar um exemplo dessa prática a declaração do criminologista português Moita Flores, que chama atenção para o problema da imigração, mas não cita o Brasil nem os brasileiros: “Este tipo de criminalidade está chegando a Portugal. E veio para ficar porque a situação social mudou e se estabeleceram em Lisboa.9
Terminadas essas crises, o Brasil sempre voltou a ser visto com admiração em Portugal, inclusive na primeira década do século XXI, quando o país atravessou um período de prosperidade e projeção positiva no cenário internacional, enquanto Portugal vivia uma crise econômica devastadora. 
O Dr. Claudino não citou, mas sabemos que existem, claro, casos de xenofobia, o que mostraria, a meu ver, que a fascinação referente ao país, não se manifestaria com a mesma ênfase no contato face a face, pelo menos com a mesma frequência.
Por outro lado, o Dr. Claudino informou que a imigração de portugueses para o Brasil só não é maior por conta das inúmeras dificuldades que a diplomacia oficial impõe a essa vinda. E, apesar das piadas de portugueses, das quais todo mundo conhece alguma, nossa visão sobre eles hoje é bem melhor do que há 100 anos.
Assim sendo, ficamos com a impressão de que, a despeito da visão estereotipada que possa haver em relação aos brasileiros, nosso país sempre despertou fascínio em Portugal. Uma espécie de fascínio que nasceu daquela rejeição que significou a independência.
Que esse fascínio tenha sido usado como legitimador do colonialismo português nos parece mesmo uma estratégia do salazarismo que, por outro lado, dificilmente poderia trabalhar sobre um sentimento inexistente.
No entanto, as supostas explicações para a fascinação, seja o desejo de reunião dos primeiros anos pós independência, ou a busca por riquezas na segunda metade do século XIX, ou ainda a estratégia salazarista, tudo isso deixou de existir a partir de 1975. Por quê, então, o fascínio permaneceu?
Fiz esta pergunta ao Dr. Claudino e ele me respondeu que justamente nesta época, os anos 70, a televisão de Portugal começou a transmitir, com enorme sucesso, as novelas brasileiras. E isso fez com que se criasse uma permanente presença do Brasil nos lares de Portugal.
Certamente podemos concordar com ele, tendo em vista que o mesmo efeito causa em nós os filmes e séries de TV dos EUA. E você, caro e raro leitor do Reino de Clio? Concorda com essa visão? A fascinação portuguesa por nosso país foi surpresa para você? Para nós foi!
Marcello Eduardo
Fontes e Imagens:

1https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_travessia_a%C3%A9rea_do_Atl%C3%A2ntico_Sul

2https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_do_Rio_de_Janeiro_(1825)

3https://pt.wikipedia.org/wiki/Carminda_Nogueira_de_Castro_Ferreira

4FERREIRA, Carminda Nogueira de Castro. O Brasil na Visão dos Portugueses in: Revista A Terceira Idade – Encontro Velhos Cidadãos – Ano XII – nº 21 – Fev/2001 - SESC/SP

5http://mafarricovermelho.blogspot.com.br/2011/02/luta-armada-pela-independencia-em.html

6https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3es_de_Bragan%C3%A7a

7http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/08/07/ult1859u284.jhtm

8http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-caso-dos-dentistas-brasileiros-em-portugal

9http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/08/07/ult1859u284.jhtm

http://abnoxio.com/esposas-do-minho-e-maes-de-braganca-chegou-finalmente-a-hora-de-mostrardes-o-que-valeis

http://www.conexaoportugal.com/2012/08/xenofobia-entre-brasileiros-e.html

http://uipi.com.br/noticias/esporte/2013/09/09/crise-afeta-clubes-portugueses-e-traz-mais-riscos-para-jogadores-brasileiros/

https://deomnire.files.wordpress.com/2014/06/fafa_211.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário