Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

MUSEU DO LEGISLATIVO - RIO DE JANEIRO

PALÁCIO TIRADENTES - RJ 

O Museu do Poder Legislativo guarda muitas Histórias. O local onde foi construído era uma prisão em cujas celas Tiradentes passou seus últimos dias.

Atualmente o prédio abriga as sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e, se você assistiu ao filme Tropa de Elite 2, conhece seu interior, pois a cena com o depoimento do Capitão Nascimento aos deputados foi feita em seu ambiente real.

O prédio foi inaugurado em 1926 e abrigou a Câmara dos Deputados até a mudança para o atual Congresso Nacional, em Brasília, com exceção do período do Estado Novo, entre 1937 a 1945, quando abrigou o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda de Getúlio Vargas:

Com a transferência da capital federal para Brasília, o Palácio Tiradentes começou um ciclo de declínio. Durante algum tempo ainda abrigou a Constituinte e depois a Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara. Esta, porém, se transferiu em 1963 para o prédio que então abrigara a Câmara Municipal carioca, na Cinelândia. A partir daí, as dependências do palácio passaram a ser ocupadas por diversos órgãos da administração estadual e federal.
[...]
Essa situação só se modificaria em 1975. Decidida a fusão entre a Guanabara e o estado do Rio de Janeiro, o Palácio Tiradentes tornou-se sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Abrigou também duas Constituintes: a que deu feição legal ao novo estado do Rio de Janeiro e a que, em 1989, foi encarregada de elaborar uma nova Carta estadual adequada à Constituição brasileira de 1988, bem denominada pelo deputado Ulysses Guimarães Constituição-Cidadã.
Informações do próprio museu em:
http://www.alerj.rj.gov.br/memoria/cd/palacio/index.html

Sem demora, siga para o Reino de Clio, leve seus amigos e seus alunos clicando aqui. E, quando puder, visite pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário