Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de maio de 2019

CHURCHILL - Parte 7


CHURCHILL – Parte VII [1] [2]
Em março de 1908 Churchill encontrou-se novamente com Clementine Hozier e, desta vez, conseguiu falar e dedicar a ela total atenção, chegando a prometer-lhe o envio da biografia do pai, Randolph, o que, contudo, não fez. (pg. 213)
Em 03/04/1908 Henry Campbell-Bannerman deixou o governo por motivo de doença. Em 22/04/1908 ele faleceu enquanto ainda residia em Downing Street. Em seu lugar assumiu Herbert Henry Asquith [3] e neste novo gabinete liberal, Churchill ocupou, a partir de 09/04/1908, o posto de Presidente da Junta de Comércio, onde poderia trabalhar por sua pretendida reforma social. (pg. 215)
Apesar destas bandeiras populares, Churchill perdeu a eleição intercalar pois os eleitores judeus e católicos em Manchester estavam insatisfeitos com o governo liberal por questões relacionadas aos estrangeiros e a independência da Irlanda. Como as eleições ocorriam em datas diferentes em algumas cidades, Winston mudou seu distrito para Dundee onde foi eleito com quase o dobro dos votos de seus dois adversários. (pg. 216)
Churchill em Dundee
Reeleito, Churchill passou a trabalhar na complicada tarefa de mudar a sociedade. Mediou uma grande greve nos estaleiros navais conseguindo criar um sistema de arbitragem permanente em troca de uma redução nos salários dos trabalhadores, considerando a baixa quantidade de encomendas no momento. Ao mesmo tempo Winston atuou junto ao governo para antecipar encomendas do ano seguinte e manter os empregos. (pg. 216)
Logo depois foi a vez de lutar pela jornada de 08 horas de trabalho nas minas e pela criação de “centrais de trabalho, através das quais pessoas sem trabalho poderiam conseguir empregos e patrões que precisassem de empregados poderiam contratá-los.” (pg. 218) Churchill advogava que a vida dos trabalhadores não deveria ser apenas dividida entre o trabalho e a cama:
Eles exigem tempo para cuidarem de si mesmos, tempo para verem suas casas à luz do dia, tempo para verem seus filhos, tempo para pensarem, lerem e tratarem dos seus jardins — [...] tempo para viverem. (pg. 217)
Por volta dessa época Churchill e Clementine trocavam correspondências e em agosto ambos se encontraram na mansão da família dele, em Blenheim. Três dias depois, sob chuva e ao abrigo de um templo ornamental da deusa Diana, Winston finalmente fez o pedido de casamento e ela aceitou.
O casamento ocorreu em 12/09/1908 “em St. Margareth, Westminster, na igreja paroquial da Câmara dos Comuns. Churchill tinha 33 anos, e Clementine era dez anos mais nova.” (<pg. 219-221)
A próxima batalha do agora casado Churchill foi a implantação de uma espécie mista de seguro desemprego com previdência social. Mediante o pagamento de dois pences [4] pelos patrões, dois pences pelos empregados e mais um pence e meio pelo governo, os trabalhadores desempregados receberiam auxílio por até quinze semanas.
Esse projeto lhe trouxe a ferrenha oposição dos conservadores que queriam ampliar a Marinha e até mesmo desagrado por parte do próprio governo  liberal que, por fim, concordou com a medida. (<pg. 222-223)
Apesar de sua antiga oposição ao aumento de gastos com o exército, e sua atual defesa de gastos mais racionais com a Marinha, Churchill passou a incentivar os testes para o uso dos aviões. (pg. 224-225).
Suas preocupações com o social, porém dominavam sua atuação política e ele atuou fortemente na criação de “Conselhos de Comércio, para eliminar o uso generalizado de trabalho mal remunerado”, depois nos “Tribunais de Comércio” (uma espécie de Justiça do Trabalho), no apoio governamental a organizações de ajuda social e no estabelecimento de um salário mínimo e da pausa para alimentação. (pg. 223-226)
Em 11/07/1909 nasceu sua primeira filha, Diana e Churchill ficou três semanas afastado da política para dar atenção a esposa, que ficara bastante cansada pelos esforços do parto. (pg. 227)
Neste meio tempo crescia na Câmara dos Lordes a oposição aos projetos sociais de Churchill, que via com ironia as manifestações da elite de seu tempo contra as mudanças que propunha:
Nunca vi ninguém fazer papel tão ridículo quanto fazem esses duques e duquesas. […] Um após outro, ameaçam cortar suas contribuições para obras de caridade e pensões e despedir funcionários velhos, gritando e gemendo porque se pede que paguem a sua parte, como se estivessem falindo. O último recrutado era o duque de Portland. Cada linha do que ele dizia, vale cem votos do país para nós. (<pg. 228)
A resposta conservadora veio do aristocrata Lorde Milner “que declarou que o dever da Câmara dos Lordes era votar contra o orçamento e que se danem as consequências”! (pg. 232) Quando a Câmara dos Lordes votou a proposta orçamentária rejeitou-a por 350 a 75 votos. Mas as eleições estavam próximas e o lema dos liberais passou a ser “Os conservadores versus o povo.” (pg. 232-233)
Mas as eleições mantiveram a situação como estava, com vitória dos liberais e seus aliados, porém não suficiente para mudar a predominância conservadora na Câmara dos Lordes. Após as eleições, Churchill mudou de cargo, passando a ser o responsável pela polícia e o sistema prisional. (pg. 234)

CONTINUA





[1]    GILBERT, Martin. Churchill : uma vida, volume 1. tradução de Vernáculo Gabinete de tradução. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

[2]    Em relação às referências das páginas, que fazemos ao final de alguns parágrafos, por uma questão estética e de não ficar sempre repetindo, criamos um código simples com o símbolo “<”. Sua quantidade antes da referência da página indica a quantos parágrafos anteriores elas se relacionam. Exemplo: A referência a seguir se refere ao parágrafo que ela finaliza e mais os dois anteriores  (<<pg.200-202).

[3]    Herbert Henry Asquith, 1.º Conde de Oxford e Asquith, (Morley, 12/09/1852 — Sutton Courtenay, 15/02/1928) foi um primeiro-ministro liberal do Reino Unido entre 1908 e 1916. 
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Henry_Asquith

[4]    A moeda britânica é a Libra Esterlina onde a menor unidade é 01 Penny. O plural de Penny é o Pence, ou seja, existe 01 penny, mas não existe 02 pennys, o correto é 02 pence. 100 pences formam 01 Pound. Em outras palavras, a moeda se chama Libra, mas eles não usam esse nome.
      https://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/numeros8.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário