Já bem antes do último tiro, as potências aliadas da II Guerra viviam a tensão entre interesses que marcaria as décadas seguintes após a derrota do Eixo.
O afastamento entre Roosevelt e Churchill, que tinham pensamentos antagônicos em relação ao pós guerra permitiu que Stalin conseguisse aprovação para todas as suas exigências, inclusive a tomada total da Polônia.
O descaso de Roosevelt, porém, se serviu para pacificar Stalin, também deixou a URSS na condição de maior potência da Europa e a segunda superpotência do mundo após a II Guerra Mundial. E após esta situação estar estabelecida, não havia como voltar atrás. A outra consequência foi que logo se percebeu que havia pouco mundo para saciar as duas superpotências, de modo que o conflito de interesses levou ao cenário que dominou quase toda segunda metade do século XX... a Guerra Fria.
Se quer ver em vídeo, clique na aba lateral "GUERRA FRIA". Para ver em slides, clique na imagem "GUERRA FRIA", indicada pela seta/círculo da imagem acima! Boa leitura".
Continua...
Se perdeu o texto sobre a aula anterior clique aqui.
Para ler as mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário