Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

GETÚLIO ASSUME A PRESIDÊNCIA!


GETÚLIO VARGAS PRESIDENTE!
O Presidente Arthur Bernardes, eleito dentro do esquema da política do café com leite, que dividia o poder nacional entre mineiros e paulistas, começou seu governo censurando a imprensa (nada livre) ao fechar o Jornal Correio da Manhã, que publicara cartas falsas atribuídas a ele durante a campanha. Uma espécie de Fake news da época.
Em 1924 Bernardes enfrentou revoltas em São Paulo e no Rio Grande do Sul que deram origem a Coluna Prestes. Acuado, o Presidente colocou o país sob estado de sítio para poder governar e apoiou uma reforma constitucional que lhe deu mais poderes.
Seu sucessor foi Washington Luis que, apesar de carioca, vencera a eleição dentro do esquema da política do café com leite, com apoio de Minas Gerais e São Paulo.
O novo presidente revogou o estado de sítio mas enfrentou forte oposição, especialmente por parte dos partidos fora do eixo Minas - São Paulo e de organizações de trabalhadores rurais e das cidades.
Em seu governo a polícia foi usada constantemente para reprimir as classe trabalhadora e a crise do café piorou.
Ao perder apoio de mineiros e paulistas, Washington Luis lançou Júlio Prestes como candidato à sua sucessão, enquanto a oposição concorreu com Getúlio Vargas. Júlio Prestes venceu a eleição mas não assumiu.
Antes do final do mandato, o assassinato de João Pessoa (26/07/1930), Vice de Vargas, deu à oposição motivo para iniciar uma marcha revolucionária que partiu do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro em 03/10/1930.
No dia 24/10/1930 os Generais Tasso Fragoso e Mena Barreto, em conjunto com o Almirante Isaias Noronha depuseram Washington Luis e tomaram o governo provisoriamente.
No dia 03/11/1930 o poder foi passado a Getúlio, encerrando assim a República Velha e iniciando a Era Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário