Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

IMPERATRIZ LEOPOLDINA - Parte V


IMPERATRIZ LEOPOLDINA (1) – MATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – Parte V
Sem saber das maquinações de Carlota Joaquina, Leopoldina escreveu à irmã Maria Luisa que “...toda a família (real portuguesa) é elogiada, dizem que é cheia de bom senso e nobres qualidades.” (pg. 69).(1)
Segundo Laurentino Gomes (1822), porém,  "A corte de D. João era conservadora, carola, lúgubre e repleta de intrigas estimuladas pelo casamento de aparência entre o rei e a rainha."
Quando a delegação portuguesa que veio oficializar o pedido chegou, ostentando riqueza e luxo com suas 41 carruagens de seis cavalos cada, e oferecendo baile para 2 mil pessoas, Leopoldina criou amizade com Pedro de Meneses Coutinho, o Marquês de Marialva.
Nestes dias a Arquiduquesa também foi posta a par de suas obrigações como esposa, que ela chamou de “...intimidades das relações conjugais do status que em breve assumirei.”(pg. 75)(1)
Cassotti acredita no teor sexual dessas obrigações, considerando a reação da moça, revelada em carta à irmã: “Transpirei horrivelmente por causa disso, mas permaneci firme e a acompanhei com prazer, porque sem alegrias e sofrimentos não há nada nesta vida.” (pg. 75)(1)
Do pai Leopoldina ouviu conselhos para realizar todos os desejos do marido, aproximar-se de D. João VI e evitar a sogra, Carlota Joaquina. Ele estava coberto de razão...
Leopoldina acreditava que o casamento com D. Pedro e a mudança para o Brasil estavam nos planos da providência divina e, a esta altura, já percebera claramente que sua participação na escolha do marido fora mínima, mas esses detalhes parecem ter perdido importância algum tempo depois.
Continua...

1Marsilio Cassotti. A biografia íntima de Leopoldina: a imperatriz que conseguiu a independência do Brasil. São Paulo: Planeta, 2015
Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Se perdeu alguma parte anterior desta série, clique aqui e na imagem correspondente.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário