Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

MUSEU NACIONAL – QUINTA DA BOA VISTA - RJ

MUSEU NACIONAL – QUINTA DA BOA VISTA

A Quinta da Boa Vista foi a residência oficial dos Imperadores brasileiros, D. Pedro I e D. Pedro II. Seus quartos e salões assistiram o nascimento de D. Pedro II, algumas das traições de seu pai, D. Pedro I, as angústias da Imperatriz Leopoldina e a deposição do Imperador quando do golpe da Proclamação da República.

Hoje a construção histórica abriga o Museu Nacional, da UFRJ e é uma espécie de Museu de História Natural, com um vastíssimo acervo sobre a nossa flora, fauna, além de peças de todas as principais culturas da trajetória humana.

Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.

Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alojar-se no Paço de São Cristóvão, a partir de 1892 - residência da Família Imperial brasileira até 1889 - deu ao Museu um caráter ímpar frente às outras instituições do gênero. Por estar situado no mesmo local que serviu de moradia a família real por vários anos (onde nasceu D. Pedro II e se realizou a 1ª Assembléia Constituinte Republicana), hoje, atua na interface memória e produção científica.

Armários com peles taxidermizadas e esqueletos de primatas da Coleção de Mamíferos, do Departamento de Vertebrados, Museu Nacional, o maior acervo de primatas neotropicais do continente.
Informações do próprio museu em:

http://www.museunacional.ufrj.br/

Se posso emitir uma opinião pessoal, fiquei decepcionado por encontrar poucos traços da família imperial na casa, considerando que minha linha de pesquisa principal é SMI D. Pedro II. Essa lacuna deve ser preenchida em Petrópolis.

Por outro lado, cansaço à parte, os intermináveis salões e corredores permitem a sensação de visitar vários museus, do mundo inteiro, em um só. Assim sendo, recomendo ir logo para a visita virtual clicando aqui.

Sem demora, siga para o Reino de Clio, leve seus amigos e seus alunos. E, quando puder, visite pessoalmente. Você jamais vai esquecer!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário