O 1º de Maio é o dia do trabalho e/ou do trabalhador em vários países do mundo e também no nosso amado Brasil. Mas, tanto aqui como em muitos países, a conquista desse dia foi cercada de muitas lutas.
A escolha da data tem ligação com a greve realizada em Chicago no ano de 1886 quando milhares de trabalhadores protestaram pela redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
O protesto de 01/05 terminou pacificamente, mas três dias depois, em 04/05, a Revolta de Haymarket resultou na morte de 08 policiais após a explosão de uma bomba. Quando a polícia abriu fogo, 11 manifestantes morreram e dezenas ficaram feridos.
Os 08 líderes do movimento foram presos, processados e, mesmo sem provas de participação no lançamento da bomba, foram condenados, quatro deles à morte. Um deles cometeu suicídio e os demais acabaram absolvidos pelo governador do estado de Illinois.
Acima o julgamento dos líderes do movimento de Chicago e abaixo as execuções. |
Mas aquele terrível sacrifício não foi em vão, pois em 23/04/1919, o Senado da França aprovou a adoção da jornada de 08 horas e transformou o dia 01/05 em feriado.
Quando a URSS fez da data um feriado nacional, vários outros países adotaram a mesma medida. Nos EUA a data não foi reconhecida, mas a jornada de 16 horas foi reduzida para 08 horas em 1890.
No Brasil a data vem sendo lembrada desde 1890, mas só ganhou força mesmo após a chegada dos imigrantes que traziam as ideias de organização dos trabalhadores de seus países.
Em 1917 uma grande greve geral paralisou a cidade de São Paulo e o movimento cresceu até que, em 1925, o Presidente Arthur Bernardes instituiu o Dia do Trabalho também no Brasil.
Desse dia em diante, o 1º de Maio passou a ser um dia de protestos da classe trabalhadora até que Getúlio Vargas passou a fazer uso da data para anunciar medidas governamentais de benefício ao trabalhador e a organizar celebrações, desfiles e festas nas quais o governo era exaltado.
Em 01/05/1940 Getúlio anunciou a criação do salário mínimo e, no ano seguinte, a criação da Justiça do Trabalho. Em 1943 foi instituída a CLT (massacrada agora pelo governo de MT e seus compadres). Os aumentos do salário mínimo também passaram a ser anunciados nesta data.
Com a supressão de direitos e o arrocho salarial promovidos pela Ditadura Militar, aos poucos a data foi sendo retomada como dia de protestos e manifestações da classe trabalhadora.
Nossa gratidão a todos aqueles que deram suas vidas por um tratamento mais humano por parte dos patrões aos trabalhadores.
Monumento aos mártires de Chicago. Chegará o dia em que nosso silêncio será mais poderoso do que as vozes que você está estrangulando hoje. |
Trabalhadores do Mundo! Uni-vos!
Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Fontes e Imagens:
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/04/historia-do-dia-do-trabalho-1
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-05/conheca-historia-do-dia-do-trabalho-celabrado-em-varios-paises-hoje
http://pt.euronews.com/2016/05/01/significado-e-historia-do-1-de-maio-dia-do-trabalhador
http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=%201&moe=212&id=10581
http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/04/dia-do-trabalho-conheca-como-surgiu-o-feriado-do-dia-1o-de-maio
https://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/o-dia-do-trabalhador-e-comemorado-no-mundo-inteiro,d018aaccde6da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Haymarket
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador
https://www.thenation.com/article/may-4-1886-riot-erupts-haymarket-square-chicago/
http://www.banya08.com/2016_05_01_archive.html
https://chicagology.com/notorious-chicago/haymarket/
https://blogs.loc.gov/inside_adams/2016/05/the-haymarket-handbills-paper-as-dynamite/
http://www.famous-trials.com/Haymarket
http://odia-a-historia.blogspot.com.br/2016/05/estado-novo-brasileiro.html
http://boletimoperario.blogspot.com.br/2013/09/greve-geral-1917-sao-paulo-sp.html
https://www.thoughtco.com/labor-history-of-the-19th-century-1773911
Nenhum comentário:
Postar um comentário